Movimento Varejo

Quais são os desejos e necessidades dos adultos 55+?

A busca por maiôs cresceu em 160% entre pessoas 60+, aponta Google
Foto: Shutterstock

Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que aproximadamente um sexto da população mundial está acima dos 60 anos (60+), ou seja, na terceira idade. O Brasil é o sexto país do mundo com a maior população de idosos, segundo projeção do Google.

Apesar do número considerável, os idosos ainda são enxergados de forma equivocada: como pessoas desconectadas tecnologicamente e mais reclusas. No entanto, levantamento do Google – baseado nas buscas feitas por usuários com mais de 55 anos (55+) – mostra que “a população mais velha consome, tem interesses variados, mantém uma vida afetiva e está conectada”, relatam Lívia Sitta e Murilo Moraes, em artigo para o Think With Google.

Para ter uma ideia, as pesquisas por ‘bengala’ e ‘andador para idosos’ somadas não chegam à metade das buscas por ‘celular’. O YouTube (Ytb), site de compartilhamento de vídeos, também registrou crescimento de 140% na pesquisa por eletrônicos para esse público. Além disso, 51% das pessoas acima de 55 anos gostam de dispositivos ativados por voz pela facilidade de uso, de acordo com o Google Customer Survey, estudo realizado em 2020.

Saúde, bem-estar e relacionamento
Já as buscas por ‘atividades físicas’ registraram aumento de 84% durante a pandemia, contra 15% da população em geral. O caso mais marcante é da busca por maiôs, que cresceu em 160% entre pessoas 60+.

“Atividade física também envolve outro assunto que pode soar tabu para essa idade: amor e sexo. Em 2021, pesquisas sobre ‘aplicativos de relacionamento para terceira idade’, por exemplo, aumentaram 107%”, dizem os autores da publicação.

Fonte: Think Wiht Google

Uma em cada três pessoas acima de 55 anos acessa o Youtube regularmente, com intervalo médio de três dias. Os principais assuntos pesquisados nesta plataforma por quem tem 60+ são notícias, saúde e bem-estar, receitas, mapas e direções.

Os mais velhos não costumam usar o Ytb como forma de entretenimento. Ao comparar as buscas feitas por pessoas de 55+ com as realizadas por aqueles entre 18 e 35 anos, observa-se que os primeiros querem principalmente facilitar sua vida fora das telas.

“As pesquisas não mentem: empregos para idosos, maquiagem para mulheres maduras, aplicativos de namoro para idosos, exercícios e vitaminas para idosos. Há algum tempo, a população madura não se limita à caixa na qual a sociedade etarista quer inseri-la”, concluem os articulistas.

Relacionadas
Movimento Varejo

Saiba como usar as avaliações dos consumidores na internet para vender mais

Empresária teve aumento no faturamento após ganhar cinco estrelas nas avaliações dos clientes.
Movimento Varejo

O que as empresas de varejo no Brasil ainda podem aprender com os EUA

Por mais que haja grandes diferenças entre mercados, há duas lições fundamentais que o varejo brasileiro deve aprender com os EUA
Movimento Varejo

Logística reversa: oportunidade ou custo?

A logística reversa pode ser um diferencial competitivo para o varejo, agregando valor à marca através de uma boa experiência de compra, fidelizando clientes e mantendo os custos controlados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.