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Projeto com foco em protagonismo empresarial, ética e associativismo chega a Rondonópolis

Ação integra convênio Políticas Públicas 4.0, firmado entre Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Sebrae

Rondonópolis (MT) recebe, na quinta-feira (31), uma iniciativa do Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), convênio firmado entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto pretende unir entidades e associados do Sistema CNDL e representantes do poder público em discussões em torno de questões essenciais para o desenvolvimento do setor varejista no país.

O evento tem como objetivo realizar atividades coletivas com foco no desenvolvimento local e regional conciliando interesses comuns e objetivos compartilhados. O objetivo é mobilizar os varejistas de forma a estimular a discussão sobre a necessidade de maior protagonismo nas decisões que afetam o setor de comércio e serviços.

“O contexto associativista do Sistema CNDL é formado por líderes empresariais que se dedicam a melhorar o ambiente de negócios do varejo, contribuindo com suas experiências pessoais e profissionais, que naturalmente são bastante heterogêneas, refletindo a natureza dos seus mais de 500 mil associados. Desta forma, é importante consolidar fundamentos essenciais para o desenvolvimento sustentável de negócios e empresas, estimulando os líderes a aplicar e propagar tais conceitos dentro de suas esferas de influência”, comenta o presidente da CNDL, José César da Costa.

No encontro, serão abordados os temas protagonismo (como os líderes devem atuar para que se tornem protagonistas nas relações de defesa dos interesses do setor varejista); ética (qual o conjunto de regras e preceitos que os líderes devem seguir para estarem de acordo com as expectativas morais e legais nas relações de defesa do setor varejista) e associativismo (de que forma os líderes devem atuar para garantir que o interesse coletivo se sobreponha aos interesses individuais).

Especialista conduz ação – A especialista em cooperação empresarial Adriana Loch, abordará os aspectos do associativismo, da colaboração e da mobilização empresarial. Loch já atou em vendas e marketing em multinacional da indústria do vestuário. Fez carreira como empresária, palestrante, facilitadora, consultora, coach e mentora nos temas de empreendedorismo, vendas e planejamento.

Consultoria especializada – A coordenação da iniciativa ficará a cargo da GS&Friedman, empresa do Grupo Gouvêa de Souza. Fabiana Mendes, sócia-diretora da consultoria, explica que a experiência será importante para falar diretamente com as lideranças. “Vamos atuar para despertar nos participantes um senso de responsabilidade para assumir a posição de liderança e protagonismo em busca de um ambiente que faça os negócios se desenvolverem e promovam oportunidades de novos negócios”, explica.

Na Bahia, o encontro será conduzido por Luciano Rossi Pinheiro, consultor de planejamento empresarial, empreendedorismo e inovação. Atualmente ocupa o cargo de Diretor Técnico do SEBRAE/SC. É autor dos livros “Referenciais em Consultoria” e “No Topo. O Desafio de Dirigir Entidades Empresariais”.

Sobre o PP 4.0 – Com investimento total de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos, o projeto prevê três tipos de eventos que irão percorrer todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serão realizados 36 encontros, 12 de cada tipo.

Os fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também serão promovidos 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, será desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.

Sobre a CNDL – Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, formam o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano.

 

Serviço

PP 4.0 – O papel do empresário na melhoria do ambiente de negócios

Data: 31 de outubro de 2019

Local: Restaurante Chopp com Café, Av. Governador Júlio José de Campos, 2673, Sagrada Família, Rondonópolis-MT

Horário: 19h

www.cndl.org.br/politicaspublicas

 

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Marina Barbosa

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