Empreendedorismo Jovem

Retrospectiva 2019

Ao olhar para trás, conseguimos enxergar o que vem pela frente. Por isso, nós, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem nacional, estamos dedicando o espaço que temos neste precioso canal de comunicação para uma retrospectiva das atividades que realizamos em 2019. Ao ler este artigo, você poderá conhecer melhor o trabalho que fazemos, mas principalmente enxergará os bons frutos que ainda iremos colher.

O ano de 2019 foi de várias realizações e grandes entregas de projetos idealizados em 2018, primeiro ano da atual gestão. Continuamos realizando nossas reuniões de forma itinerante, para que os membros da pudessem vivenciar a cultura de cada estado, visitar a estrutura da CDL local e conhecer a operação de empresas locais que se tornaram referência nacional em seus segmentos.

Começamos por Florianópolis, com uma reunião na sede da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC), e conhecemos a estrutura da empresa RD Station, que se tornou líder nacional na automação de marketing digital. Nossa segunda reunião aconteceu em São Paulo, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Visitamos a fábrica da Natura e a InLoco, que se tornou referência mundial em geolocalização.

A terceira reunião foi em Goiânia, na sede da CDL, e visitamos a Cavalo Louco, que tem crescido muito na produção de cervejas artesanais. Na sequência, fomos para Brasília, por ocasião do IV Fórum Nacional do Comércio; lá, realizamos reunião no Hotel Royal Tulip, participamos das atividades do fórum e visitamos o The Brain, que está crescendo muito no segmento de coworking.

Para fechar o ano com chave de ouro, realizamos nossa quinta reunião a bordo de uma chalana no rio Amazonas, em Manaus. Conhecemos a estrutura da CDL e visitamos as instalações da Samsung e o Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA).

As pautas das reuniões da coordenação nacional são divididas por assuntos, que identificamos no início da gestão como pilares que iríamos trabalhar: comunicação, expansão, Encontro de Gerações, Inova Varejo e Dia Livre de Impostos (DLI).

Na comunicação, trabalhamos a integração das CDLs Jovem de todo o Brasil por meio de grupos no WhatsApp, Instagram e Facebook, como também criamos um portal, em que canalizamos todo o conteúdo e atividades nacionais. Com esse alinhamento, queremos atrair mais pessoas com perfil associativista e, assim, expandir o número de CDLs Jovem – no início da gestão, tínhamos 71 e hoje estamos em 88 cidades e 19 estados.

Avançando um pouco mais, a CDL Jovem participou do Fórum Nacional do Comércio, em que realizou o Encontro de Gerações, projeto idealizado pela coordenação nacional que tem como objetivo realizar um debate entre gerações, com olhares sobre os temas do varejo, economia, política, entre outros. Protagonizaram o evento dois grandes nomes, Janete Sabin e Rodrigo Miranda, que, em formato de painel, expuseram suas histórias e experiências.

Por fim, 2019 foi o ano em que realizamos o maior e melhor DLI de todos os tempos. Em sua 13ª edição, aproximadamente 65 milhões de pessoas foram impactadas, com mais de 3.500 cadastros no abaixo-assinado da população apoiando a campanha e cerca de dez mil cadastros de lojistas em nosso site. Com o apoio do presidente da CNDL, José César da Costa, tivemos a oportunidade de ocupar um espaço no Congresso Nacional, em uma sessão solene que foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e na qual foram destacados os grandes resultados desse projeto.

Diante de todo o trabalho descrito nesta sucinta retrospectiva, podemos dizer tranquilamente que 2019 foi um ano de grandes conquistas, o que coloca a CDL Jovem na posição de liderança no associativismo jovem do Brasil. Vamos continuar avançando e esperamos que os próximos anos possam ser ainda melhores e toda a sociedade possa colher os bons frutos deste movimento.

Um grande abraço,

Lucas Pitta

Coordenador da CDL Jovem Nacional

Compartilhe:
Relacionadas
Empreendedorismo Jovem

DLI 2022 leva conscientização e desconto para brasileiros

Ações e descontos foram dados, simultaneamente, em mais de 1200 cidades, com mais de 40 mil estabelecimentos comerciais participando do DLI 2022. Compartilhe:
Empreendedorismo Jovem

A conscientização tributária para o crescimento empresarial e o acesso a serviços públicos eficientes

Mais do que analisar os cinco meses os quais os brasileiros pagam tributos aos governos, independente da esfera, seja ela municipal, estadual ou federal, o ponto a ser analisado é a destinação dada aos valores arrecadados. Diante disto, é de tamanha importância a conscientização tributária pela sociedade. Compartilhe:
Empreendedorismo Jovem

DLI 2022 ocorre amanhã, dia 2/6, em todo Brasil

Mais de 40 mil lojas participam da 16ª edição do Dia Livre de Impostos, que promove conscientização sobre o peso tributário e descontos para a população Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.