Movimento Varejo

Mix ideal de produtos: 4 dicas para definir sem erros

Por Wan Ming Chung*

A definição do mix ideal de produtos de um varejo é fundamental para o sucesso do negócio. Afinal, a escolha destes produtos equivale a mais vendas e fidelização dos clientes.

Mas embora pareça fácil realizar essa definição, a combinação inicial nem sempre é a mais assertiva. Isso porque, existe uma série de variáveis que podem apoiar a definição do mix ideal de produtos — e o comportamento do consumidor é essencial para o sucesso do seu portfólio.

Para ficar mais claro quais são estas variáveis, separei 4 dicas importantes para a definição do mix ideal de produtos. São elas:

1 – Conheça seu cliente
Parece óbvio, mas estudar o público-alvo é o primeiro passo e um dos mais importantes para a definição do mix ideal de produtos. Essa análise também ajuda a criar ações de marketing e de fidelização mais relevantes, como campanhas com maiores chances de sucesso. Assim, a clientela terá à sua disposição tudo aquilo que deseja para fechar negócio.

2 – Analise o sell-out
Como parte da análise do item 1, é fundamental saber como cliente se comporta. Com base nesse levantamento, é possível direcionar o mix ideal exato, com produtos específicos e na quantidade ideal, para cada ponto de venda.

Com esta estratégia, o negócio consegue obter vantagens, como:

• Garantir disponibilidade contínua dos produtos;
• Ganhar capilaridade (abrangência de mercado);
• Vender itens que tradicionalmente permaneceriam estagnados em estoque;
• Aumentar a fidelidade do cliente.

3 – Observe a sazonalidade
A sazonalidade é um dos fatores que aumentam a necessidade de modificar o mix ideal de produtos. Datas excepcionais, como Natal, Dias das Mães, Páscoa e Black Friday, quase sempre trazem possibilidades comerciais que não podem ser deixadas de lado.

4 – Fique de olho na concorrência
Durante a definição do seu catálogo de mercadorias, observar a movimentação da concorrência é, portanto, fundamental. No entanto, isso não significa imitar as empresas que competem com a sua. Na maioria das vezes, ao monitorar o que os seus concorrentes ofertam, algumas falhas podem ser percebidas. Essa é uma estratégia muito eficiente, pois é embasada em reação. Isso permite ficar sempre um passo (ou vários) à frente dos concorrentes.

O mix ideal de produtos bem elaborado traz ganhos para todos os elos da cadeia, pois faz com que a indústria se planeje melhor quanto à produção, comercialize os produtos com a melhor margem, enquanto que o varejo consegue entregar ao consumidor exatamente o que ele precisa, evitando rupturas.

Compartilhe:
Relacionadas
Movimento Varejo

Vendas do comércio varejistas crescem 1,2% e indicam retomada

Segundo a edição de setembro do Panorama do Comércio, depois do recuo observado em junho de 2021, o varejo voltou a registrar um resultado positivo no mês de julho. Compartilhe:
Movimento Varejo

Brasileiros querem fazer turismo nacional

Segundo a pesquisa Tomorrow’s Consumer, divulgada no primeiro dia de Latam Retail Show 2021, quase 60% dos brasileiros entre 60 e 80 anos desejam viajar pelo país Compartilhe:
Movimento Varejo

Abertura da Semana de Alimentação Fora do Lar tem clima de retomada com novidades

Diante de lideranças do setor e do poder público, Abrasel anunciou o Open Delivery, plataforma para facilitar a integração de pedidos que chegam por diversos sistemas. Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.