Sobre o Autor

CNDL e FCDL SC reúnem mais de 200 líderes empresariais em Florianópolis

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Federação (FCDL SC) realizaram na manhã de hoje (30), em Florianópolis, o segundo dia do Encontro de Líderes Empresariais de Santa Catarina. O evento conta com o apoio do Sebrae e reúne mais de 200 líderes empresariais do setor de comércio e serviços do estado.

No encontro, foram realizadas palestras e ações de relações institucionais e governamentais do Sistema CNDL, além de debates sobre os projetos de lei de interesse do setor em tramitação no Congresso Nacional. O Encontro de Líderes contou ainda com uma atividade do Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), convênio firmado entre a CNDL e o Sebrae.

O senador Jorginho Mello (PL/SC), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Micro e Pequena Empresa, abriu o evento desta manhã com um bate-papo entre os participantes a respeito das principais pautas que impactam a micro e pequena empresa no Congresso Nacional e as propostas que podem contribuir para o fortalecimento do varejo nacional.

O ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, encerrou as atividades desta manhã com uma apresentação das principais ações do Ministério e do governo federal pelo desenvolvimento social do país. O ministro falou ainda sobre o programa Brasil Fraterno, que incentiva as doações de alimentos por empresas, e que resultou na entrega de mais de 3,5 milhões de cestas de alimentos em todo o país. O ministro explicou que as empresas que aderirem ao programa, além de fazerem uma caridade também têm benefícios, como isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) daquela mercadoria. “Na hora que faz o cadastro que faz aquela doação, o Ministério da Cidadania emite uma certidão de doação eventual que ele apresenta junto à Receita Federal e vai poder abater o seu imposto sobre circulação de mercadorias”.