Sobre o Autor
Wendel Alves
Sistema CNDL e Sebrae lançam plataforma inovadora para o varejo Entidades formalizam o convênio Políticas Públicas 4.0, que prevê qualificação de lideranças e a criação de um sistema online inédito para o setor O Sistema CNDL e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançam hoje (28), em Brasília, o convênio Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0). A solenidade marca a continuidade da parceria entre as entidades que atuam na defesa do desenvolvimento e da competitividade das micro e pequenas empresas nacionais. O trabalho em conjunto começou com o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), que percorreu o Brasil em 2017 e resultou em um mapeamento das políticas públicas prioritárias para o varejo. A novidade do PP 4.0 é o desenvolvimento de uma plataforma digital de articulação política. Trata-se de um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados. O investimento total no novo convênio será de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos. “Trouxemos para este projeto conceitos que caracterizam a indústria 4.0 com a tecnologia como ponto central no processo buscando melhorar a produtividade neste trabalho de construção […]
CNDL participa da Semana Global do Empreendedorismo com o PP 4.0 A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) participou da Semana Global do Empreendedorismo (SGE), maior iniciativa mundial voltada à difusão da cultura empreendedora. Criada há 12 anos, a mobilização é realizada simultaneamente em 170 países. Em suas últimas edições, o Brasil conquistou a posição de país com o maior volume de ações realizadas e de público atingido. Em 2019, não foi diferente: cerca de 18 mil organizações desenvolveram mais de 13 mil atividades que disponibilizaram ações para um público de 1,8 milhão de pessoas que estiveram presentes nas 2.327 cidades brasileiras que aderiram à iniciativa. “O elevado volume de atendimento prestado pela Semana Global de Empreendedorismo 2019 é resultado da nossa estratégia de interiorizar ações para localidades onde a oferta de educação e capacitação no tema era escassa, sem perder o que conquistamos nas capitais brasileiras ano passado”, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles. A contribuição da CNDL se deu por meio da transmissão via internet do programa Políticas Pública 4.0 (PP 4.0), desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e que tem como objetivo qualificar lideranças para ações de […]
Entidades formalizam o convênio Políticas Públicas 4.0, que prevê qualificação de lideranças e a criação de um sistema online inédito para o setor O Sistema CNDL e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançam hoje (28), em Brasília, o convênio Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0). A solenidade marca a continuidade da parceria entre as entidades que atuam na defesa do desenvolvimento e da competitividade das micro e pequenas empresas nacionais. O trabalho em conjunto começou com o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), que percorreu o Brasil em 2017 e resultou em um mapeamento das políticas públicas prioritárias para o varejo. A novidade do PP 4.0 é o desenvolvimento de uma plataforma digital de articulação política. Trata-se de um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados. O investimento total no novo convênio será de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos. “Trouxemos para este projeto conceitos que caracterizam a indústria 4.0 com a tecnologia como ponto central no processo buscando melhorar a produtividade neste trabalho de construção de políticas públicas para o setor”, explica o presidente da […]
Ação que integra convênio firmado entre Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Sebrae aborda importância das relações institucionais e governamentais na construção de políticas públicas para o desenvolvimento do setor A capital capixaba é a primeira cidade a receber uma iniciativa do Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), convênio firmado entre o Sistema CNDL e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto, que pretende unir entidades e associados do Sistema CNDL e representantes do poder público em discussões em torno de questões para o desenvolvimento do setor varejista, chega a Vitória (ES) no dia 14 de março. O evento que marca o início das atividades do PP 4.0 pelo país é um workshop de qualificação de lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais. O conteúdo apresentado no encontro está alinhado com os preceitos da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG), entidade parceira do Sistema CNDL e que dá apoio ao PP 4.0. “O objetivo é fortalecer as lideranças do varejo por meio desta ação de qualificação em que abordamos os principais conceitos e premissas das relações institucionais e governamentais dentro do contexto associativista”, explica […]
Conteúdo em destaque

8 milhões de consumidores sofreram golpes financeiros nos últimos 12 meses, aponta CNDL / SPC Brasil
Cartão de crédito clonado e transferência para al

