Sobre o Autor
Wendel Alves
Sistema CNDL e Sebrae lançam plataforma inovadora para o varejo Entidades formalizam o convênio Políticas Públicas 4.0, que prevê qualificação de lideranças e a criação de um sistema online inédito para o setor O Sistema CNDL e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançam hoje (28), em Brasília, o convênio Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0). A solenidade marca a continuidade da parceria entre as entidades que atuam na defesa do desenvolvimento e da competitividade das micro e pequenas empresas nacionais. O trabalho em conjunto começou com o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), que percorreu o Brasil em 2017 e resultou em um mapeamento das políticas públicas prioritárias para o varejo. A novidade do PP 4.0 é o desenvolvimento de uma plataforma digital de articulação política. Trata-se de um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados. O investimento total no novo convênio será de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos. “Trouxemos para este projeto conceitos que caracterizam a indústria 4.0 com a tecnologia como ponto central no processo buscando melhorar a produtividade neste trabalho de construção […]
CNDL participa da Semana Global do Empreendedorismo com o PP 4.0 A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) participou da Semana Global do Empreendedorismo (SGE), maior iniciativa mundial voltada à difusão da cultura empreendedora. Criada há 12 anos, a mobilização é realizada simultaneamente em 170 países. Em suas últimas edições, o Brasil conquistou a posição de país com o maior volume de ações realizadas e de público atingido. Em 2019, não foi diferente: cerca de 18 mil organizações desenvolveram mais de 13 mil atividades que disponibilizaram ações para um público de 1,8 milhão de pessoas que estiveram presentes nas 2.327 cidades brasileiras que aderiram à iniciativa. “O elevado volume de atendimento prestado pela Semana Global de Empreendedorismo 2019 é resultado da nossa estratégia de interiorizar ações para localidades onde a oferta de educação e capacitação no tema era escassa, sem perder o que conquistamos nas capitais brasileiras ano passado”, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles. A contribuição da CNDL se deu por meio da transmissão via internet do programa Políticas Pública 4.0 (PP 4.0), desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e que tem como objetivo qualificar lideranças para ações de […]
Entidades formalizam o convênio Políticas Públicas 4.0, que prevê qualificação de lideranças e a criação de um sistema online inédito para o setor O Sistema CNDL e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançam hoje (28), em Brasília, o convênio Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0). A solenidade marca a continuidade da parceria entre as entidades que atuam na defesa do desenvolvimento e da competitividade das micro e pequenas empresas nacionais. O trabalho em conjunto começou com o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), que percorreu o Brasil em 2017 e resultou em um mapeamento das políticas públicas prioritárias para o varejo. A novidade do PP 4.0 é o desenvolvimento de uma plataforma digital de articulação política. Trata-se de um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados. O investimento total no novo convênio será de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos. “Trouxemos para este projeto conceitos que caracterizam a indústria 4.0 com a tecnologia como ponto central no processo buscando melhorar a produtividade neste trabalho de construção de políticas públicas para o setor”, explica o presidente da […]
Ação que integra convênio firmado entre Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Sebrae aborda importância das relações institucionais e governamentais na construção de políticas públicas para o desenvolvimento do setor A capital capixaba é a primeira cidade a receber uma iniciativa do Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), convênio firmado entre o Sistema CNDL e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto, que pretende unir entidades e associados do Sistema CNDL e representantes do poder público em discussões em torno de questões para o desenvolvimento do setor varejista, chega a Vitória (ES) no dia 14 de março. O evento que marca o início das atividades do PP 4.0 pelo país é um workshop de qualificação de lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais. O conteúdo apresentado no encontro está alinhado com os preceitos da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG), entidade parceira do Sistema CNDL e que dá apoio ao PP 4.0. “O objetivo é fortalecer as lideranças do varejo por meio desta ação de qualificação em que abordamos os principais conceitos e premissas das relações institucionais e governamentais dentro do contexto associativista”, explica […]
Conteúdo em destaque

8 milhões de consumidores sofreram golpes financeiros nos últimos 12 meses, aponta CNDL / SPC Brasil
Cartão de crédito clonado e transferência para al

32% dos consumidores usaram nome de terceiros para fazer compras no último ano, aponta CNDL/SPC Brasil
Cartão de crédito lidera ranking de meios de paga

Quase a metade dos consumidores não controla gastos de compras parceladas, aponta CNDL/SPC Brasil
32% ficaram inadimplentes no último ano devido a
Lideranças do Sistema CNDL em Minas Gerais debatem políticas públicas para o varejo em encontro do PP 4.0
Belo Horizonte recebeu, na manhã de hoje (23), mais um encontro do Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), convênio da CNDL com o Sebrae Nacional. O evento teve foco no fomento ao desenvolvimento local e regional por meio de articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de políticas públicas para o setor. Lideranças do Sistema CNDL e agentes públicos debateram temas prioritários para o varejo com os especialistas Marcos Lima e Ângelo Roncalli.
Cerca de 50 pessoas participaram da discussão de temas como o fortalecimento do comércio e desenvolvimento econômico local, crédito e financiamento, mobilidade urbana e infraestrutura para revitalização de centros comerciais, sistema tributário, segurança pública, e modernização das leis trabalhistas e previdenciárias.
O presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra, deu as boas-vindas aos participantes. “Vamos discutir temas fundamentais para nosso setor não somente em Minas, mas no Brasil. Precisamos ter condições de continuar a gerar emprego e renda no país”, disse.
Prestigiaram o evento, ainda, o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Antônio Carlos Arantes, os prefeitos de Paraguaçu, José Tibúrcio, e de Três Marias, Adair Divino, o subsecretário de Desenvolvimento Regional de Minas Gerais, Fernando Passalio, o diretor de Inovação e o secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Contagem, Adair Evangelista e Sant’Clair Terres, o presidente da Câmara Municipal e a gerente de Fomento e Novos Investimentos de Itaúna, deputado Alexandre Campos e Luísa Paula, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ibirité, Flávio Matos, o gerente de Políticas Públicas do Sebrae- MG, Alessandro Barbosa Chaves, e representantes de entidades setoriais e de parlamentares locais.
As demandas discutidas no encontro foram entregues ao deputado Antônio Carlos Arantes e irão subsidiar ações efetivas para o setor varejista no estado de Minas Gerais. “Vamos trabalhar para continuar apoiando este importante setor da nossa economia. As pautas do varejo têm porta aberta em nosso gabinete”, garantiu Arantes.
Articulação local – Roncalli deu dicas para os líderes sobre como fazer a articulação das políticas públicas. “Uma rede de contatos construída a partir dos relacionamentos de cada liderança da entidade, clareza nos objetivos e enfatizar que as políticas públicas para o varejo beneficiam não só o comércio, mas toda a sociedade”, reforçou.
“Os presidentes têm que sair daqui com um desafio: a frente parlamentar precisa ser criada. Para isso, é necessário haver parlamentares de todas as regiões apoiando a criação da frente. Então o desafio é contatar os deputados e trabalhar para que apoiem a frente parlamentar que vai atuar em prol do varejo”, orientou o professor Marcos Lima.
:: Galeria de Fotos








