Fatos e Dados

Varejo em tempos de Covid

Um espaço para manter o varejista informado sobre os dados do varejo, a movimentação dos players do mercado e as grandes decisões que influenciam um dos setores mais importantes da economia.

Senador Chico Rodrigues (DEM-RR):recuperar empresas com todos os mecanismos possíveis. Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

A vez dos pequenos
O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) apresentou um projeto (PLP 234/2020) com o intuito de estimular a contração de pequenas e microempresas por meio de licitações públicas, visando à recuperação delas no cenário pós-pandemia.

Rodrigues lembra que o atual Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte já tem esse objetivo. O estatuto prevê que nas contratações de até R$ 80 mil apenas pequenas e microempresas podem participar dos certames licitatórios. Mas o parlamentar argumenta que esse valor máximo foi estabelecido em 2014.

“Para que essas empresas, importantes geradoras de emprego e renda, possam se recuperar, é importante usar todos os mecanismos de políticas públicas, dentre elas as compras feitas pelo poder público”, conclui o senador na justificativa de sua proposta.

Reforma sem impostos
A reforma tributária não trará aumento da carga. A informação foi dada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, durante o webinário “A visão municipalista da reforma tributária”, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

“Vamos fazer troca de bases, redução e simplificação de alíquotas, mas sem aumento de imposto”, disse, acrescentando que esse é um desafio colocado desde a campanha.

O ministro ressaltou que os gastos públicos chegaram ao pico de 45% do Produto Interno Bruto (PIB) no governo de Dilma Rousseff. “Não seguiremos esse caminho, não subiremos os impostos”, disse.

OCDE melhora perspectiva para economia mundial
A economia global parece estar se recuperando do baque provocado pelo novo coronavírus mais rápido do que se imaginava há apenas alguns meses graças à melhora nas perspectivas para a China e os Estados Unidos, disse a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta quarta-feira (16).

Para a organização, também melhorou a perspectiva para o Brasil em 2020, de acordo com suas novas projeções. A economia mundial está a caminho de contrair 4,5% este ano, disse a OCDE. A estimativa, sem precedentes na história recente, representa uma melhora ante a queda de 6% projetada em junho.

As pequenas e o crédito
A BizCapital, fintech de crédito para Micro e pequenas empresas, fez um levantamento para entender o comportamento das empresas brasileiras com relação ao crédito. Abaixo, os principais dados da pesquisa:
– Comércio e indústria se tornaram, respectivamente, os setores mais inadimplentes devido a crise;
– O setor de serviços foi o que mais solicitou crédito, com 54%, seguido do segmento de comércio, com 34%;
– O principal motivo para a tomada do crédito é o capital de giro, seguido de compra de equipamentos;
– O setor de serviços foi o que mais pediu empréstimo para consolidar dívidas.

Café com consultoria
A partir do desta quinta-feira (17), os clientes Nespresso de todo Brasil podem conhecer uma nova plataforma, via streaming ao vivo. A primeira “Boutique em Casa” do mundo faz parte da estratégia da companhia no Brasil e estará disponível no site da marca. Com o objetivo de oferecer uma vivência semelhante ao que o consumidor tem nas Boutiques físicas, a nova página proporciona atendimento e conteúdo personalizado em tempo real. O formato faz parte da expansão da estratégia omnichannel,que busca oferecer uma experiência completa e intuitiva em todos os pontos de contato.

Com a ferramenta, os consumidores passam a ter uma verdadeira consultoria com os  Coffee Experts da marca. Mais do que sugerir produtos, são apresentadas receitas, harmonizações com café e informações sobre os lançamentos e ofertas disponíveis, ao vivo, ou nas respostas via chat disponível na página. A plataforma traz ainda todo o conteúdo de MasterClasses, cursos e workshops da Nespresso.

Para acessar a Live Store, o consumidor deve acessar o site da Nespresso em horário comercial.

Setor têxtil e de confecção: recuperação mais lenta
O setor de tecidos, vestuário e calçados teve recuo de 31,3% em julho, na comparação com o mesmo mês de 2019, mas registrou sinais de recuperação, pois cresceu 25% em relação a junho deste ano. Esses dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE são coerentes com as expectativas e impressões dos empresários do setor.

Na última edição, referente a junho, da Pesquisa Conjuntural realizada pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), 90% dos entrevistados indicaram queda de produção em maio, em relação ao mesmo mês de 2019. Apenas 7,84% reportaram crescimento. Quanto às vendas, 86% revelaram que houve queda e 9,8% das empresas apresentaram crescimento.

As expectativas para as vendas nos meses de julho e agosto apuradas pela pesquisa da Abit sinalizam um cenário ainda difícil, mas o início de uma possível curva de retomada: 82% (ante os 86% do item anterior) seguem com perspectiva de redução, mas sobe para 13,72% a parcela dos empresários que acreditam em aumento, em relação a igual período do ano passado.

Prêmio Experiência do Cliente 2020 está com inscrições abertas
A 7ª edição de um dos principais prêmios sobre Customer Experience (CX), está com inscrições abertas e vai até o dia 30 deste mês. O “Prêmio Experiência do Cliente”, é organizado pela Track e reconhece profissionais e empresas com iniciativas que têm mudado a experiência dos consumidores no Brasil.

O prêmio está dividido entre as categorias: cultura, inovação disruptiva, métrica, profissional, jornada do cliente, história de destaque e prêmio de destaque. No ano passado, a organização recebeu centenas de inscrições, além de mais de 4.500 votos.

Os empreendedores ou empresas que querem concorrer ao prêmio, precisam se cadastrar no link.

A mais valiosa
O Magalu foi considerada a quarta marca mais valiosa do Brasil pelo ranking anual BrandZ, realizado pela Kantar Ibope Media. O levantamento analisou 500 marcas brasileiras, por meio dos critérios de rentabilidade e contribuição. A empresa foi a única do varejo a constar entre a cinco maiores marcas do país.

O Banco Itaú lidera o ranking com o valor de marca estimado em US$ 8,268 bilhões. A vice-liderança ficou com a Skol, com US$ 6,797 bilhões, seguida pelo Bradesco, US$ 6,137 bilhões). O valor da marca Magalu foi estimada em US$ 5,111 bilhões. Em quinto lugar ficou a Brahma (US$ 3,720).

Com as lojas físicas fechadas, devido às restrições de funcionamento para contenção da epidemia do novo coronavírus, a operação digital da empresa formada por site, superapp, marketplace, Netshoes, Zattini, Época Cosméticos e Estante Virtual, apresentou a maior expansão do mercado: 182%.

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