
VI Fórum Nacional do Comércio
Protagonistas no desenvolvimento do Brasil
O Sistema CNDL vai se reunir mais uma vez com os principais representantes do poder público para debater as propostas que apontam para o desenvolvimento do setor de comércio e serviços.
O VI Fórum Nacional do Comércio, evento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) desde 2013, completa uma década promovendo o diálogo construtivo entre o setor empresarial e os principais atores políticos nacionais.
Novamente, o evento receberá líderes, especialistas e autoridades para construir caminhos e analisar perspectivas para o setor que mais cresceu no Brasil nos últimos anos e que agora, mais do que nunca, deve ser ouvido.
O evento acontecerá no Hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília, nos dias 24 e 25 de outubro de 2023, no formato híbrido: presencial (vagas limitadas) e com ampla transmissão por meio das redes sociais oficiais da CNDL.
Comércio e serviços: protagonistas do desenvolvimento brasileiro
Nos países desenvolvidos, o setor de comércio e serviços ocupa lugar de destaque na economia. É o ramo que concentra a maior parte da geração de empregos e que depende menos de outros setores. Portanto, é um setor primordial para a saúde econômica de qualquer nação.
No Brasil esse quadro não é diferente. Aqui o setor representa 73% do Produto Interno Bruto (PIB), o que equivale a R$ 4,137 trilhões. É responsável por 77% das empresas ativas e gera 57% dos postos de trabalho.
Institucionalmente, o setor está cada dia mais forte. Sua representatividade está presente em grupos políticos organizados como a FCS – Frente Parlamentar de Comércio e Serviços e em entidades do setor privado com estruturas de grande capilaridade, como a UNECS – União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços.
Não por acaso, durante a pandemia, o varejo brasileiro mostrou resiliência, capacidade de recuperação e de organização, participando ativamente na elaboração de políticas públicas emergenciais para superação das turbulências econômicas e sociais.
É nesse contexto que ocorrerá o VI Fórum Nacional do Comércio, momento em que o setor estará reunido para exercer seu protagonismo no desenvolvimento do Brasil.
