Sobre o Autor

Especialistas falam sobre qualificação de lideranças do varejo, protagonismo empresarial, ética e associativismo em Amazonas

O convênio Políticas Públicas 4.0 realizou hoje (03), em Manaus, mais uma ação do programa. Cerca de 50 líderes de CDLs de diferentes regiões do Amazonas se reuniram para discutir, entre outros temas, a importância de defender os interesses do varejo nos âmbitos municipal, estadual e federal, além debaterem os aspectos do associativismo, da colaboração e da mobilização empresarial.

“É um imenso prazer trazer essa parceria para o Amazonas porque é mais uma oportunidade para que os nosso líderes assumam uma posição mais proativa em relação a defesa dos interesses da classe. Estamos transformando as CDLs amazonenses em protagonistas para o desenvolvimento das cidades,” disse o presidente da FCDL-AM, Ezra Azury Benzion.

Na parte da manhã, o encontro foi conduzido pelos especialistas em RIG Eduardo Fayet e Murilo Mori. Na primeira parte do evento, Fayet falou sobre ética, transparência e compliance dentro das empresas e na condução do trabalho de RIG. “A moral, a cultura, os costumes e os hábitos é que constroem a ética. E a ética é a base da integridade e do compliance nas empresas e nas relações do setor público com o privado. Todo o nosso trabalho, em qualquer tipo de relação, deve ser pautado por esses princípios”, alerta.

O especialista apresentou as estratégias e principais competências que um líder deve desenvolver para atuar em Relações Institucionais e Governamentais. “Três elementos são fundamentais nesse processo. O primeiro é o conhecimento, ou seja, ter a teoria, conhecer o assunto que se quer defender. O segundo é a habilidade: fazer, atuar. É saber escutar, se colocar no lugar do outro. O terceiro é a atitude, o querer. Ter a vontade de mobilizar, fazer as agendas, marcar as reuniões, discutir os assuntos, estar aberto a debater. Esses são elementos muito importantes para executar RIG com competência”.

Murilo Mori, advogado com vasta experiência no Congresso Nacional, apresentou os detalhes do processo legislativo. Os líderes aprenderam como nascem e tramitam projetos que influenciam diariamente na vida dos empresários e da população.

“Mesmo antes de algum projeto estar tramitando, o profissional de RIG pode levar proposições ao Poder Executivo ou a um parlamentar com quem tenha bom relacionamento. Isso é totalmente legítimo”, disse. “É importante o monitoramento, pelo menos semanal, de novas proposições nas duas Casas. Até este momento, foram apresentados mais de três mil Projetos de Lei. Na última legislatura, só na Câmara dos Deputados, foram 11.278 projetos”.

Mobilização empresarial – Na parte da tarde, o encontro foi conduzido pela especialista em cooperação empresarial Adriana Loch, que detalhou os aspectos do associativismo, da colaboração e da mobilização empresarial, e falou sobre os níveis de competitividade empresarial e comportamentos de cooperação.

“Cooperar é desafiador porque não aprendemos na escola ou na família, somos ensinados justamente a agir de forma contrária. Vale dizer que a gente se engaja em dois momentos: quando há um objetivo em comum ou um problema. O que queremos mostrar aqui é que quando há um engajamento no nível sistêmico todos ganham: empresas, setor da economia e sociedade”, explica Adriana.

A especialista também falou da importância da representatividade em nível federal para conquistas em benefício de todo o setor. “Quando nos engajamos e temos uma entidade forte nos representando, como a CNDL representa o varejo, conseguimos atingir objetivos com ética e sem passar por cima de ninguém. A entidade atua representando o setor na União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços, a Unecs, em Frentes Parlamentares no Congresso, como a de Comércio, Serviços e Empreendedorismo, e Micro e Pequena Empresa, e em Fóruns do Poder Executivo. Isso é muito poderoso”.

PP 4.0 – O PP 4.0 vem percorrendo o Brasil com eventos de qualificação para ações de RIG, encontros para tratar o desenvolvimento local e regional por meio da articulação de lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para debater o desenvolvimento sustentável de negócios e empresas.

Também estão sendo promovidos estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. O projeto prevê, ainda, o desenvolvimento de uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.

:: Galeria de Fotos