Podcast

Supermercado do futuro: inovações para melhorar a experiência de compra

Fábio Queiróz fala sobre o supermercado do futuro no episódio #47 do Varejo S.A. Podcast

Já imaginou ser atendido por um robô no supermercado? E pagar as compras com o reconhecimento facial? Ou passar as compras no caixa sozinho, o famoso self-checkout? Saiba que estas são inovações já são realidade em vários supermercados do mundo todo, inclusive no Brasil. Com a concorrência acirrada e o avanço do comércio online, supermercados estão investindo em tecnologia para criar novas experiências de compra e fidelizar clientes.

É uma verdadeira corrida para conquistar a atenção do consumidor pós-pandemia, com hábitos de compras online e que busca segurança e comodidade e conhece muito bem os produtos e serviços. Fabio Queiróz, presidente da ASSERJ – Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro, acredita que a inovação deve melhorar a experiência de compras, fazendo com que o consumidor vá ao supermercado porque gosta e deseja, e tornando a gestão do negócio mais inteligente com base em dados.

“Todos os dias empresas de tecnologia me oferecem soluções sem as quais parece que o mercado não sobreviveria. Mas o nosso critério para selecionar a tecnologia que fará a diferença é melhorar o processo logístico das lojas e centros de distribuição ou a experiência do consumidor”, afirmou Queiróz em conversa comigo no episódio #47 do Varejo S.A. Podcast.

Walquyria Majevisk também participou do episódio desta semana do nosso podcast

“Tudo que é fora disso não interessa ao varejo, um setor que não é vanguarda em tecnologia, uma vez que a nossa operação é muito dura. Produtos nascem e perecem em nossas lojas em até 24 horas. É muito difícil de operar – principalmente o varejo alimentar –, e isso deixa o nosso foco na operação”, acrescenta o presidente da ASSERJ.

Para Walquyria Majevisk, consultora da ASSERJ, o desafio é usar as tecnologias para proporcionar uma experiência de comodidade e felicidade para os clientes dentro dos supermercados.

“A parte chata a gente pode automatizar. Mas a parte social, esse poder que o supermercado tem de fazer o encontro de pessoas e experiências, é essa relação que queremos construir e que se sobressaia. A tecnologia também passa pelo humano”, destaca a consultora que também participou do bate-papo.

Ouça o episódio #47 completo:

Relacionadas
Podcast

A união das mulheres lojistas em Belém do Pará

Conheça o trabalho da CDL Mulher, ligada à CDL de Belém.
Podcast

Dicas para o varejo não ter problemas com Fisco

Episódio #65 do Varejo S.A. Podcast desmistifica os tipos de tributos para ajudar as empresas a evitarem prejuízos financeiros e/ou legais.
Podcast

Sistema CNDL fomenta o empreendedorismo feminino

A criação do Comitê Mulheres do Sistema CNDL e as ações de fomento às emprendedoras pela Federação Varejista do RS foram discutidas no programa #62 do Varejo S.A. Podcast, que foi ao ar nesta quarta-feira (30).