Movimento Varejo

Cinco dicas para aproveitar o início do ano e atrair novos clientes

Donos de pequenos negócios devem conhecer bem o perfil do seu potencial cliente

O início de um novo ano é um bom momento para se planejar e construir estratégias que podem fazer a diferença no sucesso do seu negócio. A prospecção de novos clientes, por exemplo, deve fazer parte da rotina da empresa e, se bem planejada, é capaz de gerar resultados positivos ao longo do ano.

Os donos de pequenos negócios devem ficar atentos às oportunidades de vendas que aparecem no começo do ano e aproveitá-las para fidelizar novos clientes. Para isso, o empreendedor deve se manter atualizado sobre o mercado em que atua e não deixar de acompanhar as tendências. Também é importante conhecer bem o perfil do seu consumidor para atrair o público certo para o negócio.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) listou cinco dicas para ajudá-lo a encontrar mais pessoas interessadas em adquirir seus produtos e serviços.

Aproveite o clima de renovação

O começo do ano traz um espírito de renovação, com muitas pessoas estabelecendo metas e propondo mudanças de hábitos e comportamentos. Mostre os benefícios dos seus produtos ou serviços que são voltados para a melhoria da vida das pessoas, principalmente em segmentos como educação, academia e alimentação. Na hora de se comunicar com seu potencial cliente, estabeleça uma ligação entre o propósito do seu produto ou serviço e os desejos dele.

Mantenha a saúde do seu caixa

Essa parte do ano costuma ser de muitas obrigações financeiras para os consumidores (IPVA, IPTU, escola dos filhos etc.). É preciso se preparar para negociar preços e dar descontos que ajudem a girar o seu estoque mais rápido. Além disso, sempre que possível, faça compras com prazo maior para ter mais tempo para a venda e priorize o giro de caixa. Tenha em mente que o importante é manter a saúde do seu caixa.

Monte um calendário anual e fique atento às datas comemorativas

O planejamento é fundamental para qualquer negócio. Se você ainda não montou um calendário de ações para o ano, faça pelo menos uma previsão para os próximos seis meses. A ideia é prever as principais ações, em especial as datas comemorativas relevantes para o seu negócio. No segmento do comércio, geralmente há uma leve queda no movimento próximo a grandes feriados. Nesse contexto particular, as ações devem ser voltadas para aqueles que não vão viajar para os destinos turísticos mais procurados.

Tenha presença digital

A internet faz parte de qualquer estratégia para alcançar clientes, mesmo para quem tem apenas um ponto comercial físico. É preciso escolher quais canais serão utilizados para promover o seu negócio e pensar em conteúdos atrativos, por meio de um bloge-mail marketing e até mesmo aplicativos de mensagens, como WhatsApp. Existem diversas ferramentas disponíveis no meio digital e muitas delas são gratuitas.

Conheça bem o seu potencial cliente e estruture um bom relacionamento

Para atrair novos clientes, é imprescindível conhecer bem o seu público-alvo. Elabore a sua persona (representação fictícia do cliente ideal do negócio, a partir de dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes) e acompanhe as novidades da concorrência para ter uma comunicação mais efetiva com quem realmente tem interesse no seu produto ou serviço. Não se esqueça de que ter uma boa comunicação e relacionamento com seus clientes gera mais confiança, aumentando a credibilidade do seu empreendimento e as chances de fazer novos negócios. Para estruturar um bom relacionamento com seu público-alvo, você pode usar ferramentas de automatização de contato com o cliente, conhecidas como Customer Relationship Management (CRM). Também pode realizar pesquisas dentro da empresa ou na internet para captar informações que ajudem a atrair o potencial consumidor para o seu negócio.

Relacionadas
Movimento Varejo

Por que fazer a gestão da carteira de clientes com a Inteligência de Vendas?

A carteira de clientes é uma estratégia de relacionamento entre empresa e clientes que aumenta as chances de um bom atendimento e as taxas de fidelização.
Movimento Varejo

Professora “Tik Toker” conta como deslanchou após fazer vídeos para a plataforma “de dancinhas”

Com décadas no mercado de aulas de espanhol, empreendedora faz parte dos mais de 600 mil atendidos pelo Sebrae nos últimos dois anos em busca de transformação digital
Movimento Varejo

DORITOS®, ANTRA e TODXS promovem ação em benefício de pessoas trans

Com início no Dia Nacional da Visibilidade Trans, marca e parceiros dão continuidade ao movimento #RespeitaMinhaIdentidade para promover ação popular em benefício de pessoas trans e travestis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.