18 mar, 2025
0 ° C

CDL Lafaiete realiza palestra sobre empreendedorismo feminino no Unifasar

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Conselheiro Lafaiete – CDLCL realizou, no dia 13 de junho, uma palestra no Centro Universitário Santa Rita (UNIFASAR) sobre o empreendedorismo feminino e apresentou dados nacional e local sobre o assunto.

Lúcia Leijôto (à direita), coordenadora nacional do projeto Mulheres que Constroem o Varejo, participou do bate-papo

A CDL/CL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Conselheiro Lafaiete) realizou, no nesta semana, uma palestra no Unifasar (Centro Universitário Santa Rita) sobre o empreendedorismo feminino e apresentou dados nacional e local sobre o assunto.

O evento contou com a participação das empresárias e diretoras da CDL/CL: Lúcia Helena Leijôto Pinto, de Ações Institucionais e coordenadora nacional do projeto Mulheres que Constroem o Varejo; Olinda Franco Coura Limeres, de Comunicação e Eventos); Josiane Cássia Rodrigues, membro do Conselho Fiscal; e Ana Maria Duarte, diretora distrital Centro; e Neila Maria Tavares, coordenadora da CDL Mulheres de Conselheiro Lafaiete. Também estiveram presentes Luiz Cândido, gerente executivo da CDL/CL; o professor Ronan Loschi, pró-reitor de Graduação; os professores Vinicius Biagioni, Luiz Otávio e Elisa Gonçalves, coordenadora do curso de Engenharia de Produção; e 70 alunos dos cursos de Administração, Engenharia de Produção, Farmácia e Biomedicina.

A palestra faz parte do Conexão CDL Lafaiete que tem o objetivo de levar informações sobre o comércio local, empreendedorismo e informações que agreguem conhecimento.

Na ocasião, as empresárias falaram sobre suas experiências e os desafios de empreender e apresentaram a cartilha Mulheres que Constroem o Varejo – Precursoras da Mudança. Para Lúcia Helena Leijôto Pinto, “empreender é se reinventar a cada dia e se antecipar para o futuro”.

Dados do empreendedorismo feminino no Brasil
De acordo com a pesquisa realizada pelo Sebrae “Empreendedorismo Feminino no Brasil – 2021”, a participação das mulheres como donas do negócio cresceu tanto em termos absolutos como relativos: em 2016, eram 8,3 milhões de empreendedoras (32%) e, em 2019, aproximadamente 10 milhões (34,5%). Com a pandemia houve uma retração, mas ainda assim, são 8,6 milhões de
empreendedoras (33,6%) que diariamente contribuem para a dinâmica econômica do país, gerando renda, emprego, produtos e serviços variados.

Perfil da mulher empreendedora em Conselheiro Lafaiete
A CDL Lafaiete realizou um levantamento, por amostragem, para Traçar o Perfil da Mulher Empreendedora no município com o intuito de identificar o porte, segmento e levantar possíveis dificuldades do setor.

A amostragem levantou dados como estado civil, cuidado com os filhos, escolaridade, renda familiar, principais desafios e dificuldades na gestão do negócio.

Foram identificados também os motivos que levaram as mulheres a empreender: possibilidade de modernizar uma empresa tradicional e fazer a sucessão da empresa familiar, liberdade de horário, acompanhar o crescimento dos filhos, liberdade financeira, ter o próprio negócio, crescimento e realização pessoal, gerar emprego para a cidade, suprir uma necessidade de mercado local.

O levantamento apontou que mais de 60% são casadas e 74,6% têm filhos, sobre o nível de escolaridade quase 30% concluíram a pós-graduação.

Fonte: CDL/CL