Sem Categoria

SPC Brasil e Meu Bolso Feliz lançam aplicativo para o consumidor calcular o bem-estar financeiro

O usuário pode fazer diagnóstico das suas finanças com o celular e receber dicas personalizadas para melhor administrar sua renda

 

Imagine poder fazer, na tela do seu celular, um diagnóstico da sua vida financeira e receber dicas personalizadas de como administrar suas finanças, cuidar do orçamento doméstico, aprender a poupar, entre outras dicas de educação financeira. Tudo isso já é possível com Indicador do Bem-Estar Financeiro, presente no novo aplicativo SPC Consumidor, mais recente lançamento do SPC Brasil.

O novo app oferece um questionário a ser respondido pelo usuário. Cada resposta gera pontos que, ao fim do teste, são somados para gerar um resultado indicador de perfil de consumidor: desde aqueles que precisam reorganizar a vida financeira com urgência até os que estão com as contas no azul. A pontuação varia de zero a 100 e, quanto mais perto de 100, melhor é o nível de Bem-Estar Financeiro.

Além de calcular o índice individual, com o aplicativo, o consumidor pode comparar seu resultado com a média nacional. Em novembro de 2017, o Indicador de Bem-Estar Financeiro do SPC Brasil e da CNDL marcou 47,4 pontos.

Apesar do formato descontraído, que lembra um teste de internet, a metodologia por trás da avaliação é baseada em um complexo modelo desenvolvido pelo Consumer Financial Protection Bureau (CFPB), órgão ligado ao governo norte-americano. Em parceria com a CVM (Comissão de Valores Imobiliários), o SPC Brasil “tropicalizou” o método, a fim de torná-lo acessível ao consumidor brasileiro.

Ao fim do questionário, o usuário recebe dicas personalizadas para melhorar a educação financeira e, após receber quatro delas, pode refazer o teste e avaliar as mudanças no resultado. O aplicativo também guarda um histórico de resultados, o que permite ao consumidor acompanhar a evolução do seu indicador e se organizar para conquistar metas, como comprar a casa própria, trocar de carro ou garantir um futuro mais seguro para si e sua família.

 

Conhecimento e bem-estar   

Não haveria maneira melhor de se comunicar com o grande público do que pela tela do celular. Segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em outubro de 2017, eram mais de 240,9 milhões de dispositivos móveis em todo o país. Além disso, o smartphone é também a plataforma mais usada pelo consumidor para se conectar à internet: levantamento do IBGE aponta que, em 2016, a internet estava presente em 63,3% dos lares brasileiros, e em 94,8% deles havia celulares sendo usados para se conectar à web.
É nesse contexto que se insere o lançamento do SPC Consumidor. “Este é um passo importante para uma maior aproximação com o consumidor, possibilitando à população o acesso a essa importante e pioneira experiência de autoconhecimento e bem-estar financeiro, benefícios que queremos oferecer para a sociedade”, afirma Magno Lima, superintendente do SPC Brasil.
“Queremos conhecer melhor os consumidores para desenvolver soluções que atendam às suas necessidades e ajudem a melhorar a gestão de suas finanças. Oferecer o aplicativo com indicador de bem-estar financeiro é o primeiro passo, mas muitas outras novidades estarão disponíveis em breve”, completa o superintendente.

O aplicativo SPC Consumidor é gratuito e já está disponível na Play Store, para dispositivos Android, e na AppStore, para iPhone.

Relacionadas
Sem Categoria

Teste de postagem site Varejo S.A

A grande maioria dos consumidores (78%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX (29%), dinheiro (25%), no cartão de débito…
Sem Categoria

Hoje é o Dia Internacional da Proteção de Dados

*Cristiane Manzueto e Rodrigo Leal Embora privacidade e proteção de dados estejam, atualmente, no centro das atenções por conta do avanço das…
Sem Categoria

Hauly e José César discutem a Reforma Tributária

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) promoverá, nesta quarta-feira (2), às 16h, uma conversa entre o consultor tributário e economista, Luiz…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.