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Encontro do PP em Florianópolis debate protagonismo empresarial, ética e associativismo

O Programa Políticas Públicas 4.0 realizou na manhã de sábado (23) o encontro do PP 4.0, firmado entre a CNDL e o Sebrae em Florianópolis. Mais de 100 pessoas se reuniram para debater o setor varejista.

O vice-presidente da CNDL e presidente da FCDL-SC, Ivan Tauffer, participou do encontro que fez parte da programação do 2° Encontro Estadual de Presidentes de Santa Catarina e reuniu lideranças do setor varejista para debater temas como o cenário econômico e os impactos no varejo, o protagonismo empresarial, além de destacar as novas tecnologias que auxiliam as empresas na nova era do consumo e a jornada de experiência do cliente.

“Queremos trazer e debater dentro do Políticas Públicas 4.0 a melhoria dos negócios dos nossos empresários. Propomos que eles tenham mais sucesso nos negócios e comecem a olhar para a tecnologia no varejo, além do consumidor cada vez mais empoderado. É uma nova conjuntura de negócios e queremos preparar os empresários catarinenses para essa nova visão”, comenta Tauffer.

A atividade trata “O papel do empresário na melhoria do ambiente de negócios” e foi ministrada por Nilmar Paul, que debateu a importância de mobilização dos empresários varejistas, de forma a estimular uma discussão sobre a necessidade de maior protagonismo nas decisões que afetam o setor de comércio e serviços, além de abordar questões relevantes, como associativismo e compliance nos negócios.

“A ideia central dessa palestra é mostrar a importância de mobilizar, de juntar nossos associados e movimentar a cidade para tentar modificar o ambiente econômico do nosso país. Esse projeto traz um conteúdo importante para mostrar como fazer isso e treinar nossas lideranças para criar engajamento na defesa dos interesses do setor e, consequentemente, do Brasil”, acrescentou Paul.

Sobre o PP 4.0 – Com investimento total de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos, o projeto prevê três tipos de eventos que irão percorrer todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serão realizados 36 encontros, 12 de cada tipo.

Os fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também serão promovidos 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, será desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.

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