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Desenvolvimento Local
Data: 22/09/2022
Local: Cuiabá/MT

Encontro do PP 4.0 em Cuiabá qualifica lideranças do varejo

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Mato Grosso (FCDL MT) realizaram no dia 22 de setembro, na capital do estado, uma ação do projeto Políticas Públicas 4.0. O projeto faz parte do convênio firmado entre a CNDL e o Sebrae. Cerca de 120 pessoas, entre lideranças do Sistema CNDL, empresários, autoridades, e representantes políticos das esferas municipal, estadual e federal, se reuniram para debater o setor varejista.

Os convidados discutiram o panorama econômico da região e ações fundamentais para o varejo. O presidente da FCDL MT, David Pintor, e o presidente da CDL Cuiabá, Celio Fernandes, abriram o evento destacando a importância do encontro, que possibilita o diálogo entre o poder público local e os empresários do setor em busca do desenvolvimento do varejo do estado.

O especialista Carlos Serpa, consultor do Sebrae e especialista em associativismo, deu uma palestra sobre estruturação de políticas públicas voltadas para o varejo.

Um jantar com homenagem aos parlamentares do estado que atuam em defesa do setor de comércio e serviços marcou o encerramento do evento que contou com a participação do Governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil).

Participaram do encontro o Deputado Estadual, Carlos Avallone Jr. (PSDB); o Senador Jayme Campos (União Brasil); a Senadora Margareth Buzetti (PP); o Senador Wellington Fagundes (PL); o Diretor-Superintendente do Sebrae Estadual do MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, entre outras autoridades.

Sobre o PP 4.0 – Com investimento total de R$ 3,7 milhões, o projeto prevê três tipos de eventos que irão percorrer todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serão realizados 36 encontros, 12 de cada tipo.

Os fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também serão promovidos 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, foi desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.