Empreendedorismo Jovem

Coordenadores das CDLs Jovem se reúnem em Brasília

Foto: Divulgação/CDL Jovem

O encontro foi realizado junto com o V Fórum Nacional do Comércio

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem realizou, na última terça-feira (28), o primeiro encontro presencial depois de um ano e meio de covid-19. A reunião contou a presença de 35 coordenadores nacional e estaduais e membros de CDLs Jovens nos municípios e ocorreu junto com o V Fórum Nacional do Comércio (FNC), realizado na capital federal, nos dias 28 e 29/9. O encontro teve o objetivo de, entre outras coisas, planejar as ações de 2022.

“Com todos os cuidados de saúde e proteção ao coronavírus, realizamos uma reunião ampla que contou com a participação de convidados externos, tudo visando a troca de ideias, o networking e a proliferação de projetos”, conta Raphael Paganini, coordenador nacional da CDL Jovem”.

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, José César da Costa, prestigiou a reunião, bem como o presidente da CDL Distrito Federal (DF), Wagner Silveira, e secretário do Desenvolvimento Econômico do DF, Márcio Faria, que já fez participou da CDL Jovem do DF. “Queremos fortalecer o empreendedorismo jovem e inovador no país, e a CDL Jovem faz um importante trabalho neste sentido”, disse José César da Costa.

Durante o V FNC, a CDL Jovem Nacional montou um estande no espaço onde o maior encontro do varejo brasileiro foi realizado. No local, a coordenação nacional atendeu a presidentes de Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDLs) e de CDLs. “O nosso estande no FNC foi um sucesso. Tiramos algumas dúvidas sobre as ações e o funcionamento da CDL Jovem em nível estadual e municipal. Nosso objetivo é aumentar nossa capilaridade no Brasil. Além disso, mostramos de que forma o Inova Varejo pode agregar aos serviços prestados pelas CDLs de todo o Brasil”, relata Paganini.

Wagner Silveira (esq.), Márcio Faria, José César da Costa e Raphael Paganini

Ações 2022
Atualmente, os dois principais projetos liderados pela CDL Jovem, em nível nacional, são o Dia Livre de Impostos (DLI) – grande campanha de conscientização sobre a alta carga tributária brasileira – e o Inova Varejo (IV) – iniciativa que ajuda empresas de micro e pequeno porte a inovarem sem gastar muito.

“O Inova Varejo pode ser a virada de chave digital, o que é importantíssimo para a sustentabilidade das empresas brasileiras. Por meio de curadoria para o sistema varejista, o projeto promove inovação e tecnologia com um custo baixo”, destaca Paganini, acrescentando ainda que ficou decidido que o IV terá um gestor de comunidades de redes sociais em 2022.

O grupo decidiu ainda que em novembro deste ano será realizado o primeiro encontro presencial do Inova Varejo. O evento piloto vai ocorrer na capital mineira, Belo Horizonte, onde fica uma das CDLs Jovem mais atuante do país. O encontro será direcionado para os associados da entidade mineira.

Já o DLI volta a ser presencial, mas sem tirar o pé do virtual. “Não vamos abandonar as ações online, pois esta é uma conquista que se só fortalece o DLI, alcançando um público maior”, diz o coordenador nacional.

O presidente da CNDL durante o encontro da CDL Jovem

Juntos somos mais fortes
A reunião também serviu para aproximar as lideranças nacional, estaduais e municipais da CDL Jovem. “Tem muita gente nova, e este é um momento para termos mais contatos e conhecer a realidade e as necessidades de cada lugar. Esta escuta nos permitirá ser mais assertivos”, garante o coordenador nacional da CDL Jovem.

Outra meta da CDL Jovem para o próximo ano é fechar parcerias com o Sebrae, a fim de fortalecer o empreendedorismo jovem e engajar as CDLs Jovem espalhadas pelos municípios brasileiros.

No encontro, foi anunciada ainda a criação da CDL Jovem Rio de Janeiro. “A abertura da CDL Jovem na capital do Rio de Janeiro, segundo maior centro econômico do país, é um passo importante”, comemorou Raphael Paganini.

Compartilhe:
Relacionadas
Empreendedorismo Jovem

Inova on the road: lições de um gigante do varejo mineiro

Vinícius Aroeira, diretor de Tecnologia do Grupo Super Nosso, leva a experiência de digitalização de um dos maiores supermercados do Brasil aos… Compartilhe:
Empreendedorismo Jovem

Inova Varejo faz seu primeiro evento presencial

O Inova on the Road vai conectar lojistas com as soluções do varejo digital . Encontro será o primeiro de uma série de eventos. No próximo… Compartilhe:
Empreendedorismo Jovem

Pequenos negócios podem aumentar as vendas com as Lives de Comércio

Segundo dados da empresa Green Proposition FZE, somente através do Live Commerce, a China fechou o ano de 2020 com um faturamento total de 220 milhões de dólares, um crescimento de 19% em relação a 2019. Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.