03 dez, 2024
0 ° C

São Caetano do Sul recebe maior projeto de educação financeira outdoor do Brasil

Iniciativa visa conscientizar a população economicamente ativa do ABC paulista sobre autogestão financeira e valorização da poupança para superar inadimplência

Shutterstock
São Caetano do Sul recebe maior projeto de educação financeira outdoor do Brasil

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Caetano do Sul, em São Paulo, lança neste mês de novembro uma iniciativa de educação financeira destinada à população economicamente ativa no município do ABC paulista. A proposta visa promover práticas de autogestão financeira e valorização da poupança, buscando conscientizar os moradores da região sobre a importância de um planejamento financeiro pessoal e familiar.

A campanha, que será a maior ação outdoor de educação com o objetivo de alcançar cerca de 260 mil pessoas. O projeto usará como principal canal de divulgação os modais de transporte coletivo, como busdoors e adesivos internos no transporte de 15 linhas de ônibus que circulam por São Caetano do Sul. Além de estarem inseridas nas principais redes sociais da organização.

A ideia do projeto Financeiramente surgiu a partir de uma pesquisa realizada pela CDL de São Caetano do Sul, que identificou um aumento preocupante de 4,01% no volume de dívidas em atraso dos moradores da região do Grande ABC, acima das médias regionais e nacionais. Segundo a pesquisa, as dívidas bancárias representam 70,77% do total, enquanto contas básicas, como água e luz, são responsáveis por 13,25% das dívidas ativas.

“Temos uma missão clara de ajudar as pessoas a transformar a maneira como lidam com o dinheiro, sem cair no não-consumismo, mas sim promovendo um consumo mais consciente e sustentável,” explica o presidente da CDL de São Caetano, Alexandre Damásio.

O projeto abordará quatro eixos principais: o endividamento, consumo compulsivo, orçamento familiar e a poupança. A ideia é apoiar o público no enfrentamento de dívidas e descontrole financeiro, orientando especialmente sobre o uso consciente de crédito e o controle de contas domésticas, como água e energia elétrica. A iniciativa contará com vídeos explicativos e trilhas de conhecimento para promover a saúde financeira dos cidadãos da região metropolitana.

Para ampliar o alcance da ação, o projeto também enviará dicas práticas e pílulas educativas por WhatsApp. A iniciativa é apoiada pela Caixa Econômica Federal, além do SPC Brasil. A Agência de Apoio e Desenvolvimento Econômico do ABC Paulista é um agente estratégico de propagação da iniciativa financeira para a região. O Financeiramente será um teste piloto em São Caetano do Sul, com a intenção de expandir para as demais cidades do ABC.

Para mais informações, o projeto de educação financeira também dispõe de uma plataforma exclusiva para entrar em contato e fazer parte. Clique e saiba mais.