Sobre o Autor

Políticas Públicas 4.0 apresenta qualificação em RIG aos líderes mineiros

O segundo evento do Políticas Públicas 4.0, o PP 4.0, convênio firmado entre CNDL e Sebrae, foi realizado na manhã de hoje (21), em Belo Horizonte (MG), com a presença de cerca de cem líderes mineiros de 30 municípios. Os presidentes da CNDL, José César da Costa, e da FCDL-MG, Frank Sinatra, receberam os representantes das CDLs reforçando a importância do convênio para o Sistema.

“O PP 4.0 é um convênio fundamental para darmos continuidade às iniciativas do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo. Precisamos empoderar a sociedade para apoiar a construção de políticas públicas positivas e esta qualificação é uma forma de levarmos conhecimento aos nossos líderes para que atuem de forma proativa e propositiva”, afirmou Costa.

Os gerentes de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, João Marcos Amaral, e da Unidade de Articulação para o Desenvolvimento em Minas Gerais, Alessandro Barbosa Chaves, também acompanharam o evento na capital mineira. “O Sebrae entende como estratégico esse convênio entre a CNDL e o Sebrae Nacional para promover gradativamente a melhoria do ambiente de negócios no plano normativo”, disse Amaral.

Conduzido pelos especialistas em Relações Institucionais e Governamentais (RIG) Eduardo Fayet e Murilo Mori, o encontro apresenta às lideranças do varejo as características fundamentais para a defesa dos interesses do setor junto a agentes públicos e detalhes do processo legislativo, além de reforçar aspectos de ética e compliance na condução desse trabalho. Na ocasião, o coordenador de RIG do Sistema CNDL, André Pellizzaro, apresentou a estrutura e o trabalho desenvolvido pela área, além dos principais resultados no âmbito nacional e local.

Ao longo de 2019, o PP 4.0 percorrerá o Brasil com eventos de qualificação para ações de RIG, encontros para tratar o desenvolvimento local e regional por meio da articulação de lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para debater o desenvolvimento sustentável de negócios e empresas.

Também serão promovidos estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. O projeto prevê, ainda, o desenvolvimento de uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.

Os próximos eventos do PP 4.0 serão realizados em Florianópolis (SC), no dia 25 de março, São Luís (MA), no dia 09 de abril, Natal (RN), em 12 de abril, Rio de Janeiro (RJ), 16 de abril, e Teresina (PI), em 27 de abril.

:: Galeria de Fotos