Movimento Varejo

Mega varejistas terão que tirar slogan de ‘entrega mais rápida’

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) pediu a alteração de anúncios das varejistas Magazine Luiza , Americanas e Mercado Livre , que alegavam realizar a “entrega mais rápida do Brasil”. A informação foi antecipada pelo blog do Lauro Jardim, do GLOBO.

Segundo a assessoria do Conar, o código de ética do órgão prevê que peças publicitárias precisam de embasamento para sustentar uma alegação de superioridade em suas campanhas, por meio de pesquisa de um instituto considerado idôneo pelo Conselho de Ética da organização.

Nos três processos, as varejistas apresentaram pesquisas ao Conar para justificar a afirmação de entrega mais rápida do país. Mas a relatora do processo pediu que os três anúncios fossem alterados por considerar necessário que as alegações sejam explicadas com mais detalhes.

No entendimento do órgão, as empresas precisam também fornecer ao consumidor fácil acesso aos dados da pesquisa por meio dos anúncios, a fim de que este possa comprovar a veracidade e honestidade daquela informação. Entenda os processos

Os três processos no Conar foram movidos pelas varejistas e ainda não transitam em julgado, ou seja, possuem a decisão do julgamento pelo órgão, mas é passível de recurso pelos anunciantes.

Ainda assim, a decisão do Conar em primeira instância deve ser cumprida de imediato pelas empresas.

No final do ano passado, o Mercado Livre representou queixa no órgão contra o Magazine Luiza sobre a alegação da varejista de ter “A entrega mais rápida do Brasil” e também contra a B2W, marca comercial das Lojas Americanas, a respeito do slogan “A maior Black Friday com a entrega mais rápida do Brasil”.

No início deste ano, um processo contra o Mercado Livre foi aberto após denúncia da Magazine Luiza, questionando a alegação de “envio mais rápido do Brasil”.

Procurados pelo GLOBO, a B2W, Magazine Luiza e Mercado Livre ainda não responderam.

Fonte: Exame

Compartilhe:
Relacionadas
Movimento Varejo

Chegada do frio abre oportunidade para turismo de inverno no país

Entre os segmentos que podem se beneficiar da estação, o turismo se destaca na temporada, beneficiando várias atividades econômicas da cadeia produtiva. O período, que também é marcado pelas férias escolares de julho, é um momento propício para famílias e casais que desejam viajar. Os destinos mais procurados são as cidades mais frias do Sul e Sudeste do país, que exploram atrativos locais para atrair turistas de outras cidades, mas também moradores das próprias localidades. Compartilhe:
Movimento Varejo

Nove em cada dez shoppings adotam ambientes pet friendly

O setor de shopping centers aderiu a tendência pet friendly e promoveu inúmeras ações e serviços com o objetivo de tornar os seus espaços cada vez mais adequados e harmônicos aos animais domésticos. Segundo o Boletim Tendências e Oportunidades, da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 9 em cada 10 shoppings os pets são permitidos e podem passear na companhia dos seus melhores amigos. Compartilhe:
Movimento Varejo

AmPm aposta em novo conceito de loja e atendimento omnichannel

Com lojas mais eficientes e com um novo mix de produtos, a rede de lojas de conveniência AmPm está apostando no conceito de alimentação completa, com padaria, adega, minimercado e beer cave. A nova unidade foi lançada no bairro de Moema, zona sul de São Paulo. Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.