Sobre o Autor

Encontro do PP em Pernambuco debate protagonismo empresarial, ética e associativismo

O Programa Políticas Públicas 4.0 realizou na manhã de hoje (28) o segundo encontro do projeto em Pernambuco. O programa, firmado entre a CNDL e o Sebrae, aconteceu desta vez na Ilha de Itamaracá (PE). Cerca de 200 pessoas, entre lideranças do Sistema CNDL, empresários, autoridades, e representantes políticos das esferas municipal, estadual e federal, se reuniram para debater o setor varejista.

O presidente da FCDL-PE, Eduardo Melo Catão, conduziu a abertura do evento que faz parte da programação da 26ª Convenção do Comércio Lojista de Pernambuco, promovida pela Entidade.

“A união das CDLs de todo o país possibilita a força da mudança, cabe a nós conduzir e utilizar esse poder em prol do crescimento desse setor tão importante para a economia do país”, afirmou Catão.

O presidente da CNDL, José César da Costa, destacou a importância do projeto PP 4.0 para o fortalecimento do setor varejista no país.

“A mobilização do Sistema CNDL é fundamental para o fortalecimento das pautas do setor junto ao poder público. Atuamos diretamente no Congresso Nacional em busca das nossas pautas pelo crescimento econômico do país, mas é importante essa atuação também das CDLs nos estados e nos municípios. E o PP 4.0 possibilita essa mobilização e capacitação das nossas lideranças, para o desenvolvimento sustentável de negócios e empresas, estimulando os líderes a aplicar e propagar tais conceitos dentro de suas esferas de influência”, destacou Costa.

O encontro foi conduzido pela especialista em cooperação empresarial Adriana Loch, que detalhou os aspectos do associativismo, da colaboração e da mobilização empresarial, e falou sobre os níveis de competitividade empresarial e comportamentos de cooperação.

“Precisamos estar preparados para a atuação ser efetiva. Saber os fatores que vão influenciar uma votação ou um projeto, por exemplo, o custo financeiro, tempo de execução, envolvimento político, integração com outras entidades, motivação dos associados e perspectivas de ganhos. Todas essas informações fortalecem a atuação”, pontuou Loch.

Sobre o PP 4.0 – Com investimento total de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos, o projeto prevê três tipos de eventos que irão percorrer todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serão realizados 36 encontros, 12 de cada tipo.

Os fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também serão promovidos 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, será desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.

:: Galeria de Fotos