Sobre o Autor

Qualificação de lideranças do Espírito Santo marca início dos eventos do PP 4.0

Aconteceu na tarde de hoje (14), em Vitória (ES), o primeiro evento do Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), o novo convênio da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O evento que marcou o início das atividades do PP 4.0 pelo país foi realizado no formato de um workshop de qualificação para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais. Trata-se de uma iniciativa para apoiar as lideranças do Sistema CNDL a atuarem na defesa dos interesses do varejo e contribuírem para a construção de uma agenda positiva de políticas públicas para o setor.

O presidente da FCDL-ES, Geraldo Magela, o superintendente e o gerente de projetos da CNDL, Marco Antônio Corradi e Daniel Sakamoto, o coordenador de RIG do Sistema CNDL em São Paulo, André Pellizzaro, e o diretor administrativo do SPC Brasil, Marcelo Salles, além de cerca de 50 líderes estaduais participaram do encontro na capital capixaba.

“Levar essa qualificação às nossas lideranças é um dos focos da CNDL para que conheçam a fundo o processo legislativo e possam entender como e quando podem atuar pelo setor. Em Brasília, fazemos um trabalho intenso nos Três Poderes e precisamos do apoio das nossas bases porque os parlamentares estão na capital federal durante a semana, mas moram por todo o país”, explicou Corradi.

André Pellizzaro, advogado responsável pelo RIG do Sistema CNDL, reforçou a importância da presença maciça da entidade nas cinco regiões para a construção de políticas públicas relevantes para o setor. “A capilaridade da entidade conta muito a nosso favor, estamos presentes em todas as regiões e essa rede é importantíssima para o relacionamento com agentes públicos”, explicou. Pellizzaro apresentou as principais iniciativas da área no Congresso Nacional e destacou conquistas como a aprovação do Cadastro Positivo, ocorrida ontem (13) no Plenário do Senado Federal e agora segue para sanção presidencial.

Especialistas em RIG – Os especialistas em RIG Eduardo Fayet e Murilo Mori conduziram o evento. Na primeira parte do encontro, Fayet abordou as características importantes para um líder em RIG. “O representante de RIG precisa de conhecimentos e técnicas. É preciso compreender os temas afetos ao varejo, as políticas públicas que impactam o setor, o perfil das pessoas e autoridades que trabalham com essas políticas públicas. Além disso, é essencial ter aptidão e capacidade de realizar, e ter atitude, postura e modo de agir no exercício desta função”, alertou Fayet.

Outro ponto importante são os aspectos de ética e compliance, fundamentais para a atuação íntegra e transparente na defesa pelos interesses de qualquer setor no Legislativo ou no Executivo. “A ética não é a causa, é a consequência. Porque quando eu eticamente atuo errado, os meus valores e costumes não estão adequados. Tanto na vida social quanto nos negócios”, comentou.

Murilo Mori, advogado com vasta experiência no Congresso Nacional, apresentou os caminhos do processo legislativo. Os líderes conheceram detalhes de como nascem e tramitam projetos que influenciam diariamente a vida dos empresários e da população.

“Mesmo antes de algum projeto estar tramitando, o profissional de RIG pode levar proposições ao Poder Executivo ou a um parlamentar com quem tenha bom relacionamento. Isso é totalmente legítimo”, disse. “É importante o monitoramento, pelo menos semanal, das novas proposições nas duas Casas. Para se ter uma ideia, na legislatura atual, em pouco mais de 20 dias, já são 1.076 Projetos de Lei apresentados. Na última legislatura, só na Câmara dos Deputados, foram 11.278 projetos”, complementou.

PP 4.0 – O convênio pretende unir entidades e associados do Sistema CNDL, especialistas e representantes do poder público em discussões em torno de questões para o desenvolvimento do setor varejista. A iniciativa percorrerá o país com três tipos de eventos.

Além dos encontros de qualificação para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG), serão realizados encontros para tratar o desenvolvimento local e regional por meio da articulação de lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para debater o desenvolvimento sustentável de negócios e empresas.

Os fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo.

Também serão promovidos estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. O projeto prevê, ainda, o desenvolvimento de uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.

:: Galeria de Fotos