OmniVarejo 2026 abre programação em João Pessoa com foco nos próximos passos do varejo
Cerimônia reúne empresários, dirigentes lojistas e lideranças de diferentes regiões do país; programação segue até sábado com debates sobre experiência, tecnologia, autenticidade e futuro dos negócios
O OmniVarejo 2026 começou oficialmente na noite desta quinta-feira (27), no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba. A cerimônia de abertura reuniu empresários, dirigentes lojistas, executivos e representantes de entidades de diferentes regiões do país para o início de três dias de programação voltada às transformações do comércio.
Realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL-PB) e a CDL João Pessoa, o encontro marca a realização da 58ª Convenção Nacional do Comércio Lojista.
Ao todo, o evento recebe mais de 2 mil participantes, entre representantes do Sistema CNDL, empresários, especialistas e executivos de empresas nacionais e internacionais.
Com o conceito “Onde o futuro do varejo nasce primeiro”, a edição de 2026 aproveita a relação de João Pessoa com o ponto mais oriental das Américas para colocar em discussão as mudanças que já começam a redesenhar a relação entre empresas, consumidores e tecnologia.
A realização do OmniVarejo 2026 conta com o apoio do Governo da Paraíba e patrocínios do Sebrae Nacional, Cielo, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Fecomércio PB e CDL IA. O Varejo S.A. é media partner oficial do evento, que reúne lideranças, especialistas e representantes de diferentes segmentos para debater os principais desafios, tendências e transformações do varejo brasileiro.
União do Sistema e protagonismo da Paraíba
A solenidade teve a participação do presidente da CNDL, José César da Costa; do presidente da FCDL-PB, José Lopes da Silva Neto, o Netinho; e do presidente da CDL João Pessoa, Nivaldo Vilar, além do diretor-presidente interino do Sebrae Nacional, Rodrigo de Sousa Soares; o Deputado Federal e vice-presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços no Congresso Nacional, José Neto (PT-BA); e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa, reapresentando o Prefeito Léo Bezerra, João Bosco.
Ao declarar aberta a Convenção, José César relacionou o simbolismo da realização em João Pessoa ao desafio de preparar o comércio para um ambiente de transformações cada vez mais rápidas.
“Assim como a luz do dia chega primeiro a estas terras, queremos que o nosso varejo seja pioneiro em inovação, em visão de futuro e em transformação tecnológica”, afirmou.
O presidente da CNDL também destacou a capacidade de adaptação dos empresários diante das dificuldades enfrentadas pelo setor. “O lojista brasileiro é, por excelência, resiliente. Enfrentamos incertezas, superamos barreiras tributárias, burocráticas e mercadológicas e, todos os dias, encontramos forças para seguir em frente”, disse.

Ao tratar dos novos hábitos de consumo, José César ressaltou que tecnologia e competitividade passaram a caminhar de forma cada vez mais próxima. Nesse contexto, citou a CDL IA como uma das iniciativas do Sistema para ampliar o acesso dos pequenos negócios às ferramentas de inteligência artificial.
“A tecnologia deixou de ser apenas um diferencial competitivo. Ela passou a ser uma questão de sobrevivência e de competitividade”, afirmou.
Para o presidente da FCDL-PB, José Lopes da Silva Neto, o Netinho, a realização da Convenção concretiza uma expectativa construída durante anos pelo movimento lojista paraibano. O estado disputou com outras localidades o direito de receber o encontro e sedia pela primeira vez a Convenção Nacional do Comércio Lojista.
“Faz muitos anos que sonhávamos com este momento. Sonhávamos em ver a Paraíba sediando a Convenção Nacional do Comércio Lojista pela vez primeira”, destacou.
Netinho lembrou que conquistar a sede representou apenas o início do trabalho e ressaltou a união entre as entidades responsáveis pela realização. “Este evento não é de uma entidade só. Ele é fruto do trabalho conjunto, lado a lado, de três casas que se uniram por um mesmo propósito, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, CNDL; a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba, a nossa FCDL; e a Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa”, afirmou.

Para o dirigente, a chegada do encontro ao estado também representa um reconhecimento da força do empreendedorismo paraibano. “Hoje, a Paraíba não é mais coadjuvante na história do varejo brasileiro. Hoje, a Paraíba é protagonista”, declarou.
O presidente da CDL João Pessoa, Nivaldo Lins Vilar, destacou a oportunidade de apresentar aos participantes uma capital que reúne características turísticas e culturais, mas que também possui uma economia em expansão.
“João Pessoa também é uma cidade de negócios. E grandes negócios. Uma cidade que cresce, que empreende e que tem um comércio forte, diversificado”, afirmou.
Ao receber dirigentes, empresários e executivos de diferentes estados, Nivaldo ressaltou que a expectativa é que os três dias de encontro ultrapassem a troca de conhecimento e gerem oportunidades concretas. “Espero que, quando vocês voltarem para suas cidades, levem boas lembranças daqui. Mas espero também que levem novos negócios, novas ideias e novas conexões”, disse.

