Integra CNDL

Tecnologia a serviço do sistema varejista

[sc name=”img-post-app” caminho=”http://revistavarejosa.com.br/wp-content/uploads/2017/02/imagem4.png” legenda=”Wendel Nunes” ]

Analista de TI da CNDL explica como criou e desenvolveu sistemas para aprimorar o serviço aos associados.

Investir em tecnologia pode ser mais simples do que se imagina. Com ferramentas de gestão, políticas claras de segurança e de informação e protocolos uniformes, as entidades do varejo podem gerar bons resultados.

Foi o que aconteceu, em 2016, com o sistema CNDL. Ajustes e ações possibilitaram melhor relação com os associados e continuidade do negócio. Este exemplo poderá inspirar ações nas federações ou câmaras de dirigentes lojistas que querem melhorar seu atendimento, a exemplo dos varejistas que investem em tecnologia para melhores resultados de vendas.

“Todas as empresas devem estar preparadas para realizar inovações. O primeiro passo é ajustar os sistemas de informação”, explica o analista de TI da CNDL Wendel Nunes.

Quando chegou na CNDL há um ano e quatro meses, ele encontrou um sistema frágil, sobretudo do ponto de vista de segurança. Com Pós-Graduação em Segurança da Informação, Wendel trouxe a experiência em grandes empresas como a Sonda IT e a Oi para desenvolver mudanças significativas no sistema. Uma das primeiras ações concretas foi criar uma política de segurança e informação. “Partimos do zero e implementamos ações que, sem custo, melhoram e muito o sistema. Além disso, criamos um parque tecnológico com o que existe de mais atual no mercado”. O sistema CNDL em Brasília abriga uma pequena equipe mas foi totalmente integrado ao SPC Brasil, que apoiou as inovações e mudanças.

Wendel sabe que a realidade das entidades associativas do varejo nos municípios e nas federações nem sempre permite grandes investimentos, mas alerta para a importância da tecnologia nos serviços prestados aos associados. “É preciso estar consciente da importância da segurança dos dados de seus associados. Mesmo que funcione em uma sala pequena, uma câmara pode ter dados ali de 100, 500 empresas do município. São informações importantes e que exigem ser tratadas com segurança”, alerta Wendel.

Apesar de ter apenas 25 anos, Wendel trouxe bastante bagagem e certificações, que na área de TI são valiosas para a atuação do profissional. “Acredito que deveriam ser práticas correntes em todas as áreas de uma empresa. Quanto mais capacitação você tiver, melhor está preparado”, avalia.

O jovem analista está sempre disposto a apoiar quem busca contato com a CNDL. “Por necessidade do trabalho, tenho um vínculo mais próximo com as federações estaduais, mas tentamos ajudar qualquer associado que precise de apoio na área de TI”, diz. Segundo ele, o fundamental é conhecer e disseminar as boas práticas.

Desde que integrou-se ao Sistema, Wendel está satisfeito com o crescimento profissional alcançado. “Passei a entender e interagir com outras áreas, como o financeiro, a área de projetos, comunicação. Gosto de investigar mais sobre esses temas. Também trouxe os conhecimentos para que o sistema possa crescer mais. Os benefícios de evolução tecnológica no Sistema CNDL não são só da entidade, mas se estendem a todo o sistema”, diz.

Como exemplo, cita a impressão de boletos, que melhorou muito no último ano. Muitas vezes, o processo era quase manual, diz Wendel. “Às vezes, sem custo, mas com atitudes é possível melhorar e muito o sistema das entidades”, explica.

Compartilhe:
Relacionadas
Integra CNDL

Jaime Machado é o novo presidente da CDL-NH

A nova diretoria assumirá a Entidade a partir de 1º de janeiro de 2022. Compartilhe:
Integra CNDL

FCDL-MG é homenageada com Ordem do Mérito Legislativo

O reconhecimento foi feito pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em cerimônia realizada no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Compartilhe:
Integra CNDL

FEMIX Cultural surpreende pela qualidade dos palestrantes e artistas

Após quase dois anos sem grandes Eventos, a CDL Concórdia realizou, no último final de semana, a FEMIX Cultural. Compartilhe: