Sobre o Autor

Lideranças do Sistema CNDL em Minas Gerais debatem políticas públicas para o varejo em encontro do PP 4.0

Belo Horizonte recebeu, na manhã de hoje (23), mais um encontro do Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), convênio da CNDL com o Sebrae Nacional. O evento teve foco no fomento ao desenvolvimento local e regional por meio de articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de políticas públicas para o setor. Lideranças do Sistema CNDL e agentes públicos debateram temas prioritários para o varejo com os especialistas Marcos Lima e Ângelo Roncalli.

Cerca de 50 pessoas participaram da discussão de temas como o fortalecimento do comércio e desenvolvimento econômico local, crédito e financiamento, mobilidade urbana e infraestrutura para revitalização de centros comerciais, sistema tributário, segurança pública, e modernização das leis trabalhistas e previdenciárias.

O presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra, deu as boas-vindas aos participantes. “Vamos discutir temas fundamentais para nosso setor não somente em Minas, mas no Brasil. Precisamos ter condições de continuar a gerar emprego e renda no país”, disse.

Prestigiaram o evento, ainda, o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Antônio Carlos Arantes, os prefeitos de Paraguaçu, José Tibúrcio, e de Três Marias, Adair Divino, o subsecretário de Desenvolvimento Regional de Minas Gerais, Fernando Passalio, o diretor de Inovação e o secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Contagem, Adair Evangelista e Sant’Clair Terres, o presidente da Câmara Municipal e a gerente de Fomento e Novos Investimentos de Itaúna, deputado Alexandre Campos e Luísa Paula, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ibirité, Flávio Matos, o gerente de Políticas Públicas do Sebrae- MG, Alessandro Barbosa Chaves, e representantes de entidades setoriais e de parlamentares locais.

As demandas discutidas no encontro foram entregues ao deputado Antônio Carlos Arantes e irão subsidiar ações efetivas para o setor varejista no estado de Minas Gerais. “Vamos trabalhar para continuar apoiando este importante setor da nossa economia. As pautas do varejo têm porta aberta em nosso gabinete”, garantiu Arantes.

Articulação local – Roncalli deu dicas para os líderes sobre como fazer a articulação das políticas públicas. “Uma rede de contatos construída a partir dos relacionamentos de cada liderança da entidade, clareza nos objetivos e enfatizar que as políticas públicas para o varejo beneficiam não só o comércio, mas toda a sociedade”, reforçou.

“Os presidentes têm que sair daqui com um desafio: a frente parlamentar precisa ser criada. Para isso, é necessário haver parlamentares de todas as regiões apoiando a criação da frente. Então o desafio é contatar os deputados e trabalhar para que apoiem a frente parlamentar que vai atuar em prol do varejo”, orientou o professor Marcos Lima.

:: Galeria de Fotos