Integra CNDL

CDL Samavi: empreendedorismo e responsabilidade social

Foto: Marco Athayde/Grupo Projecta Comunicação

No CDL em Todo Lugar desta quinta, você conhece o trabalho da CDL de Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe, na Bahia; com 164 associados, a entidade foca suas ações na formação dos empreendedores locais e seus colaboradores

Na região oeste da Bahia, às margens do rio Correntes, estão os municípios de Santa Maria da Vitória e de São Félix do Coribe – separados apenas pelo curso d’água. Além da proximidade geográfica, a história, a economia e a cultura das duas cidades estão conectadas, e são tão ligadas que os empreendedores destas cidades se uniram para realizar conquistas em favor do desenvolvimento local. Em 1988, um grupo de empresários do setor de Comércio e Serviços das duas cidades criou a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe (CDL Samavi), que desde então, sido a voz do empreendedorismo local.

“Nossa missão é amparar, defender, orientar e representar os legítimos interesses da entidade e de seus associados, a fim de contribuir para o desenvolvimento empresarial e da sociedade. É importante lembrar que a nossa história é pautada pela defesa da ordem econômica, a livre iniciativa constitucional e a justiça fiscal”, destaca Ciro Ávila, presidente da CDL Samavi.

Embarcação no rio Correntes, em frente ao paredão (Foto: Marco Athayde/Grupo Projecta Comunicação)

As cidades ficam a aproximadamente 870 km de distância da capital do estado, Salvador. A região é conhecida pelo lindo paredão de rocha, também à margem do rio, que atrai turistas do país todo interessados em passeios ecológicos e fazer esportes no Rio Correntes, como remo, e até fazer voo de ultraleve asa delta. Pessoas interessadas em passar alguns dias vivendo no ritmo da vida interiorana, sem perder alguns dos confortos dos centros urbanos, também costumam visitar as duas cidades. A produção rural, incluindo a de cana de açúcar, e o comércio e o setor de serviços, principalmente, o público, também são importantes impulsionadores da economia local. A população dos dois municípios juntos é de quase 45 mil pessoas.

Hoje, a CDL Samavi tem 164 associados, que contam com uma sede ampla – inaugurada em 2016, mas em fase de beneficiamento – e o apoio de serviços de proteção ao crédito (SPC Brasil), da Junta Comercial da Bahia (Juceb) e de certificação digital. A entidade cedelista tem parceria com o Sebrae Bahia, por meio da qual capacita empreendedores e colaboradores das empresas locais. Entre os vários cursos já ministrados, destaque para o Empretec; Gestão financeira – do controle à decisão; Gestão de estoques; e Atendimento ao cliente.

“Nos últimos anos, a nossa entidade promoveu importantes eventos, como o Seminário Regional de Marketing, e campanhas sazonais, como o Liquida Bahia e as promoções de final de ano. Tivemos também três edições da Oficina do Empreendedor, que na prática foi uma ação de responsabilidade social. Em parceria com o Sebrae e as prefeituras de São Félix do Coribe e Santa Maria da Vitória, a CDL ofereceu qualificou os funcionários de nossos associados, bem como todos aqueles que almejavam aperfeiçoamento profissional, reforçando assim a economia local”, relata Ciro Ávila.

Segundo o presidente da CDL Samavi os eventos foram realizados com a intenção de qualificar, orientar e renovar a visão daqueles que trabalham no dia a dia do comércio.

“Apresentamos ferramentas que auxiliam os empresários e sua equipe na busca de melhores resultados”, acrescenta o dirigente.

A entidade busca ainda ter um diálogo próximo com a sociedade e seus representantes nos poderes públicos.

“Estamos em constante contato com as autoridades locais em busca de melhorias para o comércio e toda sociedade”, conclui Ávila.

Voo de ultraleve asa delta (Foto: Marco Athayde/Grupo Projecta Comunicação)
Compartilhe:
Relacionadas
Integra CNDL

Convenção de Comércio e Serviços aborda inovação e tecnologia

Com o tema “Future-se”, especialistas da área irão abordar tópicos como economia, sustentabilidade, transformação digital, vendas, inovação, cenário econômico e sucessão familiar ao longo. Compartilhe:
Integra CNDL

CNDL e FCDL SC reúnem mais de 200 líderes empresariais em Florianópolis

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Federação (FCDL SC) realizaram na manhã de hoje (30), em Florianópolis, o segundo… Compartilhe:
Integra CNDL

CDL/BH celebra 62 anos com um objetivo: fazer de BH o melhor lugar para se empreender e viver

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) completa hoje, dia 28 de junho, 62 anos de vida A entidade chega à nova idade com novidades e um propósito: fazer da capital o melhor para se viver e empreender. Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.