Políticas Públicas

Projeto de qualificação de lideranças do varejo chega a Porto Alegre

Usina do Gasometro é um dos pontos turísticos da capital gaúcha (Foto: Lucas Caraffini/Shutterstock)


Porto Alegre recebe, nesta quinta-feira (26), uma ação do Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), convênio firmado entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto une entidades e associados do Sistema CNDL e representantes do poder público em discussões em torno de questões essenciais para o desenvolvimento do setor varejista no país.

O evento tem como foco qualificar lideranças do varejo para a realização de ações de relacionamento institucional e governamental com foco no estímulo às articulações locais. Na prática, o PP 4.0 mobiliza líderes lojistas de maneira a garantir maior protagonismo do setor nas decisões que afetam diretamente seus negócios junto aos poderes Executivo e Legislativo.

O PP 4.0 vai acontecer no período da tarde, nas dependências do Hotel Plaza São Rafael, no Centro e vai abordar temas como o cenário eleitoral, protagonismo das lideranças varejistas, ética e associativismo. O evento faz parte da programação do 1º Encontro de Lideranças, promovido pela Federação varejista do Rio Grande do Sul.

O conteúdo apresentado no encontro está alinhado com os preceitos da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG), entidade parceira do Sistema CNDL e que dá apoio ao PP 4.0.

“O objetivo dessas palestras é fortalecer as lideranças por meio da qualificação em conceitos e premissas das relações institucionais e governamentais dentro do contexto associativista. É uma satisfação trazer o projeto para o Rio Grande do Sul, neste novo momento do Sistema CNDL no Estado”, explica o presidente da CNDL, José César da Costa.

“A atividade de relações institucionais e governamentais se mostra cada dia mais importante na defesa de interesses legítimos de qualquer segmento da sociedade. Esse tipo de ação é essencial para a consolidação de processos democráticos e melhoria da qualidade das decisões estatais”, acrescenta.

O projeto PP 4.0 já realizou 29 ações em 17 estados com mais de 3 mil lideranças qualificadas.

Especialistas conduzem ação
Eduardo Fayet, empresário, professor e especialista em RIG, é um dos especialistas que compõem o time de palestrantes do PP. 4.0. Ele revela que o foco da sua atuação no programa é equipar os líderes do setor com técnicas que podem ser utilizadas nas relações institucionais e governamentais nos seus estados.

“São práticas corriqueiras em um mercado livre que trata da relação da iniciativa privada com o Estado. Essas práticas atendem a interesses diversos que podem ir desde a liberação de um simples alvará até a formulação de políticas públicas mais fundamentais que vão impactar na produtividade do negócio”, explica.

Fayet diz que o Brasil ainda é uma democracia jovem e que é importante desenvolver essas práticas dentro dos referenciais de ética, moral e seguindo as leis vigentes no país. “As ações de RIG no meio empresarial são fundamentais para colocar as demandas de forma adequada e receber respostas adequadas. As empresas devem conhecer bem o cenário e o governo pode ajudar na regulação do ambiente competitivo”, alerta.

A advogada, Karoline Lima, que compõe a equipe de Relações Institucionais e Governamentais da CNDL, também conduzirá a qualificação de lideranças. Karoline destaca a importância da inciativa para o setor.

“O fortalecimento das lideranças do setor varejista depende de ações articuladas com a participação dos setores público, privado e terceiro setor. No caso do varejo, uma alteração em lei ou proposta pode afetar diretamente os negócios. Então, é muito importante ter um acompanhamento diário de novas propostas no âmbito do Legislativo e do Executivo e, mais que isso, saber o que fazer, como atuar para defender os seus interesses com transparência e legitimidade, sempre dentro da lei, das normas e de princípios éticos”, afirma Lima.

Compartilhe:
Relacionadas
Políticas Públicas

Porto Alegre recebe, pela primeira vez, o Programa Políticas Públicas 4.0

O Programa Políticas Públicas 4.0 realizou na tarde desta quinta-feira (26) o primeiro encontro em Porto Alegre do projeto, firmado entre a CNDL e o Sebrae. Cerca de 100 pessoas, entre lideranças do Sistema CNDL e empresários se reuniram para debater o setor varejista. Compartilhe:
Políticas Públicas

CNDL retoma os encontros presenciais do PP 4.0

Esta semana, João Pessoa recebeu a equipe do projeto, que qualifica lideranças do varejo O Programa Políticas Públicas 4.0 realizou na tarde… Compartilhe:
Políticas Públicas

Projeto de qualificação de lideranças do varejo chega a João Pessoa

Ação integra convênio Políticas Públicas 4.0, firmado entre Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Sebrae. Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.