Barbiecore: 6 ideias para surfar na onda cor-de-rosa
Mais de 100 marcas nacionais e internacionais fecharam contrato com a Mattel para lançar a coleções de edição limitada sobre a Barbie e o seu filme.

Mais de 100 marcas nacionais e internacionais fecharam contrato com a Mattel para lançar a coleções de edição limitada sobre a Barbie e o seu filme

Foto: Shutterstock
Desde que a Warner Bros Pictures começou a divulgar “Barbie O Filme”, que estreou nos cinemas dia 20 de julho, o rosa tomou conta das lojas e redes sociais das marcas, que aderiram à tendência Barbiecore. E as empresas do Varejo estão certas em apostar na estratégia: além de Barbie ser uma das marcas mais icônicas e longevas do mercado internacional, só entre a quinta-feira (20) e a última quarta-feira (26), a produção cinematográfica da diretora Greta Gerwig — estrelada por Margot Robbie e Ryan Gosling — arrecadou no mundo todo mais de US$ 356 milhões em bilheteria. A informação é do site IMDb.
Em território nacional, a empresa de monitoramento de mídia sociais Comscore diz que a película arrecadou quase R$ 86 milhões só no final de semana de sua estreia, com 6,3 milhões de ações nas redes no dia 20 de julho. De acordo com a empresa, Barbie é a maior estreia do ano e teve o segundo melhor faturamento de todos os tempos no dia de lançamento.
Com a gravação do filme live-action — adaptações de quadrinhos ou livros, videojogos, ou animações atores reais — e os consumidores dando sinais claros da paixão e conexão que têm com a Barbie desde a infância, as marcas criaram coleções exclusivas e campanhas de comunicação e marketing inspiradas no estilo brilhante e vibrante da boneca. Estamos falando de roupas, acessórios, maquiagem, calçados, alimentos e até tintas com a marca e estilo da Barbie.
Mais de 100 marcas nacionais e internacionais fecharam contrato com a Mattel, fabricante da boneca, para lançar a coleções de edição limitada ligadas ao filme. No Brasil, as lojas de departamentos C&A, Renner e Riachuelo investiram nas coleções exclusivas, e afirma que os produtos esgotaram rapidamente.

Foto: divulgação/Warner
Qual o segredo do sucesso da Barbie?
A boneca Barbie foi lançada pela Mattel desde 1959, e 64 anos depois continua despertando o interesse dos consumidores. Para especialistas, a busca contínua da fabricante de brinquedos norte-americana por acompanhar tudo que está em alta e há de novo, garantem que a empresa permaneça relevante.
Durante a NRF 2023, a maior evento mundial do Varejo, o presidente e COO da Mattel, Richard Dickson, revelou algumas estratégias que mantém na crista da onda. Segundo o executivo, propósito, inovação nos produtos e adequação à realidade cultural atual são essenciais para as empresas se manterem longevas e relevantes.
“Consumidores falam com as marcas o tempo todo. É preciso aprender com as conversas: ouvir o consumidor e criar as mudanças instigadas por eles”, ensinou Dickson, em janeiro deste ano na NRF. “Hoje, a Mattel é um exemplo de resiliência, inovação e adaptação a mudanças de comportamento do consumidor, de geração em geração”, acrescentou.
Entre no hype e lucre
E aí, sua loja vai aproveitar o lançamento do filme da Barbie para impulsionar vendas? O time de Comunicação da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) separou 6 ideias para a sua loja surfar na onda cor-de-rosa, tudo organizado por segmentos do Varejo.
Confira e trace estratégias de vendas inteligentes:
Alimentação
– Crie um espaço temático da Barbie nas seções de alimentos, com destaque para produtos relacionados, como cereais, biscoitos, chocolates, sucos, etc;
– Crie kits de lanches temáticos da Barbie, que incluam alimentos e bebidas, e promova-os como opções práticas e divertidas para as crianças.
Beleza
– Realize promoções em produtos de beleza relacionados à Barbie, como esmaltes, batons e perfumes temáticos;
– Crie tutoriais de maquiagem inspirados nos looks icônicos da Barbie e compartilhe nas redes sociais.
Brinquedos
– Destaque os brinquedos da Barbie em vitrines e displays atrativos, criando cenários de brincadeiras e histórias relacionadas ao filme;
– Ofereça promoções especiais, como descontos ou brindes, na compra de brinquedos da Barbie;
– Realize eventos ou atividades temáticas.
Decoração
– Crie uma seção especial em sua loja com produtos de decoração inspirados na Barbie, como almofadas, quadros, adesivos de parede, entre outros;
– Nas redes sociais, faça postagens com cenários criados com produtos da sua loja e inspirados no filme.
Papelaria e livraria
– Desenvolva promoções ou kits especiais que incluam itens de papelaria da Barbie, incentivando a compra de conjunto;
– Destaque os livros, quadrinhos e revistas da Barbie nas prateleiras e displays da loja.
Vestuário
– Destaque roupas e acessórios inspirados na Barbie em suas vitrines e displays promocionais;
– Crie looks temáticos da Barbie e compartilhe nas redes sociais, incentivando os clientes a experimentarem essas opções em sua loja.
Com colaboração de Rafaela Paulino.