Integra CNDL

Jair Bolsonaro participa da solenidade da 56ª CNCL

Jair Bolsonaro e José Carlos da Costa, ao centro, e os presidentes das FCDLs
José César da Costa e Jair Bolsonaro, ao centro

O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou da cerimônia de abertura da 56ª Convenção Nacional do Comércio Lojista (CNCL), realizada na noite desta sexta-feira (13), em Campos do Jordão (SP). Bolsonaro foi agraciado com o Prêmio Mérito Lojista, que há 42 anos reconhece as personalidades que se destacaram em suas atividades pelo desenvolvimento do setor de Comércio e Serviços. O presidente recebeu o Troféu Deusa da Fortuna das mãos do presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa.

Esta é a primeira vez que um presidente da República participa de uma Convenção Nacional. Jair Bolsonaro agradeceu a todo o Sistema CNDL pelo reconhecimento e anunciou uma conquista na batalha pela redução dos preços dos combustíveis.

“Hoje, ajuizamos uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) [para reduzir o valor]. A ação caiu nas mãos do ministro André Mendonça, que com total isenção deferiu a liminar, de modo que o ICMS do diesel tem que ser uniforme em todo o Brasil. Se o plenário do STF ratificar, não vai existir mais isso de cada estado ter um percentual diferente, além de dar previsibilidade e reduzir os preços”, anunciou Jair Bolsonaro.

Jair Bolsonaro ergue o Troféu Deusa da Fortuna

Em seu discurso, o presidente da CNDL destacou que a presença do presidente da República na CNCL é um reconhecimento do setor de comércio e serviços como força motriz para o desenvolvimento de país. Costa listou ainda algumas das ações do Governo Federal que beneficiaram o empreendedorismo brasileiro, em especial as empesas de comércio e serviços.

“As medidas adotadas neste governo, principalmente durante a pandemia, como a modernização das relações trabalhistas, a liberação de crédito com o Pronampe e o parcelamento de dívidas e isenções tributárias, garantiram a manutenção de milhares de empresas e de milhões de empregos em todo o país. A lei da Liberdade Econômica, desburocratizou processos e fortaleceu a livre inciativa”, afirmou o presidente da CNDL.

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de São Paulo (FCDL-SP), Maurício Stainoff, entregou para o presidente da República o livro “CNDL 60 anos – A história da maior representante do varejo do Brasil”, publicação produzida para marcar o jubileu de diamante da Entidade. Em sua fala, parabenizou Bolsonaro pelas medidas em favor do setor.

Lideranças do setor de comércio e serviços

“É fácil governar quando a economia do mundo vai bem e infla as velas da nosa economia. Difícil é governar um país onde você atravessa várias tempestades. Isso não é missão para qualquer um. É para um líder que constroí. Obrigada presidente por sua liderança e coragem”, disse Maurício Stainoff.

O líder do Sistema CNDL falou sobre a importância do diálogo entre governo e setor produtivo e ressaltou o tamanho do Sistema CNDL. “Nosso Sistema é composto por mais de 500 mil empresas associadas, representamos 5% do PIB nacional, um milhão e meio de pontos de vendas, geramos mais de 4,6 milhões de empregos, um sistema que se comunica com aproximadamente 180 milhões de cidadãos, por meio de nossos associados, colaboradores e clientes”, apontou José César da Costa.

Pandemia
Bolsonaro falou sobre o Auxílio Emergencial, que socorreu milhões de brasileiros que se viram sem renda de uma hora para outra com as restrições sanitárias impostas pelos governos estaduais e municipais, por conta da pandemia da covid-19.

Presidente da República agradece o Sistema CNDL por tê-lo condecorado com o Prêmio Mérito Lojista

“Este povo com fome iria para as ruas e teríamos com toda a certeza problemas graves no nosso país, como por exemplo, invasões a supermercados. E então, agilizamos o Auxílio Emergencial, que ajudou na roda da economia”, destacou o presidente do Brasil.

Jair Bolsonaro destacou o aumento do volume de água nos reservatórios brasileiros e os investimentos em energia solar e eólica, impactando no crescimento da produção de energia limpa no Brasil, segundo informou. Comentou ainda sobre a inflação e o impacto da guerra Rússia x Ucrânia na economia brasileira.

Autoridades
Também estiveram presentes na cerimônia o ministro-chefe da Secretaria-Geral e General de Exército, Luiz Eduardo Ramos; o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim; os ex-ministros Tarcísio Freitas e Marcos Pontes; o prefeito de Campos do Jordão, Marcelo Padovan; o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melles; e os deputados federais Carla Zambelli, Efraim Filho, General Pernelli e Marco Bertaiolli.

Carlos Melles falou sobre a importância das micro e pequenas empresas (MPEs) para o país. “Segundo o último Caged, as MPEs geraram perto de 90% dos empregos criados no Brasil no último mês”, destacou o presidente do Sebrae.

Efraim Filhos também foi agraciado com o Prêmio Mérito Lojista

Prestigiaram ainda a cerimônia os presidentes das instituições que compõem a União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços (Unecs), da qual a CNDL: Leonardo Miguel Severini, da ABAD; João Carlos Galassi, da ABRAS; Paulo Eduardo Guimarães, da AFRAC; Geraldo Defalco, da ANAMACO; e Alfredo Cotait, da CACB.

Mérito Lojista
O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços (FCS), Efraim Filho, também foi agraciado com o Prêmio Mérito Lojista, na manhã desta sexta-feira. José César da Costa entregou a estatueta Deusa da Fortuna ao parlamentar.

Efraim Filho agradeceu o reconhecimento e parabenizou os organizadores da 56ª CNCL, realizada pela CNDL e a FCDL-SP, pela escolha do tema, tão alinhado com os desafios atuais do mercado.

“Quero parabenizar a cada um de vocês, pois sabemos do esforço que foi feito para fazer esta travessia (pandemia), muitas vezes com ‘água pelo nariz’, sufocado, mas mantendo as portas abertas e gerando oportunidades e garantindo o emprego de pais e mães de família, que precisavam colocar o pão na mesa da sua casa”, disse o deputado federal.

O parlamentar comentou sobre os projetos que beneficiaram os empreendedores brasileiros, como a desoneração da folha de pagamento, o Pronampe e o Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (Peac) com fundo garantidor. “Estas iniciativas deram um fôlego de crédito em um momento crítico como o da pandemia, e conseguimos reverter o cenário de bancos de portas fechadas para quem era empreendedor”, comentou.

No segundo dia da 56ª Convenção, que ocorre neste sábado (14), a partir das 8h30, estão previstas as palestras “O impacto da liderança e da tecnologia no varejo”, com Lisiane Lemos e Kenneth Corrêa, e “Propósito e o Novo Código da Cultura, com José Salibi e Sandro Magaldi. O evento será transmitido ao vivo no canal da CNDL no YouTube.

Confira mais algumas fotos da solenidade de abertura:

Fotos: Douglass Fagundes e Fábio Machado

Relacionadas
Integra CNDL

Marcelo de Souza e Silva é eleito presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae MG

Ele assumirá o cargo em janeiro de 2023, para um mandato de quatro anos.
Integra CNDL

Marcos Bittencourt é eleito presidente da CDL Joinville

O empresário Marcos Antônio Bittencourt foi eleito para assumir a presidência da CDL de Joinville no biênio 2023-2024.
Integra CNDL

Balneário Camboriú sediará a 57ª Convenção Nacional do Comércio Lojista

Também se candidataram as cidades do Rio de Janeiro (RJ) e de Caldas Novas (GO). A cidade catarinense recebeu 78,57% dos votos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.