Tendências e Inovação

Paixão que movimenta a economia

Vendas de artigos esportivos no Brasil atingiram R$ 13 bilhões em 2018

A paixão do brasileiro por esportes não é novidade, mas é cada vez maior o gasto desses aficionados na hora de adquirir artigos do setor. Movido por essa paixão, o Brasil movimentou cerca de R$ 13 bilhõesno ano passado e a expectativa é que esse número aumente em 2019.

De acordo com uma pesquisa do The NPD Group, realizada com shoppers em todo o país, somente no comércio eletrônico, as vendas de tênis e roupas esportivas de 2016 a 2018 cresceram 29%. Segundo o levantamento, de 25% a 30% das compras on-line já são efetuadas pelo smartphone. No caso dos calçados, eles representam 28,4%. Já as compras pelo notebook ou computadores são responsáveis por 51,1% das vendas. Entre as roupas esportivas, o smartphone é responsável por 26,3% das vendas registradas, enquanto computadores ficam com 49,8%.

O economista do grupo, Cláudio Silva, acredita que esse crescimento está diretamente relacionado com a popularização das compras on-line. “Atualmente, os sites oferecem diversas opções de produtos de todas as cores e tamanhos. A experiência de comprar sem sair de casa está cada vez mais acessível e confortável depois da chegada dos smartphones”, afirma.

Ainda de acordo com a pesquisa, calçados tiveram alta de 26% nas vendas e as roupas, 38%. Para os brasileiros com renda acima de R$ 6.225, o e-commerce é o principal canal de compras (22%), com crescimento de 72% desde 2016. O estudo também revelou que 11% do faturamento de tênis é oriundo da venda do artigo para classes mais altas.

Apaixonado por esportes, o professor de educação física Breno Alexandre revela que comprar artigos esportivos pela internet faz parte da sua rotina. “Mensalmente, adquiro artigos esportivos. Os sites oferecem muito além do que encontramos em lojas físicas e com boas condições de pagamento e fretes, uma ótima experiência ao alcance do celular”.

Que tal investir no mercado esportivo? O comércio de artigos esportivos é uma excelente fonte de renda para os empreendedores. Além de ser bastante representativo no Brasil, esse mercado é abrangente e engloba diversos segmentos. Confira algumas dicas para fazer o seu negócio deslanchar.

Produtos de qualidade: um fator importante em relação à venda de itens esportivos é trabalhar com marcas confiáveis para garantir a segurança do cliente e oferecer produtos de alta durabilidade. Por isso, investir em revenda é um bom caminho para ganhar visibilidade no mercado, além de poupar gastos de produção.

Preço competitivo: nada melhor do que bons descontos para cativar o público e impulsionar o faturamento da loja. Fazer ações promocionais periodicamente gera inúmeras vantagens aos lojistas, como movimentação do estoque parado e fidelização de clientes.

Confiança: a reputação das lojas é elemento decisivo no comércio on-line. Dificilmente o cliente comprará de empresas com má reputação. Esse fator é ainda mais relevante quando o assunto é venda de artigos esportivos, uma vez que muitos produtos se relacionam com o bem-estar e a segurança dos clientes.

Datas relevantes: o mundo dos esportes é marcado por datas relevantes, como campeonatos, Olimpíadas e outros tipos de competição. Com base nisso, recomenda-se ficar de olho no calendário para criar campanhas promocionais temáticas e impulsionar as vendas durante esses períodos.

Mercado on-line: acompanhar as tendências do e-commerce é importante. Os marketplaces são ótimas opções para quem quer ganhar visibilidade nas vendas pela internet e alcançar um público-alvo mais abrangente. Esses canais, que estão em expansão no Brasil, funcionam como shopping centers on-line, contam com diversos lojistas e recebem milhões de visitantes mensais.

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