Sobre o Autor

Qualificação de Lideranças
Data: 13/09/2022
Local: São Paulo/SP

Encontro do PP 4.0 em São Paulo qualifica lideranças do varejo

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL SP) realizaram no dia 13 de setembro, na capital paulista, mais uma ação do projeto Políticas Públicas 4.0 no estado de São Paulo. O projeto faz parte do convênio firmado entre a CNDL e o Sebrae. Cerca de 80 pessoas, entre lideranças do Sistema CNDL, empresários, autoridades, e representantes políticos das esferas municipal, estadual e federal, se reuniram para debater o setor varejista.

Os convidados discutiram o panorama econômico da região e ações fundamentais para o varejo. O presidente da FCDL SP, Mauricio Stainoff, abriu o evento destacando a importância do encontro, que possibilita o diálogo entre o poder público local e os empresários do setor em busca do desenvolvimento do varejo do estado.

O professor Marcos Lima, consultor do Instituto de Avaliação, Gestão & Educação (IAGEE), organização especializada em gestão de políticas públicas e organizacionais deu uma palestra sobre estruturação de políticas públicas voltadas para o varejo.

“Precisamos não só mobilizar as lideranças, mas também conscientizá-las a contribuir para uma melhor organização interna do setor varejista que é tão fundamental para a economia nacional. É importante que estejam preparados para conduzir com os parlamentares de suas cidades um diálogo e uma agenda realmente efetivos”, pontuou Lima.

Participaram do evento o deputado federal e vice-presidente na Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS) no Congresso Nacional, Marco Bertaiolli (PSD/SP); o vice-presidente da Invest SP, Gustavo Ley, representando o governador do estado de SP, Rodrigo Garcia; entre outras autoridades.

Sobre o PP 4.0 – Com investimento total de R$ 3,7 milhões, o projeto prevê três tipos de eventos que irão percorrer todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serão realizados 36 encontros, 12 de cada tipo. 

Os fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também serão promovidos 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, foi desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.