40,19 milhões de consumidores pagaram pelo menos um jogo online no último ano, revela pesquisa CNDL/SPC Brasil
Apostas esportivas lideram o ranking de preferência dos entrevistados. Média de gastos no último mês foi de R$ 186. 46% admitem que abriram mão de algum consumo para jogar
ShutterstockMais de 40 milhões de consumidores pagaram pelo menos uma aposta ou jogo online nos últimos 12 meses, revela um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. De acordo com os entrevistados, 63% fizeram apostas esportivas, 27% slots, 26% roletas, 20% caça níqueis e 18% poker.
Além disso, 81% dos que admitem que têm jogado nos últimos 12 meses, 22% jogam com a frequência de 2 a 3 vezes na semana, 20% semanalmente e 17% mensalmente. A média de gastos com jogos e/ou apostas no último mês foi de R$ 186, chegando a R$ 267 nas classes A/B. As formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores são PIX (72%) e cartão de crédito (18%).
“As plataformas de jogos e apostas online no Brasil podem representar um sério risco à vida financeira e social dos consumidores se não utilizadas com cautela e responsabilidade. É importante se manter atento aos sinais de vício e de descontrole diante das apostas. As consequências são graves e afetam o trabalho, o orçamento familiar e os relacionamentos. Vício em jogos é uma doença que deve ser acompanhada e tratada com muita atenção”, alerta o presidente da CNDL, José César da Costa.
25% dos entrevistados admitem gastar mais do que podem com jogos e apostas na internet
A pesquisa aponta que o tempo médio gasto em sites / aplicativos de jogos de aposta esportivas ou jogos de azar, é de 2 horas. Outro dado que chama a atenção diz respeito aos gastos dos consumidores, uma vez que 25% admitem que gastam mais do que podem com jogos e apostas na internet.
Quatro em cada dez entrevistados (46%) afirmam que abriram mão de algum consumo para fazer jogos e apostas, principalmente roupas, sapatos, acessórios (18%), internet (17%), passeio com a família (16%) e alimentação fora de casa/ delivery (16%).
Em relação ao impacto no orçamento dos consumidores, 15% deixam ou já deixaram de pagar alguma conta para usar o dinheiro em jogos ou apostas esportivas. A situação é tão grave que 18% já foram negativados devido a gastos com jogos e apostas esportivas pela internet, sendo que 10% ainda estão nesta situação.
As apostas impactam também na vida social dos consumidores uma vez que 30% declaram que os jogos e/ou apostas esportivas têm ou tiveram alguma influência na sua vida neste período, sendo elas a queda de produtividade no trabalho (11%) e endividamento (11%). Outros problemas apontados também merecem atenção como ausência nas responsabilidades familiares (10%) e indícios de vícios como alívio no momento do jogo (10%) e irritação quando não estão jogando (9%).
METODOLOGIA
Público-alvo: homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas, e que realizaram compras pela internet nos últimos 12 meses.
Método de coleta: pesquisa quantitativa realizada pela web e pós-ponderada por sexo, idade, estado e renda.
Tamanho amostral da Pesquisa: foram realizados 1.117 contatos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas que compraram pela internet nos últimos 12 meses. Em seguida, continuaram a responder o questionário 821 casos, que fizeram alguma compra ao longo deste período. Resultando, respectivamente, uma margem de erro no geral de 2,93 p.p e 3,42 p.p para um nível de confiança de 95% para mais ou para menos.
Data de coleta dos dados: a coleta foi realizada entre os dias 14 a 21 de junho de 2024.
Sobre a CNDL – Criada em 1960, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de mais de 500 mil empresas, que juntas representam 9% do PIB brasileiro e 17% do PIB do setor, geram 7 milhões de empregos e movimentam R$ 600 bilhões por ano.
SPC Brasil – Há mais de 60 anos no mercado, o SPC Brasil é o maior bureau de crédito da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Possui 232 milhões de CPFs no seu banco de dados, 57 milhões de CNPJs cadastrados e 120 milhões de consultas por mês. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.
Sobre a Offerwise – Há mais de 16 anos que a Offerwise vem abordando de maneiras inovadoras a pesquisa de mercado. Com um modelo único e próprio de recrutamento tem conseguido construir um dos principais painéis de pesquisa no mundo, evoluindo para uma empresa robusta de campo online com uso de tecnologia avançada. Detém o maior e mais representativo painel da América Latina e Hispânico nos EUA. Os escritórios ao redor do mundo estão compostos por profissionais de pesquisa de mercado que conhecem e compreendem suas culturas locais e também os consumidores que se deseja alcançar.