Tendências e Inovação

Vale do Silício: 9 lições para empreendedores brasileiros

Foto: Joseph Sohm/Shutterstock

Por Daniel Sakamoto

Foto: CDL Jovem NA

O Vale do Silício é uma região localizada ao sul da cidade de São Francisco, na Califórnia, referência mundial quando se trata de inovação tecnológica. Lá se encontram as principais empresas de tecnologia como HP, Microsoft, IBM, Oracle, Apple, Intel, Google, Amazon, Uber, Linkedin e Meta, além de grandes aceleradoras de startups como One Valley e Plug and Play.

Apesar da recente onda de demissões massa em big techs como Snapchat, Netflix, Amazon, Meta e Twitter, uma das características mais marcantes das empresas do Vale do Silício é a valorização do capital humano. Muito se fala sobre liberdade e flexibilidade no ambiente de trabalho como segredos da alta performance e da inovação, mas não é só isso que explica o sucesso do Vale do Silício como ecossistema global de inovação.

A partir de uma análise mais aprofundada da história e da evolução da região, é possível destacar 3 fatores que foram fundamentais na construção desse importante ambiente de inovação tecnológica:

  1. Cultura empreendedora: a história da região tem exemplos de empreendedorismo desde meados do século XVIII, potencializados pela fundação de duas grandes universidades – Berkeley (1868) e Stanford (1885) – fundamentais para estruturar academicamente conhecimentos e habilidades ligadas ao desenvolvimento de um ambiente de negócios colaborativo e inovador.
  2. Investimento e infraestrutura: o potencial inovador da região, baseado em sua cultura empreendedora, atraiu investimentos públicos e privados para pesquisa e desenvolvimento, estruturando um ambiente propício para a instalação de empresas com foco em tecnologia.
  3. Diversidade cultural: uma característica marcante da região, proveniente da sua localização e evolução histórica, é a grande diversidade cultural, elemento essencial na formação da mentalidade disruptiva que fez a diferença a partir da década de 90, quando a internet se popularizou e o mundo dos negócios mudou completamente.
Foto: CDL Jovem NA

A convite da coordenação nacional da CDL Jovem, movimento que fomenta o empreendedorismo jovem há mais de 30 anos, acompanhei em outubro uma missão empresarial ao Vale do Silício com foco na identificação dos diferenciais da região e dos elementos aplicáveis ao ambiente de negócios do Brasil.

A partir de visitas técnicas realizadas em grandes empresas, startups e aceleradoras, além de uma apresentação na Stanford University e imersão em experiências únicas, trago aqui 9 lições que aprendi sobre a cultura empreendedora do Vale do Silício:

  1. Treine sua mente para identificar e resolver problemas, de preferência com simplicidade. Pergunte-se “por que” e, especialmente, “por que não”, com frequência.
  2. Saia da zona de conforto. Inclua na sua rotina momentos para traçar metas ousadas e para fazer planos de curto, médio e longo prazo.
  3. Foque no que é essencial, saiba priorizar atividades e direcionar esforços para onde está o maior potencial de sucesso.
  4. Capacidade de execução vale mais do que uma grande ideia. Aprenda a usar a tecnologia a seu favor, use ferramentas e metodologias que o tornem mais ágil e mais produtivo (mais resultados com menos esforço).
  5. Acredite e aceite que os erros fazem parte do processo de inovação, mas é fundamental corrigi-los com rapidez e usá-los como instrumento de aprendizagem.
  6. Tenha consciência da importância de construir uma rede sólida de contatos (network). Dedique-se a momentos de convivência com pessoas com quem você tenha afinidade ou propósitos semelhantes, crie conexões e estabeleça relações de troca positivas (ganha-ganha).
  7. Invista nas suas habilidades de comunicação, isso pode fazer toda a diferença na hora de procurar um investidor ou conseguir uma vaga de trabalho disputada.
  8. Ao montar um time lembre-se que a diversidade amplia o repertório intelectual, requisito básico para a criatividade e inovação.
  9. Dados e indicadores são essenciais para o processo de tomada de decisões, você precisa entender como obtê-los e aplicá-los estrategicamente.

*Daniel Sakamoto é Gerente Executivo da CNDL — Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

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