Sobre o Autor
Wendel Alves
Sistema CNDL e Sebrae lançam plataforma inovadora para o varejo Entidades formalizam o convênio Políticas Públicas 4.0, que prevê qualificação de lideranças e a criação de um sistema online inédito para o setor O Sistema CNDL e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançam hoje (28), em Brasília, o convênio Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0). A solenidade marca a continuidade da parceria entre as entidades que atuam na defesa do desenvolvimento e da competitividade das micro e pequenas empresas nacionais. O trabalho em conjunto começou com o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), que percorreu o Brasil em 2017 e resultou em um mapeamento das políticas públicas prioritárias para o varejo. A novidade do PP 4.0 é o desenvolvimento de uma plataforma digital de articulação política. Trata-se de um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados. O investimento total no novo convênio será de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos. “Trouxemos para este projeto conceitos que caracterizam a indústria 4.0 com a tecnologia como ponto central no processo buscando melhorar a produtividade neste trabalho de construção […]
CNDL participa da Semana Global do Empreendedorismo com o PP 4.0 A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) participou da Semana Global do Empreendedorismo (SGE), maior iniciativa mundial voltada à difusão da cultura empreendedora. Criada há 12 anos, a mobilização é realizada simultaneamente em 170 países. Em suas últimas edições, o Brasil conquistou a posição de país com o maior volume de ações realizadas e de público atingido. Em 2019, não foi diferente: cerca de 18 mil organizações desenvolveram mais de 13 mil atividades que disponibilizaram ações para um público de 1,8 milhão de pessoas que estiveram presentes nas 2.327 cidades brasileiras que aderiram à iniciativa. “O elevado volume de atendimento prestado pela Semana Global de Empreendedorismo 2019 é resultado da nossa estratégia de interiorizar ações para localidades onde a oferta de educação e capacitação no tema era escassa, sem perder o que conquistamos nas capitais brasileiras ano passado”, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles. A contribuição da CNDL se deu por meio da transmissão via internet do programa Políticas Pública 4.0 (PP 4.0), desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e que tem como objetivo qualificar lideranças para ações de […]
Entidades formalizam o convênio Políticas Públicas 4.0, que prevê qualificação de lideranças e a criação de um sistema online inédito para o setor O Sistema CNDL e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançam hoje (28), em Brasília, o convênio Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0). A solenidade marca a continuidade da parceria entre as entidades que atuam na defesa do desenvolvimento e da competitividade das micro e pequenas empresas nacionais. O trabalho em conjunto começou com o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), que percorreu o Brasil em 2017 e resultou em um mapeamento das políticas públicas prioritárias para o varejo. A novidade do PP 4.0 é o desenvolvimento de uma plataforma digital de articulação política. Trata-se de um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados. O investimento total no novo convênio será de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos. “Trouxemos para este projeto conceitos que caracterizam a indústria 4.0 com a tecnologia como ponto central no processo buscando melhorar a produtividade neste trabalho de construção de políticas públicas para o setor”, explica o presidente da […]
Ação que integra convênio firmado entre Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Sebrae aborda importância das relações institucionais e governamentais na construção de políticas públicas para o desenvolvimento do setor A capital capixaba é a primeira cidade a receber uma iniciativa do Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), convênio firmado entre o Sistema CNDL e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto, que pretende unir entidades e associados do Sistema CNDL e representantes do poder público em discussões em torno de questões para o desenvolvimento do setor varejista, chega a Vitória (ES) no dia 14 de março. O evento que marca o início das atividades do PP 4.0 pelo país é um workshop de qualificação de lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais. O conteúdo apresentado no encontro está alinhado com os preceitos da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG), entidade parceira do Sistema CNDL e que dá apoio ao PP 4.0. “O objetivo é fortalecer as lideranças do varejo por meio desta ação de qualificação em que abordamos os principais conceitos e premissas das relações institucionais e governamentais dentro do contexto associativista”, explica […]
Conteúdo em destaque

8 milhões de consumidores sofreram golpes financeiros nos últimos 12 meses, aponta CNDL / SPC Brasil
Cartão de crédito clonado e transferência para al

32% dos consumidores usaram nome de terceiros para fazer compras no último ano, aponta CNDL/SPC Brasil
Cartão de crédito lidera ranking de meios de paga

