Black Friday: três dicas para empreendedores online lucrarem mais em 2024
Especialistas da Nuvemshop destacam a importância da antecipação, gestão de estoque e logística
ShutterstockCom a aproximação da Black Friday, um dos eventos mais aguardados do varejo e marcada para 29 de novembro, os empreendedores do comércio online têm a oportunidade de alavancar suas vendas de forma significativa. Para aproveitar ao máximo esse período intenso, a Nuvemshop reuniu três dicas que auxiliarão na preparação e na adoção de estratégias eficazes a fim de aumentar as vendas, a satisfação e a fidelização dos consumidores.
O primeiro ponto a ser considerado pelos lojistas é a antecedência. Com um planejamento bem desenhado, é possível antecipar promoções, realizar campanhas e ativações nas redes sociais e desenhar parcerias com influenciadores. Principalmente para as pequenas e médias empresas do e-commerce é recomendado realizar ações com, no mínimo, 30 dias de antecedência, a fim de não competir com os grandes varejistas na semana da Black Friday.
Para Uana Amorim, sócia da Nuvemshop e fundadora da marca de relógios Saint Germain, para que o lojista tenha sucesso durante a Black Friday, é essencial iniciar o planejamento com antecedência e aproveitar todas as oportunidades que surgem. “O ideal é planejar ações ao longo de todo o mês, durante a Black November, para maximizar os lucros. Os consumidores já esperam promoções especiais para esse evento, por isso, as melhores ofertas do ano devem ser feitas durante a Black Friday, com campanhas exclusivas e aquecimentos que não só deixarão os clientes satisfeitos, como também atrairão novos compradores”, explica a empresária.
O controle de estoque é o segundo ponto no qual os empreendedores precisam redobrar a atenção durante um dos períodos mais desafiadores do ano. Uma gestão de estoque robusta influencia desde a aquisição de mercadorias até a entrega final ao cliente. Essa eficiência permite que as empresas respondam rapidamente às mudanças do mercado, ajustem preços conforme a demanda e evitem perdas financeiras devido a excessos ou faltas de produtos.
“O uso inteligente de dados é essencial para entender as tendências de consumo e ajustar tanto as estratégias de marketing quanto a previsibilidade ou disponibilidade de estoque para a Black Friday. Esse exercício aumenta muito a chance dos clientes serem atendidos de forma eficaz e evita apuros na data que é a mais movimentada no online no ano”, comenta Luiz Natal, gerente de Desenvolvimento de Plataforma da Nuvemshop.
E, por último, a importância da consistência logística para o sucesso nas vendas em períodos de grande movimentação. Para empreendedores online, investir em soluções logísticas robustas significa otimizar rotas de entrega, reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência geral, bem como a satisfação dos clientes, que esperam cada vez mais agilidade nas entregas.
“Os lojistas também precisam se preparar para a alta demanda e contar com um plano de contingência bem estruturado para conseguirem lidar com imprevistos técnicos e operacionais, assegurando que toda a operação continue fluindo sem interrupções desagradáveis. A Black Friday é uma data extraordinária, mas a expectativa e satisfação do consumidor deve ser garantida independentemente da quantidade de pedidos que chegarem na loja durante o período”, finaliza Natal.