7% dos brasileiros não fizeram nenhuma compra online nos últimos três meses, mostra o menor recorte do Mapa da Busca
O número é pequeno, mas revela uma fatia da população ainda fora do ciclo de consumo digital, mesmo em um país com mais de 185 milhões de usuários de internet
Envato
Em um país onde praticamente toda categoria de consumo já tem representação relevante no comércio eletrônico, uma fatia pequena, mas persistente, de brasileiros ainda está de fora do ciclo. Segundo o estudo “O Mapa da Busca no Brasil 2026”, da Optimiza Marketing, 7% dos entrevistados afirmam não ter feito nenhuma compra online em nenhuma categoria mapeada pela pesquisa nos últimos três meses.
O número pode parecer pequeno diante da escala de digitalização do país. Segundo o relatório Digital 2026: Brazil, produzido por We Are Social e Meltwater e compilado pela plataforma DataReportal, o Brasil tinha 185 milhões de usuários de internet no fim de 2025, o equivalente a 86,9% da população, e 136 milhões de consumidores digitais ativos, segundo dados do mesmo relatório .
Quem são os 7% que ficam de fora
Ainda que o Mapa da Busca não detalhe o perfil exato desse grupo específico, a combinação com dados de acesso à internet sugere que parte dessa fatia pode estar relacionada a barreiras de acesso, renda ou confiança na compra online, e não necessariamente a uma escolha consciente de evitar o comércio eletrônico. Em um país com 86,9% de penetração de internet, mas ainda assim 13,1% da população fora da rede, é razoável supor que parte relevante desses 7% que não compraram nada esteja concentrada justamente entre os brasileiros com menor acesso digital.
Um número pequeno, mas relevante para políticas de inclusão
Para o mercado, esse recorte de 7% funciona como um lembrete de que, mesmo em um cenário de digitalização avançada, ainda existe espaço de crescimento genuíno para o comércio eletrônico brasileiro, seja por meio de melhor infraestrutura de acesso, seja por meio de estratégias de confiança voltadas a quem ainda hesita em fazer sua primeira compra online.
“Todo mundo comemora os noventa e tantos por cento que já compram online, e ninguém para para pensar nos sete por cento que ainda não compraram. Esse grupo pequeno é exatamente onde está o próximo ciclo de crescimento do e-commerce brasileiro, e ele não vai ser conquistado com desconto, vai ser conquistado com confiança”, afirma Júlia Neves, CEO da Optimiza Marketing.
Para empresas de e-commerce e para formuladores de políticas públicas de inclusão digital, o dado é um convite a olhar não apenas para quem já compra e como fazer essa pessoa comprar mais, mas também para os últimos 7%, cuja conversão para o comércio digital ainda representa uma fronteira real de crescimento para o setor.

