Qual o provedor de pagamentos certo para o seu e-commerce?
Na hora de escolher o provedor certo, o lojista deve estar de olho em segurança, praticidade, fluidez e diversidade de meios de pagamentos, afinal, hoje o consumidor gosta de ter opções para escolher a que melhor lhe convém.
O varejo digital está se ampliando no Brasil, em grande medida impulsionado pela pandemia da Covid-19. Mas, mesmo antes da crise sanitária, a estimativa de crescimento já era de 18% para o ano de 2020, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Apenas no primeiro semestre de 2021, o e-commerce já bateu recorde e atingiu a marca de R$53,4 bilhões, com um crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior.
As informações foram apresentadas por Guilherme Pedroso, manager da Nuvemshop no Brasil, durante a Feira do Empreendedor 2022, realizada pelo Sebrae em São Paulo esta semana.
Com o e-commerce brasileiro crescendo e muitos negócios se mudando para as plataformas digitais, a escolha do provedor de pagamentos se tornou uma questão que exige uma análise cuidadosa. Isso porque há uma grande quantidade de opções de plataformas digitais. E na hora de escolher o provedor certo, o lojista deve estar de olho em segurança, praticidade, fluidez e diversidade de meios de pagamentos, afinal, hoje o consumidor gosta de ter opções para escolher a que melhor lhe convém.
“Além de favorecer o varejo digital, estamos criando oportunidades para o setor de serviços, com plataformas tecnológicas que alcançam nossos lojistas com resultados inovadores, beneficiando aos dois públicos – empresarial e clientes – e fazendo a economia girar ainda mais”, afirma Guilherme Pedroso sobre os meios de pagamentos digitais.
Ferramentas de pagamentos online
A PayPal é uma das ferramentas digitais de pagamento disponíveis no mercado. “Criada para pagamentos online, o seu principal diferencial competitivo é a rapidez com que o dinheiro deixa as mãos de uma pessoa para a outra. Todo dinheiro recebido via PayPal fica seguro e armazenado na conta online e o empreendedor ainda pode fazer transferências sem taxas”, explica Caio Costa, head de Canais e SMB do PayPal Latam, que também esteve presente na Feira do Empreendedor 2022.
Com taxas um pouco mais altas (4,79% por transação), o lojista pode receber o pagamento em até 24 horas. Caso não haja necessidade de receber a venda em um curto tempo, as taxas vão para 3,60%, além de algumas tarifas cobradas por transferências (de R$ 0,60). Segundo o executivo da PayPal, a ferramenta de pagamentos online oferece várias possibilidades de resgatar o dinheiro da venda. Uma delas é realizar pagamentos com cartão de crédito. “É como se estivesse utilizando um pagamento em dinheiro pela plataforma PayPal”, resume Caio Costa.
Guilherme Pedroso apresentou o método Nuvem Pago. De acordo com o manager da Nuvemshop, os checkouts – etapa final da venda – são transparentes e os pagamentos são realizados na mesma plataforma da loja virtual, o que deixa a compra mais direta e possibilita maior conforto e fluidez no processo. A ferramenta ainda oferece flexibilidade de taxas, pois é possível negociá-las por venda no aplicativo. “E é claro que a Nuvemshop também criou planilhas de vendas para ajudar no controle financeiro”, acrescenta.
Edição: Fernanda Peregrino