Para o presidente da CDL João Pessoa, essa troca é parte central do desafio enfrentado pelo setor. “Porque é disso que o varejo precisa. Precisa de conhecimento, inovação, mas, sobretudo, de pessoas dispostas a construir juntas”, completou.
Quatro atos para discutir o varejo
A programação de conteúdo foi estruturada em quatro atos: Experiência que encanta, Tecnologia que conecta, Autenticidade que conquista e Futuro que inspira.
Nesta sexta-feira (28), Caio Camargo abre as discussões sobre experiência do consumidor. O primeiro bloco também reúne Rafael Marconi, de O Boticário; Elio França, da Bauducco; Sthefan Ko, da iD/TBWA; e um representante do TikTok.
Na sequência, o foco passa para a aplicação da tecnologia e sua capacidade de gerar resultados nos negócios. Participam Adriana Garbin, da Cielo; Paulo Henrique Dargam, da AWS; Massimo Enea, da VTEX; Renato Rodrigues, da Softcom; e Walter Longo.
No sábado (29), Fabiano Zortéa, Neilton Neves, da Redepharma; Filipe Andson, do Armazém Paraíba; Guilherme Ferreira Costa, da Ferreira Costa; e Lizete Ribeiro, do Tauá, discutem autenticidade, identidade e diferenciação.
O último ato será dedicado à preparação das empresas para o futuro, com Fabio Neto, da StartSe; Roque Pellizzaro, do SPC Brasil; Gustavo Carvalho, da Visa; Ericka Albuquerque, do Sebrae; e Dafna Blaschkauer.
Além das palestras e dos painéis, o OmniVarejo reserva espaços para relacionamento, networking e troca de experiências entre empresários, executivos e integrantes do Sistema CNDL.
A programação segue até sábado, quando o encontro será encerrado com uma confraternização e show da cantora Elba Ramalho.
CRONOGRAMA
27/8 – Quinta-feira
- 18h-19h – RECEPÇÃO
- 19h-21h – CERIMÔNIA DE ABERTURA
- 21h-23h – COQUETEL
28/8 – Sexta-feira
- 8h-8h30 – RECEPÇÃO/BOAS VINDAS
- 8h30-9h15 – PALESTRA Tecnologia não encanta, experiência sim
- Caio Camargo
- 9h15-10h15 – PAINEL Como transformar experiência em hábito de consumo?
- Rafael Marconi (O Boticário)
- Elio França (Bauducco)
- Sthefan Ko (id/TBWA)
- 10h15-10h45 – PALESTRA
- Monique Ticianelli (TikTok)
- 10h45-11h30 – COFFEE BREAK
- 11h30-12h15 – PALESTRA Do varejo físico aps agentes de compra
- Marília Prado (Cielo)
- 12h15-13h – PAINEL Como fazer a tecnologia entregar resultado no varejo?
- Paulo Dargam (Amazon)
- Massimo Enea (VTEX)
- Renato Rodrigues (Softcom)
- 13h-14h – PALESTRA Inteligência artificial – surfando no tsunami
- Walter Longo
29/9 – Sábado
- 8h-8h30 – RECEPÇÃO/BOAS VINDAS
- 8h30-9h15 – PALESTRA Venda é vínculo
- Fabiano Zortea
- 9h15-10h15 – PAINEL Como usar a autenticidade para gerar vantagem competitiva?
- Neilton Neves (Redepharma)
- Felipe Andson (Armazém Paraíba)
- Guilherme Ferreira Costa (FerreiraCosta)
- 10h15-10h45 – PALESTRA Sorriso como modelo de negócios
- Lizete Ribeiro (Rede Tauá)
- 10h45-11h30 – COFFEE BREAK
- 11h30-12h15 – PALESTRA A era da reconfiguração
- Fabio Neto (StartSe)
- 12h15-13h – PAINEL O seu negócio está preparado para o futuro do varejo?
- Roque Pellizzaro (SPC Brasil)
- Gustavo Carvalho (Visa)
- Ericka Albuquerque (Sebrae)
- 13h-14h – PALESTRA Liderando com inovação
- Dafna Blaschkauer
- 20h-3h – Encerramento
- Show de encerramento com Elba Ramalho

