03 dez, 2024
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8 em cada dez consumidores que atrasaram contas em julho são reincidentes, aponta indicador da CNDL/SPC Brasil

O indicador mostra queda de ‐12,45% no número de devedores reincidentes no último ano. Cada consumidor recuperado pagou, em média, R$ 3.053 na soma de todas as dívidas

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8 em cada dez consumidores que atrasaram contas em julho são reincidentes, aponta indicador da CNDLSPC Brasil

Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontam que, em julho de 2024, do total de negativações, 85,22% foram de devedores reincidentes, isto é, que já tinham aparecido no cadastro de inadimplentes nos últimos 12 meses.

Considerando o universo de devedores reincidentes, 61,75% foram de consumidores que ainda não tinham pagado dívidas antigas até julho; e 23,48% tinham saído do cadastro de devedores nos últimos 12 meses, mas retornaram. O restante, 14,78%, não esteve com restrições no CPF ao longo dos últimos 12 meses e, por isso, não foram considerados reincidentes.

NÚMERO DE PESSOAS REINCIDENTES POR TIPO

8 em cada dez consumidores que atrasaram contas em julho são reincidentes, aponta indicador da CNDL/SPC Brasil

“Os dados mostram que temos no país menos pessoas reincidindo, ou seja, retornando para o cadastro de negativados, mas mantemos o número de inadimplentes estável. Isso significa que temos novos devedores. Pessoas que não estavam com o nome sujo passaram a ficar devendo. É preciso responsabilidade na tomada de crédito e verificar todas as taxas envolvidas antes de assinar um contrato para evitar surpresas desagradáveis no futuro”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

REINCIDÊNCIA ACONTECE, EM MÉDIA, APÓS 2,4 MESES DO PRIMEIRO ATRASO

O indicador ainda revela que o tempo médio entre o vencimento de uma dívida para outra é de 72,6 dias, ou seja: depois de 2,4 meses (em média) de ficar inadimplente, o consumidor volta a atrasar o pagamento de uma segunda conta.

Os dados do indicador mostram que, nos últimos 12 meses encerrados em julho de 2024, houve uma queda de ‐12,45% no número de devedores reincidentes, aqueles que já tinham aparecido no cadastro de inadimplentes no período analisado. A comparação é com os 12 meses anteriores.

“Com a reversão das expectativas com relação a taxa de juros no país, o crédito acaba ficando mais caro e consequentemente mais difícil de pagar. As ofertas que surgem com a melhoria da renda também precisam ser avaliadas com cautela para que o consumidor não acabe se endividando além da conta”, avalia o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

NÚMERO DE PESSOAS REINCIDENTES

8 em cada dez consumidores que atrasaram contas em julho são reincidentes, aponta indicador da CNDL/SPC Brasil

A abertura por faixa etária dos devedores reincidentes mostra que o número de reincidentes com participação mais expressiva no Brasil em julho foi da faixa de 30 a 39 anos (26,58%). A participação dos devedores reincidentes por sexo segue bem distribuída, sendo 54,40% mulheres e 45,60% homens.

NÚMERO DE PESSOAS REINCIDENTES POR FAIXA ETÁRIA E SEXO

O Indicador de Recuperação de Crédito de Pessoas Físicas do SPC Brasil mostra a evolução do número de consumidores que deixaram os cadastros de inadimplentes por terem realizado o pagamento das suas dívidas em atraso. São utilizadas as informações de saídas de CPFs das bases às quais o SPC Brasil tem acesso. Em conjunto com os dados de reincidência, esses dados permitem melhor monitoramento da inadimplência no país, que atinge cerca de 41,25% da população adulta.

VOLUME DE BRASILEIROS QUE QUITARAM DÍVIDAS CAI -1,42% EM JULHO

Os dados do indicador de recuperação de crédito mostram que, nos 12 meses encerrados em julho de 2024, houve queda de ‐1,42% no número de consumidores que conseguiram sair das listas de negativados. A comparação é com os 12 meses anteriores.

NÚMERO DE PESSOAS QUE RECUPERARAM O CRÉDITO

8 em cada dez consumidores que atrasaram contas em julho são reincidentes, aponta indicador da CNDL/SPC Brasil

A queda do indicador acumulado em 12 meses se concentrou na diminuição da recuperação de consumidores que levaram de 3 a 4 anos (‐18,47%) para efetuarem o pagamento de todas suas dívidas.

NÚMERO DE PESSOAS QUE RECUPERARAM O CRÉDITO POR TEMPO PARA PAGAMENTO

Observando a abertura por faixa etária dos consumidores que quitaram suas dívidas, o número de consumidores recuperados com participação mais expressiva no Brasil em julho foi da faixa de 50 a 64 anos (22,97%).

A participação dos consumidores recuperados por sexo segue bem distribuída, sendo 51,03% mulheres e 48,97% homens.

NÚMERO DE PESSOAS QUE REPUPERARAM O CRÉDITO POR FAIXA ETÁRIA E SEXO

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Em julho de 2024, cada consumidor recuperado pagou, em média, R$ 3.053,49 na soma de todas as dívidas que tinha. Os dados ainda mostram que 52% pagaram até R$ 500 nas dívidas que possuíam.

NÚMERO DE PESSOAS QUE RECUPERARAM O CRÉDITO POR VALOR TOTAL PAGO

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CNDL – Criada em 1960, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de mais de 500 mil empresas, que juntas representam 9% do PIB brasileiro e 17% do PIB do setor, geram 7 milhões de empregos e movimentam R$ 600 bilhões por ano.

SPC Brasil – Há mais de 60 anos no mercado, o SPC Brasil é um dos mais tradicionais bureaux de crédito da América Latina, com uma robusta base de dados com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Possui 232 milhões de CPFs no seu banco de dados, 57 milhões de CNPJs cadastrados e 120 milhões de consultas por mês. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.