32% dos consumidores usaram nome de terceiros para fazer compras no último ano, aponta CNDL/SPC Brasil
Cartão de crédito lidera ranking de meios de paga

Quase a metade dos consumidores não controla gastos de compras parceladas, aponta CNDL/SPC Brasil
32% ficaram inadimplentes no último ano devido a
Políticas Públicas 4.0 chega a Belém
Palestra no âmbito do convênio foi realizada durante a II Convenção Cedelista Paraense
O convênio Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0) segue percorrendo o Brasil com o objetivo de estruturar as demandas dos lojistas e articular as soluções com o Poder Público. Na manhã de hoje (21), o projeto chegou a Belém com uma palestra na II Convenção Cedelista Paraense. Mais de 200 pessoas participaram do evento e puderam debater o papel do empresário na melhoria do ambiente de negócios.
Na capital paraense, o encontro foi conduzido pela especialista em cooperação empresarial Adriana Loch, que detalhou os aspectos do associativismo, da colaboração e da mobilização empresarial, do engajamento, falou sobre os níveis de competitividade empresarial e comportamentos de cooperação.
“Cooperar é desafiador porque não aprendemos na escola ou na família, somos ensinados justamente a agir de forma contrária. Vale dizer que a gente se engaja em dois momentos: quando há um objetivo em comum ou um problema. O que queremos mostrar aqui é que quando há um engajamento no nível sistêmico todos ganham: empresas, setor da economia e sociedade”, explica Adriana.
A especialista também falou da importância da representatividade em nível federal para conquistas em benefício de todo o setor. “Quando nos engajamos e temos uma entidade forte nos representando, como a CNDL representa o varejo, conseguimos atingir objetivos com ética e sem passar por cima de ninguém. A entidade atua representando o setor na União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços, a Unecs, em Frentes Parlamentares no Congresso, como a de Comércio, Serviços e Empreendedorismo, e Micro e Pequena Empresa, e em Fóruns do Poder Executivo. Isso é muito poderoso”.
Para começar a praticar a cultura da colaboração e contribuir com a melhoria do ambiente de negócios, Adriana dá algumas dicas para os empresários. “Participe ativamente na sua CDL. Você já é associado, já está na casa, aproveite para ter uma atuação efetiva, assuma funções. Quem é voluntário e assume cargos de direção em entidades de classe vai para doar o tempo e ganha muito mais”, comentou. “Leve suas causas, veja se têm relevância para a entidade e para o setor. Construa redes de apoio para defender a causa: se aproxime do Poder Público, de outras entidades, de instituições de educação, sindicatos”. Um aspecto essencial para a atuação em prol do setor é a atenção aos limites legais. “A articulação empresarial legítima exige ética, respeito às normas e leis. Principalmente no contato com agentes e órgãos públicos. É necessário conhecer o código de ética da CNDL para se resguardar e atuar dentro dos limites do que é correto”, alerta.
Balanço das atividades – O presidente da CNDL, José César da Costa, participou do encontro e fez um balanço das atividades do PP 4.0. “Esta é a 11ª Unidade da Federação que visitamos com o convênio e temos conseguido entender e compilar as demandas dos empresários de todas as regiões do país, o que é fundamental para seguirmos atuando em nome do setor varejista em Brasília”, disse. “Percebemos que algumas questões são comuns de norte a sul, como é o caso da segurança pública, das feiras itinerantes, da pirataria, da necessidade de reduzir impostos e taxas para o varejo seguir movimentando a economia”, avalia.
Convenção Cedelista Paraense – A segunda edição do evento reuniu mais de 200 pessoas na cidade de Belém. Os presidentes da FCDL-PA, Antônio Ferreira Filho; da CDL de Belém, Álvaro Cordoval de Carvalho; o vice-presidente da FCDL-PA, Manoel Maciel Barros; representantes do SPC Brasil e líderes de CDLs de todo o estado estiveram reunidos para debater temas como associativismo, empreendedorismo, mobilização empresarial e Cadastro Positivo.
:: Galeria de Fotos






































