Especialista destaca o potencial da IA para aumentar vendas no Dia dos Pais
Tecnologia pode ajudar a impulsionar receitas, personalizar ofertas e otimizar operações, aprimorando a experiência do cliente
Shutterstock
A inteligência artificial (IA) está cada vez mais ganhando terreno na vida e no dia a dia das pessoas. Nos negócios – e nas vendas – o potencial desta tecnologia não pode ser ignorado. Estudo realizado pela consultoria McKinsey aponta que as companhias que investem em IA apresentam um aumento de receita de 3% a 15% e um crescimento de ROI de vendas de 10% a 20%. Em datas comemorativas, como o Dia dos Pais, utilizar as vantagens que a IA oferece pode ser uma grande oportunidade para ampliar as vendas.
“Em uma primeira análise, por exemplo, a tecnologia pode ser usada para o contato direto com o consumidor. Os chatbots, assistentes virtuais ou ferramentas de autoatendimento são exemplos de inteligência artificial. Elas ajudam a interagir, engajar o cliente, sem necessitar de uma pessoa para fazer o serviço”, explica Andrea Rios, especialista em Omnichannel, vendas e marketing, fundadora da Orcas e professora convidada no MBA da Fundação Getúlio Vargas.
A IA pode ajudar no Dia dos Pais, principalmente em diferentes áreas, como experiência do cliente, crescimento e produtividade. A tecnologia está ampliando e facilitando a coleta e a utilização de dados. Para a realização de indicações e ofertas personalizadas, ela é extremamente útil. “Imagine só que você quer ampliar as vendas, ter mais assertividade na comunicação com seus clientes. Por meio da IA é possível indicar produtos e serviços baseados no comportamento individual do cliente e em seu histórico de compras. Em datas comemorativas, como o Dia dos Pais, esta possibilidade é extremamente valiosa e auxilia na escolha do presente”, pontua Andrea.
Para as equipes de vendas, a IA também ajuda a usar dados, trazendo ideias que ajudam o time a encontrar os produtos e soluções certas para os clientes. Ela também reduz o tempo gasto em tarefas operacionais, como a inserção de informações de vendas e transações, aumentando o tempo disponível para estar junto com os clientes e atrair novas pessoas para a marca. “Isso amplia a eficácia das operações. Sabemos que muitas pessoas deixam as compras para a véspera das datas, que muitas lojas e shoppings ficam lotados. Se a realização dos pagamentos, de ‘passar as compras’ e fazer o controle de estoque se torna mais simples, colaboradores e clientes economizam tempo. Consequentemente, a experiência do consumidor melhora muito”, esclarece a especialista.
Exemplos de sucesso
Diferentes empresas já estão aproveitando as funcionalidades da IA para ampliar seus resultados. A implementação de sistemas de IA está se tornando cada vez mais simples e acessível. Pesquisas apontam que mais de 20% dos orçamentos direcionados para tecnologia das empresas estão sendo aplicados em IA.
A gigante Procter & Gamble, por exemplo, está usando a IA para entender melhor o comportamento do consumidor. Os sistemas da empresa analisam redes sociais, avaliações feitas na internet, entre uma série de outras informações para detectar desejos das pessoas que ainda não foram atendidos, além de outros aspectos de consumo que podem vir a se tornar tendências. “Esta novidade está ajudando a empresa inclusive a lançar novos produtos que são alinhados ao que os clientes procuram. Desta forma, a aceitação e a receptividade aos lançamentos tende a ser muito maior”, conta Andrea Rios.
Outro exemplo é a PepsiCo, negócio que vem utilizando de forma sábia a inteligência artificial. Por meio do uso de dados e do machine learning, a companhia consegue prever a demanda do consumidor, o que permite combinar a produção a essas necessidades, evitando desperdícios ou a falta de estoque. “Assim, os produtos são fabricados e ficam disponíveis nos locais necessários, combinando a oferta e a demanda”, afirma a especialista em vendas e marketing.
A inteligência artificial está se tornando uma ferramenta indispensável para o sucesso comercial. Empresas que adotam essa tecnologia não apenas veem um aumento nas receitas, mas também melhoram significativamente a experiência do cliente. Em datas comemorativas, como o Dia dos Pais, a IA oferece uma oportunidade única para entender e atender às necessidades dos consumidores de maneira personalizada e eficiente. Com a contínua evolução da IA, o futuro das vendas promete ser ainda mais promissor e dinâmico, beneficiando tanto empresas quanto clientes.