Sobre o Autor

Especialistas em Relações Institucionais e Governamentais qualificam lideranças do Ceará em evento do PP 4.0

O convênio Políticas Públicas 4.0 realizou hoje (18), em Fortaleza, uma qualificação em ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) do Programa Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0). Mais de 40 líderes de CDLs de diferentes regiões do Ceará se reuniram para discutir, entre outros temas, a importância de defender os interesses do varejo nos âmbitos municipal, estadual e federal.

“Hoje temos aqui líderes vindos de várias regiões do estado para trabalhar o Políticas Públicas 4.0. É uma oportunidade de despertar nessas lideranças a necessidade de termos uma aproximação mais efetiva com o Poder Público para que possamos conseguir construir soluções para o nosso setor”, disse o presidente da FCDL-CE, Francisco Freitas Cordeiro.

O encontro foi conduzido pelos especialistas em RIG Eduardo Fayet e Murilo Mori. Na primeira parte do evento, Fayet falou sobre ética, transparência e compliance dentro das empresas e na condução do trabalho de RIG. “A moral, a cultura, os costumes e os hábitos é que constroem a ética. E a ética é a base da integridade e do compliance nas empresas e nas relações do setor público com o privado. Todo o nosso trabalho, em qualquer tipo de relação, deve ser pautado por esses princípios”, alerta.

O especialista apresentou as competências que um líder deve desenvolver para atuar em Relações Institucionais e Governamentais. “Três elementos são fundamentais nesse processo. O primeiro é o conhecimento, ou seja, ter a teoria, conhecer o assunto que se quer defender. O segundo é a habilidade: fazer, atuar. É saber escutar, se colocar no lugar do outro. O terceiro é a atitude, o querer. Ter a vontade de mobilizar, fazer as agendas, marcar as reuniões, discutir os assuntos, estar aberto a debater. Esses são elementos muito importantes para executar RIG com competência”.

Murilo Mori, advogado com vasta experiência no Congresso Nacional, apresentou os detalhes do processo legislativo. Os líderes aprenderam como nascem e tramitam projetos que influenciam diariamente na vida dos empresários e da população. “Mesmo antes de algum projeto estar tramitando, o profissional de RIG pode levar proposições ao Poder Executivo ou a um parlamentar com quem tenha bom relacionamento. Isso é totalmente legítimo”, disse. “É importante o monitoramento, pelo menos semanal, de novas proposições nas duas Casas. Até este momento, foram apresentados mais de três mil Projetos de Lei. Na última legislatura, só na Câmara dos Deputados, foram 11.278 projetos”.

PP 4.0 – O PP 4.0 vem percorrendo o Brasil com eventos de qualificação para ações de RIG, encontros para tratar o desenvolvimento local e regional por meio da articulação de lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para debater o desenvolvimento sustentável de negócios e empresas.

Também estão sendo promovidos estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. O projeto prevê, ainda, o desenvolvimento de uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.

:: Galeria de Fotos