Varejo em tempos de Covid

Um espaço para manter o varejista informado sobre os dados do varejo, a movimentação dos players do mercado e as grandes decisões que influenciam um dos setores mais importantes da economia.

Mapa das Fintechs
De acordo com o Mapa das Fintechs, estudo anual realizado pela Visa para mostrar o perfil das startups inscritas no Programa de Aceleração Visa, 17,3% de startups que se inscreveram são do setor de varejo. Na sua terceira edição, o estudo traz informações sobre faturamento, dados sobre investimentos, potencial de internacionalização, obstáculos enfrentados e detalhes sobre os profissionais que trabalham nas 219 startups inscritas para a edição de 2020 do Programa.

Em comparação ao Mapa das Fintechs Visa de 2019, é possível notar uma maior diversidade de startups que se inscreveram no Programa de Aceleração Visa. As voltadas para o setor de pagamentos (22,8%), ainda maioria em 2020, apresentaram um pequeno aumento em relação ao ano anterior, quando eram 20,6% do total. Destacam-se ainda nesta edição áreas como varejo (17,3%), TI (15,9%), analytics (13,6%), mobilidade urbana (10,9%), inteligência artificial (5,9%), blockchain (5,4%), machine learning (3,6%), IoT (3,1%) e Risktech (1,3%). Dessas, varejo, analytics, IoT e Risktech não tinham aparecido antes.

Dona Hemínia garoto propaganda
Com o título “Por que Downy?”, o novo filme de Downy, marca de amaciante da P&G, estreou nesta semana. A peça reforça todos os benefícios do produto e o diferencial da marca reconhecido pelos consumidores, dentre eles Dona Hermínia, personagem criada pelo ator e comediante Paulo Gustavo, dona de casa e fã declarada da marca.

Os vídeos da campanha trazem Dona Hermínia apresentando os diversos produtos da marca, com destaque para Downy Brisa de Verão, que já é conhecido por todos os amantes e consumidores da marca, e o Downy Água Fresca, lançado em março deste ano, que oferece uma fragrância suave e refrescante.

O processo criativo foi a quatro mãos com o próprio Paulo Gustavo. Unimos o que a marca precisava dizer com seu estilo único de conhecedor máximo da personagem para que tudo que foi falado nos filmes pudesse ser dito em qualquer um dos filmes da franquia também. E não poderíamos estar mais orgulhosos do resultado.” – afirma Guilherme Rex, diretor de criação de Downy na Grey.

Novos meios de pagamento e o varejo
A consolidação de novos meios de pagamentos no varejo brasileiro manteve alta taxa de recuperação financeira dos lojistas em agosto. O levantamento é do Recuperômetro, indicador feito pela F360°, plataforma de gestão financeira com conciliação automática de vendas por cartão para o pequeno e o médio varejista.

Em agosto de 2020, as lojas e os pontos de venda que utilizam a solução da empresa conseguiram resgatar R$ 6.716.323,50 em suas vendas efetuadas por meio de cartão de crédito. Ainda que tenha ficado abaixo do total recuperado em julho, é o segundo mês com melhor aproveitamento no ano.

Se levarmos em conta os oito meses de 2020, o total recuperado no acumulado do ano é de R$ 28.893.144,15. Desde o início do levantamento, o valor total é de R$ 79.684.057,50. O Recuperômetro é um indicador da F360° que exibe o valor financeiro recuperado pela plataforma.

Pix em debate
Nesta quinta-feira (1) o “Papo Linx”, série de lives sobre a importância da inovação tecnológica promovida pela Linx, vai abordar o PIX, novo sistema de pagamentos implementado pelo Banco Central. A ideia e discutir como que a nova tecnologia vai afetar o varejo.

Denominados ‘Papo Linx’, os eventos online são gratuitos e têm como objetivo ajudar lojistas a manterem as vendas em um cenário desafiador. As lives são conduzidas por especialistas da Linx que trabalham com os mais diversos segmentos do varejo.

O debate sobre o PIX começa às 19h e contará com Gustavo Ioratti, diretor comercial de meios de pagamento Linx, e Edgard de Castro, VP de Relações Institucionais da AFRAC.
Para mais detalhes, acesse o YouTube da Linx

Carrefour em jornada flexível
O Grupo Carrefour Brasil anunciou que, a partir de agora, todos os funcionários em funções administrativas terão jornada de trabalho flexível permanente. Este é um movimento disruptivo para o segmento de varejo alimentar e está alinhado à agenda de transformação cultura da companhia, que tem como ambição valorizar as pessoas e atrair uma geração de novos talentos.

No novo modelo de trabalho, os profissionais que tiverem agendas no escritório, podem atuar no máximo 60% do tempo de forma presencial. Além disso, o Grupo está testando novos modelos de contratos, incluindo o trabalho 100% remoto. A nova política da empresa é válida para os colaboradores que atuam na matriz do Grupo e no escritório do Banco Carrefour, em São Paulo.

Além disso, a companhia aposta em novos modelos de contrato de trabalho e anunciou recentemente a abertura de 50 vagas de trabalho totalmente remotas para a área de TI do Banco Carrefour, dando a possibilidade de que profissionais de diferentes regiões do país possam se candidatar a uma dessas oportunidades. Estas iniciativas são resultados dos avanços que a empresa vem alcançando na digitalização do seu ecossistema, tanto no que diz respeito às operações quanto internamente, principalmente pela área de Recursos Humanos.

Marketing, varejo e consumo brasileiro
Para debater o tema: “As transformações globais e seus impactos no marketing, varejo, e no consumo brasileiro”, será realizado, entre os dias 2 e 4 de outubro, o 8º Fórum Lide do Varejo e Marketing, um dos mais importantes eventos do segmento no país. Promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais e com a participação do chairman Luiz Fernando Furlan, o evento conta com curadoria de Marcos Gouvêa, do LIDE Comércio, e de Marcos Quintela, do LIDE Comunicação. Os painéis serão transmitidos pelo site do LIDE.

No sábado, 3, o evento terá três painéis principais com discussões relacionadas ao tema central do fórum, como “As transformações no cenário global e seus impactos no marketing, varejo e no consumo no pós-Covid-19 no Brasil”; “Como a tecnologia e o digital transformam o mercado”, e “A revolução nos meios de pagamentos e os impactos no comércio brasileiro”.

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