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Encontro do PP 4.0 em Boa Vista debate desenvolvimento da região e políticas públicas para o varejo em Roraima

O Programa Políticas Públicas 4.0 realizou na manhã de hoje (22) o primeiro encontro em Boa Vista do projeto, firmado entre a CNDL e o Sebrae. Cerca de 100 pessoas, entre lideranças do Sistema CNDL, empresários, autoridades, e representantes políticos das esferas municipal, estadual e federal, se reuniram para debater o setor varejista.

Os convidados discutiram o panorama econômico da região e itens fundamentais para o varejo. O presidente da CNDL, José César da Costa e o presidente da CDL Boa Vista, Edson Freitas, conduziram a abertura do evento, que contou com a presença secretário Especial de Modernização do Estado, José Ricardo Veiga e o secretário de Estado do Planejamento, Indústria e Comércio, Marcos Jorge, que receberam em mãos a Agenda de Políticas Públicas para o varejo de Roraima.

O documento traz a consolidação de ações identificadas pelo Sistema CNDL e pelo PP 4.0 com proposições e disseminação de políticas públicas e do fortalecimento das lideranças do setor para o estado.

“Temos uma grande importância não somente nas decisões políticas das nossas cidades, mas também em todo o estado e no país. Trazer o projeto PP 4.0 para Roraima é mais um passo para o desenvolvimento e crescimento econômico do país. Juntos podemos fazer parte das mudanças necessárias para o crescimento do nosso setor”, afirmou Costa.

O especialista Marcos Lima conduziu o evento, que teve como objetivo o fomento e o desenvolvimento local e regional por meio de articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas.

“Precisamos não só mobilizar as lideranças, mas também conscientizá-las a contribuir para uma melhor organização interna do setor varejista que é tão fundamental para a economia nacional. É importante que estejam preparados para conduzir com os parlamentares de suas cidades um diálogo e uma agenda realmente efetivos”, pontuou Lima.

Sobre o PP 4.0 – Com investimento total de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos, o projeto prevê três tipos de eventos que irão percorrer todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serão realizados 36 encontros, 12 de cada tipo.

 

Os fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também serão promovidos 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, será desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.

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