Quase a metade dos consumidores não controla gastos de compras parceladas, aponta CNDL/SPC Brasil
32% ficaram inadimplentes no último ano devido a
Palestra do PP 4.0 na programação da 24ª Convenção Lojista do Piauí trata o papel do empresário da melhoria do ambiente de negócios
Apresentação aborda conceitos de protagonismo, ética, associativismo e reforça a importância da cooperação empresarial para o desenvolvimento do varejo
Os eventos do Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), convênio da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), continuam percorrendo o Brasil. Neste sábado (27), foi a capital piauiense, Teresina, que recebeu o projeto. A ação foi realizada dentro da programação da 24ª Convenção Lojista do Piauí, organizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do estado (FCDL-PI).
O objetivo é mobilizar os varejistas de forma a estimular a discussão sobre a necessidade de maior protagonismo nas decisões que afetam o setor de comércio e serviços. Neste tipo de encontro, são tratados protagonismo (como os líderes devem atuar para tomar a frente da defesa dos interesses do varejo), ética (conjunto de regras e preceitos que os líderes devem seguir para estar de acordo com as expectativas morais e legais nas relações de defesa do setor varejista) e associativismo (de que forma os líderes devem atuar para garantir que o interesse coletivo se sobreponha aos interesses individuais).
“É gratificante observar que o estado do Piauí está incluído no roteiro de uma iniciativa do porte do Políticas Públicas 4.0. Esta ação é fundamental para qualificar nossas lideranças empresariais sobre a urgência e a importância da mobilização empresarial no desenvolvimento do varejo brasileiro”, acredita o presidente da FCDL-PI, Sávio Normando.
A palestra “O papel do empresário na melhoria do ambiente de negócios” foi conduzida por Nilmar Paul, especialista com mais de 15 anos de experiência em cooperação empresarial, empreendedorismo coletivo e vendas. Paul abordou o estímulo à cooperação entre empresários para a evolução no nível de competitividade. “Quando se desenvolve um projeto, é necessário pensar em trazer mais atores para atuarem na iniciativa, afinal, mobilização gera solução. A cultura da cooperação depende fortemente de um tripé: conviver para conhecer, conhecer para confiar, confiar para construir. Sempre que me organizo fico mais forte. Quanto mais eu convivo, mais eu construo”, explicou.
O consultor da GS&Friedman destacou os comportamentos essenciais à cooperação: “visão geral, boa convivência com as diferenças, respeito, confiança mútua, participação e disposição para agir, complementariedade, solidariedade, autonomia, aprendizado e sentimento de igualdade são fundamentais para a colaboração empresarial e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento de qualquer setor”. Na contramão desses comportamentos colaborativos, segundo Paul, falta de confiança, paternalismo, incredulidade, deslealdade, mentalidade competitiva, individualismo, passividade, imediatismo, inconstância e ausência de líderes são obstáculos à cooperação empresarial.
Respondendo à pergunta “por onde começar a colaborar?”, Paul deu algumas dicas. “Participe ativamente da sua CDL, leve suas causas, veja se elas têm relevância, organize sua causa, preveja reuniões de monitoramento, comunique fatos e dados do andamento, e sempre seja transparente com os envolvidos”.
Convenção Lojista do Piauí – A 24ª edição do evento reúne cerca de 500 pessoas, entre empresários locais, líderes de CDLs do estado e estudantes. A abertura do encontro, na noite de sexta-feira (26), contou com palestra magna do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Ele falou sobre a participação do setor varejista na economia brasileira, a participação dos lojistas na captação de tendências de mercado e citou a necessidade de desburocratizar os processos e trabalhar no sentido de uma reforma tributária no país.
“O empreendedor brasileiro enfrenta desafios como o baixo dinamismo da nossa economia e um ambiente de negócios burocrático, defasado e pouco competitivo. O Brasil precisa mudar para conquistar seu lugar em um ambiente global, cada vez mais complexo, instável e competitivo. Precisamos que nossos mercados funcionem de maneira eficiente para que a competência e dedicação de nossos empreendedores seja devidamente recompensada”, disse.
A 24ª Convenção Lojista do Piauí segue ao longo do sábado (27) com palestras que abordam inovação, criatividade, gestão, mobilização empresarial e associativismo. A lista de palestrantes inclui nomes de peso: a sócia-fundadora da G2 Capital e “tubarão” do programa Shark Tank Brasil, Camila Farani; o cofundador da HSM, José Salib Neto; o especialista em cooperação empresarial Nilmar Paul; o diretor de criação da Publicis Brasil Samuel Normando; e o professor da WP Carey School of Business da Arizona State University e da Universidade Politécnica de Hong Kong Rivadávia Drummond sobem ao palco do Centro Universitário Uninovafapi para debates relevantes para a melhoria do ambiente de negócios no estado e no país.
:: Galeria de Fotos
















