Tendências e Inovação

Como se destacar com merchandising na prática?

Julio Bastos: “O promotor bem capacitado, com a definição correta de KPI’s e formulários de pesquisa se torna a peça fundamental para tomada de decisão”
Foto: divulgação

Com o mercado competitivo, garantir boas vendas pode ser um grande desafio para muitas empresas. Uma das estratégias é ter planejamento para promover um produto no local e tempo adequados com preço atrativo. E como explorar da melhor forma o merchandising para se destacar?

Para Julio Bastos, head comercial da Gi Group Brasil, agência de marketing promocional, a dica principal é ouvir quem está no ponto de venda. “Desta forma, é possível elaborar dentro dos indicadores-chave de desempenho (KPI´s) o acompanhamento alguns itens que tragam a vivência do promotor ou qualquer outro profissional que esteja em contato direto com o shopper. Só assim a tomada de decisão terá a agilidade necessária”, orienta.

O caminho para se diferenciar é pensar sempre em quais informações são relevantes para que a estratégia interna possa ser alterada ou revista, como o que faz o olhar do consumidor brilhar no PDV (ponto de venda), qual o melhor material a ser utilizado e como formar vendedores embaixadores da marca. “O promotor bem capacitado, com a definição correta de KPI’s e formulários de pesquisa se torna a peça fundamental para tomada de decisão e, com isso, proporciona a diferenciação dos demais concorrentes”, complementa o head de vendas.

Usar a positivação em PDV de maneira estratégica gera visibilidade do produto em um formato que atraia a atenção do consumidor, desde uma experiência de gôndola interativa, comunicação clara e/ou fazer o caminho do cliente com cross de produtos, por exemplo, deixar vinho e queijo próximos ou macarrão e molho de tomate. “E ressalto que positivação nem sempre é material físico, muitas vezes é uma execução do promotor com o próprio produto”, explica Bastos.

Ter um calendário promocional é outra estratégia bastante eficaz. “Sem sombra de dúvidas as datas comemorativas ou próximas de recebimento de salários são oportunas para ações de recompra, compre e ganhe, uso de positivação forte para atrair atenção e demonstração/degustação em conjunto com a data aumentam as chances de venda”, reforça. “A observação prática é o melhor termômetro para entender o comportamento, vem do ca mpo, do olhar de quem está ali com o shopper no dia a dia”, finaliza Julio.

Compartilhe:
Relacionadas
Tendências e Inovação

Omnichannel: estratégia é solução para empresas e e-commerces no Brasil

De acordo com uma pesquisa realizada pela All In e Social Miner em conjunto com a Opinion Box em março de 2021, 60% dos brasileiros disseram comprar de forma híbrida (online e loja física) e 16% responderam que a primeira compra online foi em 2020. Compartilhe:
Tendências e Inovação

Os segredos para ser um líder de sucesso

Para entender as habilidades que um líder precisa para realizar uma boa gestão, a Revista Varejo S.A. conversou com Caio Cunha. Compartilhe:
Tendências e Inovação

Três aplicações eficientes e modernas que podem melhorar a competitividade do varejo

A tecnologia é capaz de tornar o modelo de varejo mais competitivo e lucrativo, além de garantir que os negócios se atualizem e não sejam excluídos do mercado por falta de inovação. Não à toa, sua aplicação em torno da automação de processos em busca de mais eficiência foi batizada como Quarta Revolução Industrial. E, após tantos avanços, ainda há o que ela pode contribuir para melhorar a competitividade das empresas que compõem o ecossistema do consumo e, também, o setor como um todo. Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.