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Varejista, você já se conectou com seu cliente?

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Antonio Carlos Braga Jr – Diretor Executivo da CRMALL

A célebre frase, atribuída ao físico alemão Albert Einstein, “Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual” nunca esteve tão atual no varejo se pensarmos no modelo de relacionamento com o consumidor. É urgente que os varejistas, independentemente do tamanho da empresa, desliguem o botão automático e ampliem o olhar para as novidades e tendências que ditam o presente, especialmente, a oferta de novas experiências para os atuais e futuros clientes.

O rápido avanço tecnológico mudou a forma como as empresas relacionam-se com seu público e criou um perfil de consumidor mais informado, exigente e crítico, que precisa de estímulos diferentes e eficazes para ser engajado na compra ou nas campanhas promocionais. A tecnologia deve ser vista como uma forte aliada, uma ferramenta para sua estratégica, e não como uma barreira intransponível quando se busca expandir, consolidar ou diversificar uma marca ou negócio.

Desafio você a ir a um lugar hoje, qualquer que seja, e não encontrar muitas pessoas manuseando seus smartphones, sozinhas ou em grupo. Pesquisas já revelaram que os usuários consultam seus celulares, em média, 150 vezes por dia.

Nem pense em agradar e, principalmente, engajar esse público – on-line a maior parte do tempo – com campanhas ultrapassadas tecnologicamente, como, por exemplo, quando se investe em promoções em datas especiais do varejo (Mães, Namorados, Natal) com cupons que ainda precisam ser preenchidos manualmente e com clientes enfrentando longas filas. Depois dessa “saga”, as informações preciosas desse cadastramento perdem-se, pois não foram geradas num sistema seguro que poderia resultar num banco de dados para futuras ações personalizadas.

Conectar-se com seu consumidor, hoje, exige muito mais do que estipular a verba de marketing. É preciso inteligência, uma dose de criatividade e o uso correto das inovações tecnológicas para impactá-lo positivamente, fidelizá-lo e para sua marca diferenciar-se da concorrência. Mas é essencial, antes de tudo, acertar nos recursos disponíveis para transformar o negócio. Se a estratégia é investir em ações promocionais, o uso dos aplicativos pode ser uma das soluções para aumentar a taxa de envolvimento. Baixando o app, o cliente pode se cadastrar facilmente no estabelecimento em que ocorre a promoção e registrar suas notas fiscais tirando foto. Esse sistema simplificado reduz as tão odiadas filas e torna eficiente e confiável o processo, tanto para o público participante quanto para o promotor.

À medida que são obtidos os resultados dessas campanhas, conhecendo cada vez mais o comportamento dos usuários, novos indicadores e estratégias de engajamento podem ser incorporados ao aplicativo. A automatização facilita a vida dos clientes e aumenta, em até 48%, a adesão às promoções, tornando-as uma ferramenta de marketing cada vez mais poderosa.

Utilizar estrategicamente os recursos tecnológicos, com parceiros idôneos e respeitando todos os aspectos inerentes ao negócio, gera resultados impactantes para os envolvidos nessa relação marca-consumidor, fazendo com que sua empresa seja a protagonista.

 

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