Sobre o Autor

Encontro do PP em Juazeiro do Norte debate protagonismo empresarial, ética e associativismo

O Programa Políticas Públicas 4.0 realizou na tarde de hoje (18) o encontro do PP 4.0, firmado entre a CNDL e o Sebrae, em Juazeiro do Norte. Cerca de 80 pessoas, entre lideranças do Sistema CNDL, empresários, autoridades, e representantes políticos das esferas municipal, estadual e federal, se reuniram para debater o setor varejista.

O presidente da CNDL, José César da Costa, participou do encontro que faz parte da programação da 29ª Convenção Estadual do Comércio Lojista de Ceará e reúne lideranças do setor varejista com o propósito de contribuir para o desenvolvimento varejista do Estado.

“O contexto associativista do Sistema CNDL é formado por líderes empresariais que se dedicam a melhorar o ambiente de negócios do varejo, contribuindo com suas experiências pessoais e profissionais, que naturalmente são bastante heterogêneas. Desta forma, é importante consolidar fundamentos essenciais para o desenvolvimento sustentável de negócios e empresas, estimulando os líderes a aplicar e propagar tais conceitos dentro de suas esferas de influência. Trazemos com o PP a pauta do empoderamento do setor, fundamental para cobrarmos dos agentes políticos ações que possam beneficiar o varejo”, comenta o presidente da CNDL, José César da Costa.

A atividade trata “O papel do empresário na melhoria do ambiente de negócios” e foi ministrada por Nilmar Paul, que debateu a importância de mobilização dos empresários varejistas, de forma a estimular uma discussão sobre a necessidade de maior protagonismo nas decisões que afetam o setor de comércio e serviços, além de abordar questões relevantes, como associativismo e compliance nos negócios.

“Temos que trazer a classe política para os nossos debates, a articulação das lideranças do setor junto ao poder público é fundamental para o desenvolvimento das pautas de interesse do empresário de comércio e serviços. Descobrir os atores principais envolvidos nos processos, montar estratégias e as perspectivas de ganho são ações articuladas fundamentais nesse processo”, acrescentou Paul.

Sobre o PP 4.0 – Com investimento total de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos, o projeto prevê três tipos de eventos que irão percorrer todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serão realizados 36 encontros, 12 de cada tipo.

Os fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também serão promovidos 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, será desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.

:: Galeria de Fotos