CDL Porto Velho deu oportunidade aos consumidores para recuperar crédito
A iniciativa, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Instituto de Protesto de Rondônia, foi realizada entre os dias 10 e 25 de abril, com o objetivo de incentivar os consumidores a usar o saldo das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para recuperar seu crédito e voltar a consumir. Quatorze empresas da capital rondoniense participaram da iniciativa.
Durante a campanha, os débitos que venceram até o dia 31 de dezembro de 2016 tiveram anistia total de juros e multas. Foram asseguradas aos consumidores condições diferenciadas de crédito, como parcelamento de dívidas, conforme o critério das empresas participantes. Ao dar entrada no valor exigido na renegociação, o consumidor já poderia ter o nome excluído do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e baixa nas taxas de cartório e protesto de títulos.
“Esta é a hora para zerar as dívidas”, afirma Joana Joanora, presidente da CDL Porto Velho. “Pagando a entrada, o nome já é excluído do SPC Brasil e, pagando a entrada e as taxas de cartório, o protesto do título é baixado”, explica.
Inadimplência no estado
- Taxa de inadimplência caiu 8,34% no último ano em Rondônia.
- Número de dívidas por consumidor inadimplente (2,194) é maior que a média nacional (2,001).
Fonte: SPC Brasil