Tendências e Inovação

Tecnologia revoluciona compras domésticas

Representante do novo varejo, a HomeRefill chega no cenário das startups com o serviço diferenciado. Fazer as compras domésticas sem sair de casa já conquistou milhares de clientes na região metropolitana de São Paulo.

Praticidade, economia e consumo consciente. A partir desses conceitos, quatro sócios investiram capital próprio e criaram a HomeRefill. O projeto saiu do papel em outubro de 2015, mas somente em setembro de 2016 é que foi lançada a atual versão da plataforma. A proposta dessa jovem startup é objetiva: facilitar a vida do consumidor ao possibilitar que ele faça as compras domésticas por meio de um site ou aplicativo, sem que seja preciso ir a um supermercado, enfrentar fi las nos caixas, gastar tempo no trânsito e, muitas vezes, comprar por impulso, adquirindo produtos desnecessários. Hoje, a startup atua apenas na Grande São Paulo, mas pretende expandir os serviços para o interior do estado ainda no primeiro trimestre do ano. Além da facilidade de comprar sem sair de casa, a HomeRefill promete economia. Isso porque a startup elimina os intermediários entre os fabricantes e os consumidores. No processo natural, os produtos saem das fábricas, chegam às distribuidoras e, de lá, são encaminhados aos supermercados, que fazem a revenda aos fregueses. A startup reduz esse percurso ao dispensar distribuidores e mercados. Ao comprar diretamente dos fabricantes, a HomeRefill adquire somente os produtos solicitados pelos clientes, não faz estoque e é capaz de praticar preços mais baixos. Segundo Guilherme Aere dos Santos, fundador e CEO da HomeRefill, o custo total da compra feita via aplicativo pode ser até 15% menor que o valor da mesma compra realizada em um supermercado tradicional. “A economia depende de alguns fatores: do comportamento do consumidor, do lugar onde se compra e dos produtos e marcas que se escolhe”, afirma.

Para determinar o preço de cada produto, a empresa monitora os maiores supermercados paulistanos, calcula o valor médio de cada item e vende abaixo dele. No preço cobrado pela HomeRefill, já estão incluídos os custos de operação, logística e lucro da empresa, que faz todas as entregas com frete gratuito, data e hora combinados. A startup também deseja provocar uma mudança de mentalidade, substituindo a compra por impulso pela prática do consumo consciente. “Os estabelecimentos criam uma composição, oferecendo alguns produtos mais baratos e outros mais caros. Para evitar esse desequilíbrio, que obriga o consumidor a comprar em vários lugares diferentes, nosso aplicativo faz a pesquisa dos valores. A inteligência que criamos compara os preços mais populares do mercado”, explica Guilherme. A Infoprice é responsável por esse monitoramento e comparação de preços. É uma startup – que também possui investimentos do CEO da HomeRefill – especializada em coletar os preços nos estabelecimentos comerciais e armazenar as informações.

[sc name=”img-post-app” caminho=”http://revistavarejosa.com.br/wp-content/uploads/2017/02/HomeRefill-4.jpeg” ]

COMO FUNCIONA O APLICATIVO

* 1º passo: O consumidor faz o download do aplicativo HomeRefill no smartphone ou acessa o site da startup. * Perfil do comprador: No cadastro, o cliente seleciona um perfil como “solteiro”, “lar com crianças” ou “pequeno escritório”, por exemplo. A partir daí, a plataforma já é capaz de sugerir produtos ideais à “sacola virtual” de cada um. Também são solicitadas informações como endereço e dados do cartão de crédito para pagamento automático da compra. * Carrinho virtual: No “shopping”, os produtos estão separados nas categorias Alimentos, Banheiro, Bebidas, Cuidados com a Roupa, Descartáveis e Utilitários, Higiene e Beleza, Infantil, Limpeza e Pet Shop. Além de escolher os itens preferidos de cada categoria, é possível elaborar uma lista personalizada de produtos, que será sugerida sempre que o consumidor voltar a fazer compras por meio da plataforma. Nessa etapa, o consumidor também leva em conta as marcas preferidas. Assim como em um supermercado tradicional, há diversas opções. * Débito ou crédito? Ao terminar a escolha dos produtos, o consumidor recebe o valor total a ser pago, incluindo a média de economia possibilitada pela compra via HomeRefill. Ao final, o cliente também escolhe a data de entrega dos produtos. Mesmo depois de finalizar a compra, o usuário pode adicionar ou retirar mercadorias da “sacola”. * Compras em casa: Os itens adquiridos chegam ao endereço cadastrado. Compra on-line finalizada, com economia de tempo e dinheiro!

O EMPREENDEDOR POR TRÁS DA INOVAÇÃO

Guilherme Aere dos Santos, de 26 anos, abandonou a faculdade de Ciência da Computação aos 17 para viver do próprio negócio. Criou sua empresa de TI em 2008, a Umanni, foi sócio da Arizona e hoje dedica-se inteiramente à HomeRefi ll que, de acordo com o CEO, cresce de 25% a 30% ao mês. “Meu trabalho sempre esteve associado ao varejo. Inevitavelmente, as tecnologias que criei propunham dar suporte tecnológico ou de marketi ng a micro e pequenas empresas, como restaurantes, bares e lojas. A ideia da HomeRefi ll é diferente: é levar a inovação às pessoas comuns, não apenas aos empresários. Criamos uma tecnologia em que o público fi nal é o consumidor”, ressalta o empreendedor. De acordo com Guilherme
o modelo de negócio da HomeRefill revela a importância de o fabricante ter real conhecimento sobre quem são seus clientes, como eles consomem e o que eles precisam. “Conseguimos aprimorar o modelo de distribuição de produtos de consumo essencial. Fizemos com que a roda de distribuição, desde o fabricante que projeta o quanto precisa fabricar, até o consumidor que avalia o produto e faz a demanda, ti vesse uma conexão maior. Tudo isso, garanti ndo que a dinâmica entre produzir e chegar ao público funcione de um jeito sustentável, ou seja, que seja cômodo e econômico, especialmente em relação aos produtos que todos precisam consumir, aqueles que são essenciais.” O aplicativo encerrou o ano com mais de 5 mil usuários
cadastrados, que têm à disposição aproximadamente 2600 produtos de diferentes marcas. Cerca de 60 funcionários trabalham na empresa, que superou o modelo do varejo tradicional, em que o comerciante compra mais do que vende, faz estoque e gera desperdício – o que diminui seus lucros. Para o futuro, a startup projeta parcerias com indústrias, para que a HomeRefill forneça tecnologia capaz de dimensionar a produção dessas empresas de forma mais inteligente. A parceria fará uso dos dados de nível de consumo gerados e interpretados pelo sistema on-line da HomeRefill e envolverá soluções para que os produtos fabricados pelos parceiros estejam adequados às reais necessidades dos consumidores.

Compartilhe:
Relacionadas
Tendências e Inovação

5 tecnologias para aumentar o customer centric e o data-driven

A personalização em escala pode otimizar a experiência do cliente. Saiba quais são os fatores de sucesso. Compartilhe:
Tendências e Inovação

Feira do Empreendedor 2021: tendência dos negócios no pós-pandemia

Evento realizado pelo Sebrae oferece aos empreendedores de todo país cinco dias de qualificação, reciclagem e oportunidades de negócios de modo 100% online e gratuito. Compartilhe:
Tendências e Inovação

A revolução do self-checkout

O Diretor Comercial da Arius Sistemas, Rodnei Machado, explica que as soluções de autoatendimento, como o self-checkout, proporcionam mais autonomia e comodidade aos clientes Compartilhe: