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Encontro do PP em Rondonópolis debate protagonismo empresarial, ética e associativismo

O Programa Políticas Públicas 4.0 realizou na noite de hoje (31) o terceiro encontro do projeto em Mato Grosso. O programa, firmado entre a CNDL e o Sebrae, aconteceu desta vez em Rondonópolis (MT). Cerca de 200 pessoas, entre lideranças do Sistema CNDL, empresários, autoridades, e representantes políticos se reuniram para debater o setor varejista.

O presidente da CDL Rondonópolis, Thiago Sperança, conduziu a abertura do evento e destacou a importância da mobilização empresarial junto ao poder público.

“O PP 4.0 traz para a nossa região a importância do associativismo, de termos uma voz forte e presente do nosso empresariado aqui em Rondonópolis e do papel de protagonismo que cada um tem na construção de políticas públicas efetivas”, disse Sperança.

O encontro foi conduzido pela especialista em cooperação empresarial Adriana Loch, que detalhou os aspectos do associativismo, da colaboração e da mobilização empresarial, e falou sobre os níveis de competitividade empresarial e comportamentos de cooperação.

“O empresário quando está mobilizado e unido tem um poder de atuação muito grande. Precisamos estar preparados para essa atuação ser efetiva. Saber os fatores que vão influenciar uma votação ou um projeto, por exemplo, o custo financeiro, tempo de execução, envolvimento político, integração com outras entidades, motivação dos associados e perspectivas de ganhos. Todas essas informações fortalecem a atuação”, pontuou Loch.

Sobre o PP 4.0 – Com investimento total de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos, o projeto prevê três tipos de eventos que irão percorrer todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serão realizados 36 encontros, 12 de cada tipo.

Os fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também serão promovidos 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, será desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.

O Programa Políticas Públicas 4.0 realizou na noite de hoje (31) o terceiro encontro do projeto em Mato Grosso. O programa, firmado entre a CNDL e o Sebrae, aconteceu desta vez em Rondonópolis (MT). Cerca de 200 pessoas, entre lideranças do Sistema CNDL, empresários, autoridades, e representantes políticos se reuniram para debater o setor varejista.

O presidente da CDL Rondonópolis, Thiago Sperança, conduziu a abertura do evento e destacou a importância da mobilização empresarial junto ao poder público.

“O PP 4.0 traz para a nossa região a importância do associativismo, de termos uma voz forte e presente do nosso empresariado aqui em Rondonópolis e do papel de protagonismo que cada um tem na construção de políticas públicas efetivas”, disse Sperança.

O encontro foi conduzido pela especialista em cooperação empresarial Adriana Loch, que detalhou os aspectos do associativismo, da colaboração e da mobilização empresarial, e falou sobre os níveis de competitividade empresarial e comportamentos de cooperação.

“O empresário quando está mobilizado e unido tem um poder de atuação muito grande. Precisamos estar preparados para essa atuação ser efetiva. Saber os fatores que vão influenciar uma votação ou um projeto, por exemplo, o custo financeiro, tempo de execução, envolvimento político, integração com outras entidades, motivação dos associados e perspectivas de ganhos. Todas essas informações fortalecem a atuação”, pontuou Loch.

Sobre o PP 4.0 – Com investimento total de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos, o projeto prevê três tipos de eventos que irão percorrer todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serão realizados 36 encontros, 12 de cada tipo.

Os fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também serão promovidos 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, será desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.

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