Tendências e Inovação

Tecnologia a favor do comércio

Software permite mapear comportamento dos consumidores em lojas

[sc name=”img-post-app” caminho=”http://revistavarejosa.com.br/wp-content/uploads/2016/10/3-inova-varejo.jpg” ]

Prever o comportamento dos consumidores é um grande desafio para qualquer lojista. Mas hoje, com ajuda da tecnologia, é possível mapear o que os clientes desejam dentro das lojas usando câmeras e dados agregados para identificar padrões. Essa é a principal função do AdBoxSense, que com uma câmera instalada no estabelecimento reconhece alguns dados básicos dos clientes, como sexo, idade e expressão facial.

O software é uma das 300 ferramentas inovadoras que faz parte do ‘Inova Varejo’, portal lançado em setembro deste ano pela CDL Jovem, que oferece soluções inovadoras para impulsionar a performance e a gestão dos varejistas. Por meio da análise das características faciais, o AdBox-Sense é capaz de segmentar os consumidores em faixas etárias, gêneros e humor, além de medir o tempo em que os potenciais consumidores observaram os produtos expostos. “O principal não é a tecnologia, mas sim a informação que fornecemos aos varejistas. Com a ferramenta, eles podem planejar melhor desde a escolha dos produtos até o atendimento adequado para o perfil de seus clientes”, explica Luiz Vitor Martinez, um dos idealizadores do projeto.

Quanto à privacidade dos clientes, ele garante que os dados são confidenciais e não são armazenados. “Não atrelamos as informações às pessoas, apenas coletamos dados genéricos para reconhecer quem é o público da loja”, explica. Ainda segundo Matinez, a ideia não é válida apenas para varejistas e pode ser instalada em totens, como os de check-ins de aeroportos. “Sabendo mais sobre o cliente, é possível recebê-lo de forma adequada, identificando o que procuram na hora da compra”.

Uma pesquisa recente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da CNDL mostra que 78% dos jovens empreendedores têm interesse em novas tecnologias para acelerar o crescimento de suas empresas, 70% acreditam que novas tecnologias ajudam nas vendas, mas só 50% as adotam na prática. “O portal foi criado para ajudar o jovem empresário e identificar na inovação um instrumento de valor e de ganho de competitividade, melhorando o desempenho da empresa”, explica Pablo Guterres, presidente da CDL Jovem.

[sc name=”titulo-secao-app” cor=”#71BEAF” titulo=”Os consumidores são analisados com total privacidade, à medida que insights quantitativos e qualitativos são gerados” ]

Humor

Feliz, Triste, Bravo e Surpreso

Gênero

Masculino ou Feminino

Por quanto tempo

Segundos

Por quanto tempo

0-14, 15-20, 21-34, 35-59, 60+

Compartilhe:
Relacionadas
Tendências e Inovação

APAS Show: IoT e soluções conectadas diminuem perdas e melhoram experiência do shoppper

Dar inteligência aos dispositivos é a proposta da Inwave para revolucionar o setor trazendo mais segurança e atuando diretamente na redução de perdas e melhora da experiência do consumidor Compartilhe:
Tendências e Inovação

Índice de competitividade: importância e desafios do frete

A velocidade de entrega é um benefício percebido pelos clientes e, por causa disso, deve ser explorada ao máximo para maximizar os resultados. Compartilhe:
Tendências e Inovação

Indústrias relacionadas ao metaverso devem movimentar R$ 4 tri até 2024

Muito além do conceito, as indústrias que se formaram em torno do metaverso já movimentam números expressivos. De acordo com dados da Bloomberg Inteligence, segmentos como RV (Realidade Virtual) e de RA (Realidade Aumentada), games, cloud e outros, devem movimentar mais de R$ 4 trilhões até 2024. Compartilhe: