Sobre o Autor

Encontro do PP 4.0 em Vitória debate desenvolvimento da região e políticas públicas para o varejo no Espírito Santo

O Programa Políticas Públicas 4.0 realizou na manhã de hoje (15) o segundo encontro em Vitória do projeto, firmado entre a CNDL e o Sebrae. Cerca de 50 pessoas, entre lideranças do Sistema CNDL, empresários, autoridades, e representantes políticos das esferas municipal, estadual e federal, se reuniram para debater o setor varejista.

Os convidados discutiram o panorama econômico da região e itens fundamentais para o varejo. O presidente da FCDL-ES, Geraldo Magela, conduziu a abertura do evento e realizou a entrega aos parlamentares presentes da Agenda de Propostas de Políticas Públicas para o Varejo do ES.

O documento traz a consolidação de ações identificadas pelas CDLs do estado durante o PNDV (Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo), projeto também da CNDL em convênio com o Sebrae que realizou, por dois anos, em todo o país, ações e atividades com o Sistema de identificação, proposição e disseminação de políticas públicas e do fortalecimento das lideranças do setor.

“Nossa função é de extrema importância não somente nas decisões políticas das nossas cidades, mas também em todo o estado e no país. Convido a todos a participarem do projeto PP 4.0 em seus estados e compreenderem esse desafio, para que possamos fazer juntos parte das mudanças necessárias para o crescimento do setor e consequentemente do país”, afirmou Magela.

Os especialistas Marcos Lima e Ângelo Roncalli conduziram o evento, que teve como objetivo o fomento e o desenvolvimento local e regional por meio de articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas.

“Precisamos não só mobilizar as lideranças, mas também conscientizá-las a contribuir para uma melhor organização interna do setor varejista que é tão fundamental para a economia nacional. É importante que estejam preparados para conduzir com os parlamentares de suas cidades um diálogo e uma agenda realmente efetivos”, pontuou Lima.

Participaram do evento os deputados Marcelo Santos e Lorenzo Pagolini, os vereadores Rennan Bragatto, Renata Fiorio e Mazinho, além da secretária de Estado, Lenise Loureiro.

Sobre o PP 4.0 – Com investimento total de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos, o projeto prevê três tipos de eventos que irão percorrer todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serão realizados 36 encontros, 12 de cada tipo.

Os fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também serão promovidos 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, será desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.

:: Galeria de Fotos