Integra CNDL

Jair Bolsonaro participa da solenidade da 56ª CNCL

Jair Bolsonaro e José Carlos da Costa, ao centro, e os presidentes das FCDLs
José César da Costa e Jair Bolsonaro, ao centro

O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou da cerimônia de abertura da 56ª Convenção Nacional do Comércio Lojista (CNCL), realizada na noite desta sexta-feira (13), em Campos do Jordão (SP). Bolsonaro foi agraciado com o Prêmio Mérito Lojista, que há 42 anos reconhece as personalidades que se destacaram em suas atividades pelo desenvolvimento do setor de Comércio e Serviços. O presidente recebeu o Troféu Deusa da Fortuna das mãos do presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa.

Esta é a primeira vez que um presidente da República participa de uma Convenção Nacional. Jair Bolsonaro agradeceu a todo o Sistema CNDL pelo reconhecimento e anunciou uma conquista na batalha pela redução dos preços dos combustíveis.

“Hoje, ajuizamos uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) [para reduzir o valor]. A ação caiu nas mãos do ministro André Mendonça, que com total isenção deferiu a liminar, de modo que o ICMS do diesel tem que ser uniforme em todo o Brasil. Se o plenário do STF ratificar, não vai existir mais isso de cada estado ter um percentual diferente, além de dar previsibilidade e reduzir os preços”, anunciou Jair Bolsonaro.

Jair Bolsonaro ergue o Troféu Deusa da Fortuna

Em seu discurso, o presidente da CNDL destacou que a presença do presidente da República na CNCL é um reconhecimento do setor de comércio e serviços como força motriz para o desenvolvimento de país. Costa listou ainda algumas das ações do Governo Federal que beneficiaram o empreendedorismo brasileiro, em especial as empesas de comércio e serviços.

“As medidas adotadas neste governo, principalmente durante a pandemia, como a modernização das relações trabalhistas, a liberação de crédito com o Pronampe e o parcelamento de dívidas e isenções tributárias, garantiram a manutenção de milhares de empresas e de milhões de empregos em todo o país. A lei da Liberdade Econômica, desburocratizou processos e fortaleceu a livre inciativa”, afirmou o presidente da CNDL.

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de São Paulo (FCDL-SP), Maurício Stainoff, entregou para o presidente da República o livro “CNDL 60 anos – A história da maior representante do varejo do Brasil”, publicação produzida para marcar o jubileu de diamante da Entidade. Em sua fala, parabenizou Bolsonaro pelas medidas em favor do setor.

Lideranças do setor de comércio e serviços

“É fácil governar quando a economia do mundo vai bem e infla as velas da nosa economia. Difícil é governar um país onde você atravessa várias tempestades. Isso não é missão para qualquer um. É para um líder que constroí. Obrigada presidente por sua liderança e coragem”, disse Maurício Stainoff.

O líder do Sistema CNDL falou sobre a importância do diálogo entre governo e setor produtivo e ressaltou o tamanho do Sistema CNDL. “Nosso Sistema é composto por mais de 500 mil empresas associadas, representamos 5% do PIB nacional, um milhão e meio de pontos de vendas, geramos mais de 4,6 milhões de empregos, um sistema que se comunica com aproximadamente 180 milhões de cidadãos, por meio de nossos associados, colaboradores e clientes”, apontou José César da Costa.

Pandemia
Bolsonaro falou sobre o Auxílio Emergencial, que socorreu milhões de brasileiros que se viram sem renda de uma hora para outra com as restrições sanitárias impostas pelos governos estaduais e municipais, por conta da pandemia da covid-19.

Presidente da República agradece o Sistema CNDL por tê-lo condecorado com o Prêmio Mérito Lojista

“Este povo com fome iria para as ruas e teríamos com toda a certeza problemas graves no nosso país, como por exemplo, invasões a supermercados. E então, agilizamos o Auxílio Emergencial, que ajudou na roda da economia”, destacou o presidente do Brasil.

Jair Bolsonaro destacou o aumento do volume de água nos reservatórios brasileiros e os investimentos em energia solar e eólica, impactando no crescimento da produção de energia limpa no Brasil, segundo informou. Comentou ainda sobre a inflação e o impacto da guerra Rússia x Ucrânia na economia brasileira.

Autoridades
Também estiveram presentes na cerimônia o ministro-chefe da Secretaria-Geral e General de Exército, Luiz Eduardo Ramos; o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim; os ex-ministros Tarcísio Freitas e Marcos Pontes; o prefeito de Campos do Jordão, Marcelo Padovan; o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melles; e os deputados federais Carla Zambelli, Efraim Filho, General Pernelli e Marco Bertaiolli.

Carlos Melles falou sobre a importância das micro e pequenas empresas (MPEs) para o país. “Segundo o último Caged, as MPEs geraram perto de 90% dos empregos criados no Brasil no último mês”, destacou o presidente do Sebrae.

Efraim Filhos também foi agraciado com o Prêmio Mérito Lojista

Prestigiaram ainda a cerimônia os presidentes das instituições que compõem a União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços (Unecs), da qual a CNDL: Leonardo Miguel Severini, da ABAD; João Carlos Galassi, da ABRAS; Paulo Eduardo Guimarães, da AFRAC; Geraldo Defalco, da ANAMACO; e Alfredo Cotait, da CACB.

Mérito Lojista
O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços (FCS), Efraim Filho, também foi agraciado com o Prêmio Mérito Lojista, na manhã desta sexta-feira. José César da Costa entregou a estatueta Deusa da Fortuna ao parlamentar.

Efraim Filho agradeceu o reconhecimento e parabenizou os organizadores da 56ª CNCL, realizada pela CNDL e a FCDL-SP, pela escolha do tema, tão alinhado com os desafios atuais do mercado.

“Quero parabenizar a cada um de vocês, pois sabemos do esforço que foi feito para fazer esta travessia (pandemia), muitas vezes com ‘água pelo nariz’, sufocado, mas mantendo as portas abertas e gerando oportunidades e garantindo o emprego de pais e mães de família, que precisavam colocar o pão na mesa da sua casa”, disse o deputado federal.

O parlamentar comentou sobre os projetos que beneficiaram os empreendedores brasileiros, como a desoneração da folha de pagamento, o Pronampe e o Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (Peac) com fundo garantidor. “Estas iniciativas deram um fôlego de crédito em um momento crítico como o da pandemia, e conseguimos reverter o cenário de bancos de portas fechadas para quem era empreendedor”, comentou.

No segundo dia da 56ª Convenção, que ocorre neste sábado (14), a partir das 8h30, estão previstas as palestras “O impacto da liderança e da tecnologia no varejo”, com Lisiane Lemos e Kenneth Corrêa, e “Propósito e o Novo Código da Cultura, com José Salibi e Sandro Magaldi. O evento será transmitido ao vivo no canal da CNDL no YouTube.

Confira mais algumas fotos da solenidade de abertura:

Fotos: Douglass Fagundes e Fábio Machado

Relacionadas
Integra CNDL

CDL Florianópolis promove a 13ª edição do Mentor Experience: “Como desenvolver empresas e equipes ágeis”

Evento presencial do Núcleo de Estratégias Empresariais da CDL Florianópolis será no dia 27
Integra CNDL

CDL Jovem e Sebrae vão realizar o 1° Festival de Comida de Boteco

Evento será realizado em abril e está em fase final de formatação.
Integra CNDL

CDL Florianópolis recebe visita da CDL de Jaraguá do Sul em imersão pelo ecossistema de inovação da Capital

Encontro proporcionou intercâmbio de experiências sobre Inovação entre CDL Florianópolis e CDL de Jaraguá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.