Sobre o Autor

Lideranças lojistas realizam evento para desenvolvimento do varejo no Maranhão

São Luís sediou hoje (9) o Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), iniciativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL-MA), e da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas do Maranhão. O evento, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado, reuniu secretários estaduais, deputados, vereadores, entidades empresariais e presidentes de CDLs maranhenses para discutir questões essenciais do varejo que devem ser incluídas na agenda do poder público.

Na abertura, a presidente da FCDL-MA, Socorro Noronha, lembrou a importância da interlocução da classe empresarial com os governos. “Nesse evento temos a oportunidade de unificar as demandas do varejo e alinhar as estratégias para um diálogo com o poder público, o que deve ser uma ação contínua das nossas entidades”, afirmou.

O deputado Adriano Sarney, que preside a Frente Parlamentar das MPEs, disse que o PP 4.0 fortalece a conexão com o Legislativo. “Esta iniciativa é importante porque traz uma visão mais moderna da relação da iniciativa privada com o Poder Público, mais transparente. A Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa estará sempre de portas abertas para ações como esta, e vamos manter firmes esta parceria com o setor que mais incentiva a criação de emprego e renda no Maranhão”, declarou.

A programação técnica do evento foi coordenada pelo professor Marcos Lima, consultor do Instituto de Avaliação, Gestão & Educação (IAGEE), organização especializada em gestão de políticas públicas e organizacionais. Ele colocou para apreciação 11 demandas do varejo relacionadas à infraestrutura pública indispensável para o setor. “A partir destas propostas será necessária uma ação integrada com o governo para promover de fato um ambiente de negócios que proporcione o desenvolvimento do varejo, colaborando assim, com o desenvolvimento da economia do Estado”, explicou.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Raimundo Coelho, lembrou que a entidade, juntamente com os parceiros institucionais, investe na capacitação e fortalecimento das lideranças do varejo. “O objetivo é fazê-las protagonistas desse processo, elaborando propostas de políticas públicas para o setor. Por isso, o Sebrae está investindo, por meio deste convênio, para que a CNDL execute as ações elencadas pela classe empresarial em seus respectivos territórios”, afirmou.

Ao final do encontro, a presidente da FCDL-MA, Socorro Noronha, entregou ao deputado Adriano Sarney um documento contendo as demandas do varejo com sugestões de ações para integrarem as políticas públicas.

O PP 4.0 está percorrendo todas as regiões do país com uma agenda de encontros de mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas.

:: Galeria de Fotos